Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Não havia lugar para Jesus

creche-photo-baby-jesus-in-manager“e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lucas 2:7.

Na época que Jesus Cristo estava para nascer aqui na terra, Israel estava sob o domínio do Império Romano. O imperador romano César Augusto decretou uma lei exigindo que houvesse uma contagem de pessoas (um recenseamento) nas províncias.

Desta forma, José e sua esposa, a virgem Maria (grávida do menino Jesus, que foi gerado em seu ventre, pelo poder do Espírito Santo) tiveram que se deslocar de Nazaré da Galiléia, onde estavam, para a Judéia, para a cidade de Belém, cidade de Davi (conforme descrito em Lucas 2:4)

Houve então em Israel uma movimentação muito grande de pessoas se dirigindo para as suas cidades de origem, onde elas haviam nascido, respeitando a ordem do imperador romano César Augusto.

Na cidade de Belém, para onde Maria e José viajaram, ocorreu uma superlotação nas hospedarias, e depois de José muito procurar um local para ficarem e como o tempo para o nascimento de Jesus havia chegado, José e Maria não tiveram outra opção, a não ser improvisar um local para este nascimento, que aconteceu numa manjedoura, num local muito simples, onde os animais eram alimentados de dia e também dormiam à noite.

Deus nos ensinando a lição da humildade, de que a presença de Deus, a paz de Deus independe do que temos, de nossos bens materiais, do nosso conforto físico. Jesus não nasceu num palácio, num hotel de luxo, mas num estábulo, numa estrebaria, um local muito simples, mas muito aconchegante, porque a Glória de Deus se manifestou ali.

Aplicação prática:

Na segunda metade do século passado, havia um seriado na TV, chamado Túnel do Tempo, onde os atores, os personagens do seriado entravam numa máquina do tempo e eram transportados para outras épocas.

Vamos fazer uma simulação e se realmente fosse possível retornar ao passado no tempo, como neste filme de ficção científica, e você e sua família, que já conhecem a história do menino Jesus, fossem transportados para Belém. Imaginem Maria e José batendo na porta da sua casa para vocês acolhê-los, juntamente com o menino Jesus que estava para nascer, certamente vocês não pensariam duas vezes e abririam a porta de sua casa para que este nascimento histórico pudesse acontecer no seu lar.

Acontece que hoje, de forma espiritual, Jesus Cristo está batendo na porta da sua casa neste natal, querendo entrar especialmente na sua vida, no interior do seu coração e lhe dar a paz que perdurará para a eternidade.

Nos tempos bíblicos não havia lugar para Jesus em Belém. Hoje, muitos estão fechando a porta da sua casa, do seu lar, do seu coração para Jesus Cristo. O aniversariante Jesus Cristo está ficando do lado de fora de muitas casas neste natal.

 Como é que fechamos a porta para Jesus Cristo neste natal?

  • quando se esquecemos de que Ele é o motivo principal da festa;
  • quando não reconhecemos Jesus Cristo em nossas vidas;
  • quando substituímos Jesus Cristo pela festa em si, pelos símbolos natalinos, pelo consumismo desenfreado dos presentes que compramos, pelas comidas e bebidas e não nos lembramos de fazer uma oração, agradecendo a Deus pela vida do aniversariante;
  • quando não entendemos que Natal é tempo de vida, porque Jesus Cristo é o único caminho, a verdade de Deus para a humanidade e nos dá o presente da vida eterna;
  • quando não entendemos que Jesus Cristo é a luz do mundo, porque quem recebe Jesus Cristo, não vive mais sua vida de desobediência a Deus. Quem recebe a Jesus não vive mais em uma vida de pecado e escuridão;
  • quando não conseguimos seguir a Jesus Cristo aqui na terra, amando a Deus sobre todas as coisas, com prioridade e também amando nossos irmãos.

Jesus Cristo nasceu há dois mil anos, cresceu aqui na terra, conviveu com a multidão que o buscava para resolver seus problemas, impactou o coração do povo de Israel, incomodou aos poderosos, ao Império Romano e a religião da época, realizou muitos milagres por onde passava, porque o coração do ser humano de seu tempo, não era diferente do coração do ser humano de hoje, ou seja, um coração muito frio. Um ser humano que só busca a presença de Deus por interesse, quando a situação não está boa, porém em seu dia a dia, quanto tudo está caminhando bem não segue a Deus.

 A pergunta para você meditar hoje é a mesma que fizeram para o povo na época que Jesus Cristo foi preso injustamente:

 Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o! ” Mateus 27:22.

O mundo continua crucificando a Jesus Cristo, quando não reconhece sua morte na cruz e ressurreição ao terceiro dia, quando o rejeita e nega seu sacrifício vicário na cruz do Calvário, de forma substitutiva, morrendo em nosso lugar. O mundo continua rejeitando Jesus Cristo porque vive como se Deus não existisse.

Neste Natal, Cristo deseja entrar no seu coração, mas Ele não é intruso. Que você possa receber Jesus Cristo em sua casa, em seu lar, em seu coração, nas festas de final de ano de forma sincera.

E quando te perguntarem o que você fez com Jesus Cristo: certamente você responderá com muita alegria: ele mora e vive no meu coração !

Feliz Natal !

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *