Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Vivendo sabiamente os três tempos.

“As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor!” (Salmos 116:3,4)

Todos nós temos de lidar com a questão do tempo, visto que temos um passado, um presente e um futuro. Interessante pensarmos que em certo sentido somos o que somos hoje, por causa de nosso passado, pois as experiências que vivenciamos nos formaram e nos transformaram, nosso passado não pode ser negado.

Também temos o momento presente, sabemos que não podemos viver presos ao passado, pois se assim o fizermos acabaremos por negligenciar o momento presente, cada momento presente é único e não poderá ser revivido, porém não bastasse isso, ainda temos de lidar com o nosso futuro, planos, sonhos, metas, expectativas que cultivamos em relação ao futuro, é sábio planejar e se preparar para o futuro, mas como viver esses três tempos com sabedoria e equilíbrio?

O salmista no salmo 116 está revivendo o passado. “As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor! Salmos 116:3,4.

Você já reparou bem no que o salmista está dizendo? Ele está descrevendo uma situação desesperadora. É como se ele dissesse:“A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram.”  Você já vivenciou uma situação assim em seu passado? O Salmista revela que experimentou uma situação dramática no seu passado. Mas no meio de seu sofrimento e de sua angústia, ele clamou pelo nome do Senhor. De seu íntimo ele clamou por ajuda, isso está no verso 4: Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor! ” 

O salmista lembrando de uma experiência do passado e o modo como Senhor o ouviu de uma maneira maravilhosa expressou gratidão no presente, ao exclamar no verso 1:  “Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.” 

Mas podemos pensar assim: “sim, Deus foi maravilhoso comigo no passado, mas não estou muito certo quanto ao presente, e ainda mais incerto quanto ao futuro”.

O que é que te preocupa quanto ao presente e quanto ao futuro? Dinheiro? Seus filhos? Saúde? Trabalho? Note que o salmo fala dos três tempos: passado, presente e futuro: Verso 16 “Livras – te me das minhas correntes”. Verso  5 “O Senhor é misericordioso e justo” e temos o verso 18 “Cumprirei para  com o Senhor os meus votos”. Veja que o salmista com base numa experiência do passado descansa em Deus no presente, mas também projeta um futuro bom, e por isso decide continuar se comprometendo com Deus. O salmista é grato a Deus pelo seu passado, tranquilo quanto ao presente e confiante quanto ao futuro. E você?

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *