Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Nossa mente preocupada

mind-of-christ-graphic2                                                   

 “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.” Salmos 55:22

Em função de tanta correria, de tanto estresse durante o ano, muitas pessoas, mesmo nesta época de festas e férias, não conseguem descansar sua mente e continuam preocupadas (mesmo nestes momentos de parada), porque continuam com seu coração, com seu cérebro acelerado, com seu pensamento preocupado com alguma coisa que as inquieta.

O homem que viveu em épocas anteriores ao século vinte, vivia com menos transtornos psicológicos, porque o mundo era diferente, sem tecnologia e nas coisas simples da vida ele definia sua existência, seu modo de vida.

Hoje vivemos a realidade de um mundo acelerado, em que ontem foi Natal e em breve estaremos novamente comemorando o Natal (sabe aquela frase que já virou rotina em sua mente:-“parece que foi ontem que comemoramos o Natal”). Tudo passa rapidamente neste mundo moderno, e estamos sendo reféns de toda esta modernidade e tecnologia que conquistamos.

Talvez hoje (momento de descanso) você esteja sentindo-se preocupado. Talvez alguém da sua família ou algum amigo viva esta triste situação da preocupação excessiva.

Aplicação prática:

A bíblia nos dá algumas diretrizes para esta preocupação excessiva, para esta situação em que não conseguimos descansar. Uma delas é esta do livro de Salmos no capítulo 55, versículo 22, que de forma didática vou explicar em três partes e faremos algumas perguntas para o versículo para obtermos as respostas desejadas:

1ª Parte: Entregue suas preocupações ao Senhor.

Quem precisa entregar algo? Eu preciso entregar. Quando você entrega algo para alguém cuidar é porque você confia que aquela pessoa que recebeu o seu pedido irá realmente fazer o que você solicitou e você certamente ficará despreocupado. Exemplo: vou sair de férias e vou pedir para o meu vizinho cuidar do meu cachorro Bob.

Eu saio despreocupado porque sei que meu vizinho, gosta de animais e da minha família. Com certeza irá ter o mesmo cuidado que eu teria com o Bob.

Precisamos ter confiança total em Deus, no Senhor Jesus e não apenas um relacionamento religioso.

Quando temos um relacionamento pessoal com Deus certamente podemos entregar nossas preocupações para Ele, porque Ele cuidará daquilo que não podemos cuidar.

O que preciso entregar? Minhas preocupações. Todas elas (saúde, financeiras, emocionais, pessoais, meus estudos, minha carreira profissional, minha empresa, meu trabalho, meu namoro, meu noivado, meu casamento, minha família, minhas propriedades, minhas dívidas, meu futuro e etc…)

A quem devo entregar o que me preocupa? Ao Senhor, a Deus.

Como faço para entregar o que me preocupa a Deus? Em oração.

A Bíblia nos ensina que nosso Deus é um ser pessoal, que se relaciona conosco através de algumas ferramentas, uma delas é a oração. Eu posso orar para Deus e colocar minha gratidão por tudo o que Ele já fez em minha vida e também colocar minhas preocupações diante do Altar do Senhor Jesus.

Somente procurarei Deus para colocar minhas preocupações, quando tiver tido este encontro pessoal com Cristo e não apenas acreditar de forma religiosa em sua mensagem, mas confiar que Ele pode me ouvir em oração e segundo a sua santa vontade me dar uma resposta que preencha a necessidade do meu coração.

2ª Parte: E Ele o susterá.

Quem poderá nos ouvir? Ele, o Deus Todo-Poderoso, criador do universo.

O salmista nos afirma de forma direta que Deus, que deve ser o Senhor de nossas vidas irá nos suster. Irá ouvir nossas orações, receber nossas preocupações e irá agir em nossa direção, respondendo conforme sua vontade nossos anseios.

3ª Parte: Jamais permitirá que o justo venha a cair.

Quem deseja o teu bem e deseja que você não caia? Deus Todo-Poderoso, que deve ser o Senhor da sua vida aqui na terra.

Deus “apenas” deseja o teu bem? Não, Ele te ama (Ele não apenas deseja o teu bem, como Ele quer te ver feliz, com aquilo que você necessita realizado em sua vida) e a promessa dele é que jamais permitirá que seu problema, sua dificuldade cause transtorno a você, ao ponto de o destruir e provocar sua queda.

Então, porque ficamos preocupados excessivamente? (A resposta é simples)

Ficamos preocupados, porque muitas vezes temos um relacionamento superficial e religioso com Deus e não entregamos a Deus, em oração, nossas dificuldades.

Deus te ama e deseja que você entregue suas preocupações, seu cansaço mental para Ele.

Que Deus nos ajude a entregar nossas vidas e nossas preocupações para Ele cuidar. Que eu possa reconhecer Jesus Cristo como Senhor da minha vida e me relacionar com Deus em oração, colocando minhas preocupações, meus pedidos e confiando que Deus agirá.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *