Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Nossa dependência de Deus

praying-hands-public-domain

“E o Senhor disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou” Juízes 7:2

Na história bíblica de Gideão (Juízes 7:1-7), o povo de Israel foi desafiado a vencer o exército dos midianitas, um exército poderoso. Gideão, o líder israelita, possuía 32.000 soldados a seu dispor para esta batalha.

No versículo dois deste capítulo sete, Deus deixa claro para Gideão que ele tinha um exército com gente de mais, e que se Israel vencesse Midiã com um exército numeroso, poderia ficar orgulhoso e achar que sua vitória estava na sua força militar, na sua própria capacidade e não teria vindo de Deus.

E lendo o texto bíblico até o versículo 7, veremos que o exército de Israel foi reduzido a 300 homens e Gideão obedeceu a Deus neste relacionamento . Como resultado final os 300 soldados foram suficientes para vencer o exército gigantesco do inimigo, composto pelos midianitas, pelos amalequitas e outros povos que estavam apoiando Midiā.

A Bíblia descreve este exército como uma “nuvem de gafanhotos”, ou seja, tantos soldados que era impossível contar. O livro de juízes, no capítulo 8:10 informa que o número de soldados mortos a espada foram de 120.000 soldados e os outros 15.000 soldados foram os que não morreram na batalha e se renderam a Gideão. Vitória de 300 soldados de Gideão contra 135.000 soldados de Midiã!

Na batalha vencedora, apenas 300 homens foram necessários (leia todo o capítulo 7), porque Deus agiu, Gideāo confiou em Deus, obedecendo ao Criador e a estratégia divina. A vitória do povo israelita veio da orientação dada por Deus, da obediência de Gideāo neste relacionamento e não da força bélica do exército de Israel.

Aplicação Prática:

Você já deve ter ouvido o ditado popular: “tenho que matar um leão por dia”. 
Basicamente esta frase significa que a cada dia temos que enfrentar muitas lutas e desafios em nossa vida, em nosso trabalho e se não matarmos o leão, ele certamente vai nos matar. É a luta pela vida e nossa sobrevivência. Temos duas opções:- enfrentarmos os desafios confiando apenas na nossa capacidade, no nosso braço e vivendo como se Deus não existisse ou enfrentarmos os desafios se relacionando com Deus e entregando a Ele nossas dificuldades.

Neste relacionamento de Gideão com Deus, a lição bíblica a ser aprendida é que precisamos não apenas crer em Deus, mas nos relacionarmos com Deus e dependermos Dele diariamente em nossa vida, em comunhão, através da oração, não apenas quando passamos por dificuldades. Devemos buscar a Deus sempre, em todos os momentos, agradecendo a Deus pelas nossas vidas e sabendo que tudo provém de Deus e nos momentos difíceis entregarmos a Ele nossos problemas e tribulações.

Quando buscamos a Deus em comunhão diária, em oração e entregamos nossos desafios nas mãos de Deus, obedecendo e estando no centro da vontade de Deus, ficaremos surpreendidos com a ação de Deus em nossas vidas.

Que Deus te abençoe nos desafios deste dia e que você dependa de Deus diariamente, se relacionando com Ele em oração, e tenho certeza que ficará surpreendido com as respostas recebidas dos céus.

Pr. Luiz Francisco Contri

‭‭

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *