Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Reconhecendo nossas fraquezas

download

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”  Tiago 4:8-10

 Uma das maiores dificuldades do ser humano é reconhecer suas limitações, perceber que não é autossuficiente, saber que sozinho, sem ajuda de Deus em sua vida não conseguirá vencer suas tentações, seus desejos carnais.

Toda esta rebeldia se originou lá no Jardim do Éden, no começo da humanidade, quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus e em consequência deste ato contra Deus, o pecado e a morte se tornaram presentes na raça humana (Gênesis capítulo 3).

Nossos pecados, nossas fraquezas nos prendem aos valores deste mundo, nos escravizam, nos desviam da presença de Deus, nos impedem de caminharmos na direção de Deus e sermos felizes. Quando não temos Deus em nosso coração, caminhamos com o peso do pecado, mas não encontramos paz em nossa vida.

Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para consertar esta história de rebeldia, de afastamento do homem em relação ao seu Criador. Sua missão foi de amor, de busca a todos os que crerem no seu nome. Mesmo sabendo das nossas limitações humanas, do nosso pecado, da nossa rebeldia contra os valores espirituais, ainda assim Deus em seu amor ilimitado e além da nossa compreensão humana, nos elegeu, nos escolheu para a redenção, para a salvação de nossas almas, cravando na cruz toda dívida e pecado escrito contra nós, nos libertando das trevas e nos transportando para o reino de Deus, para o reino de luz, justificando as nossas vidas perante Deus e nos dando a vida eterna.

Humilhar-se diante de Deus é reconhecer que sem Deus eu não posso caminhar, crer no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, compreender o motivo de sua morte e ressurreição e querer segui-lo aqui na terra. Esta é a mensagem do evangelho.

Aplicação prática:

Se você quiser encerrar um bate papo em uma roda de amigos não cristãos, basta você começar a falar algum assunto sobre Deus que você perceberá que em poucos minutos surgirão pessoas apontando escândalos na religião, ou mesmo duvidando da existência de Deus e em alguns casos existe a dispersão das pessoas quando o assunto são temas espirituais que apontem para o Criador.

Esta atitude é natural e esperada, pois o homem de forma geral luta incessantemente para não reconhecer Deus em sua vida.

Nós que somos cristãos precisamos entender esta rebeldia por parte daqueles ainda não tocados pela Graça de Jesus e com muito amor, orarmos por estas vidas perdidas, termos o mesmo amor demonstrado por Jesus Cristo, quando aqui na terra se envolvia com pessoas que viviam longe de Criador, com seus ensinamentos e milagres as traziam para perto de Deus.

O milagre que aquela pessoa que convive com você e vive longe de Deus espera é uma palavra amiga (não condenatória), mas que mostre a ela o caminho da salvação. Demonstre o amor de Deus com suas atitudes, com seu comportamento cristão, com seu testemunho, uma atitude cristã de amor fala mais alto que muitas palavras.

A mensagem de Tiago neste texto nos ensina:

  1. Preciso me aproximar de Deus, querer diariamente a sua presença;
  2. Concentrar a minha mente em pensamentos sadios, com equilíbrio e não termos a mente dividida com aquilo que desagrada a Deus;
  3. Purificar o nosso coração, reconhecendo nossas limitações, nossas fraquezas e pecados e certamente, em arrependimento sincero, Deus nos acolherá;
  4. A Maravilhosa Graça de nosso Senhor Jesus Cristo está sempre disponível para nós pecadores, basta nós reconhecermos o nosso pecado, colocarmos o nosso coração em arrependimento nas mãos de Deus.

Que possamos transmitir o amor de Deus para aqueles que necessitam receber a Graça de Jesus Cristo. Que possamos diariamente buscar a Deus, reconhecendo nossas limitações, nossos pecados e reafirmando nossa comunhão e dependência com o Criador, caminhando na estrada da maturidade para o alvo que é Jesus Cristo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *