Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

“Compromissofobia”

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23

COMPROMISSO, essa é uma palavra assustadora para muitas pessoas de nossa sociedade atual.  O pensamento dominante de nossos dias é que a vida sem compromissos é a vida que nos leva a verdadeira felicidade, pois enquanto eu não estou comprometido, estou livre, livre para ver quem eu quiser, livre para fazer o que eu quiser, comprar o que parece ser bom para mim, experimentar qualquer coisa que eu deseje.

Nossa sociedade atual super valoriza a liberdade. Então de acordo com a sabedoria popular, evitar compromisso é a única maneira de se experimentar a felicidade.  Seria isso assim mesmo?

Sem dúvida que o compromisso realmente impõe limites, pois ao assumir um compromisso eu estou me vinculando a um momento no futuro. Se eu decido me casar, por exemplo, então eu não sou livre para me envolver amorosamente com outra pessoa, também não sou livre para gastar o dinheiro que ganho somente comigo mesmo ou como eu bem entender. Isso parece ser algo muito ruim para muitas pessoas de nossos dias, justamente por isso muitas delas não querem se comprometer com o casamento, por exemplo.

Agora imagine você viver em uma sociedade onde as pessoas não se comprometem, de nenhum modo, uma com as outras, tudo em nome da liberdade. Como seria essa sociedade? Simplesmente caótica. Os pais não cuidariam de seus filhos, os filhos abandonariam seus pais na velhice, empregados não cumpririam suas obrigações, patrões não pagariam os salários aos empregados, nosso trânsito, que já  é estressante, seria simplesmente inviável. Como podemos logo perceber, seria impossível viver numa sociedade onde as pessoas não se comprometessem umas com as outras.

A Bíblia nos ensina que somos egoístas por natureza e que tendemos a usar muito mal a nossa liberdade, justamente por isso Jesus nos convida ao compromisso com Ele e sua Palavra, para que assim não sejamos escravos do pecado e, consequentemente, sejamos livres para amar a Deus e viver de acordo com a sua vontade.

Muitos em nossos dias, que se gabam de sua liberdade, acabaram se tornando escravos da moda, escravos do consumismo, escravos da opinião dos outros e escravos de desejos destrutivos. Comprometa-se com Jesus e seja livre para amar a Deus e experimentar o melhor dessa vida!

Pr. Cleber Batista.

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *