Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Transtornos emocionais no mundo contemporâneo

disturbiospsicologicos“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Salmos 121:1-2

Nos últimos anos com as mudanças no mundo, com o surgimento da internet, com a globalização, com a unificação dos mercados e o desenvolvimento de novas tecnologias (como o surgimento de computadores pessoais, telefonia celular, “tablets”) provocaram uma revolução nas relações do trabalho e também o surgimento de novas doenças.

Na organização do trabalho, houve a transformação das relações interpessoais e em consequência disto, o ser humano, cada vez mais, tem que produzir mais, com mais qualidade e em um tempo menor, já que o concorrente do serviço ou produto que sua empresa produz, não está mais aqui ao seu lado, na cidade ou estado que reside, mas pode estar em qualquer lugar do mundo. Neste cenário internacional de competição surgiu a nova potência mundial, a China, que agora disputa o primeiro lugar no mundo, com os EUA. Além disso, máquinas e novas tecnologias estão substituindo funcionários em postos de trabalho.

Todas estas mudanças fizeram com que as gerações do final do século XX e começo do século XXI tivessem que buscar aprimoramento em seus estudos universitários, novas profissões estão surgindo, novos cursos de especialização e pós-graduação se tornaram necessários e a busca por se falar um segundo idioma, como o inglês, hoje é algo necessário e exigido nas empresas, pois o mundo está agora interligado pela internet e a troca de informações entre países é realizada com o idioma universal, que é o inglês, e já se considera condição básica para o trabalho ter domínio neste idioma.

Até em profissões mais simples, o ensino médio é exigido em algumas empresas, e hoje ter ensino superior já não é um diferencial. Torna-se diferencial ter vários cursos de especialização/pós-graduação, e também mestrado profissional e em alguns casos o doutorado acadêmico, além do domínio para conversação em pelo menos dois idiomas: o inglês e o espanhol. As empresas tem que aprender lidar com gestão de competências, com motivação, gestão de conflitos e comunicação, de modo a reterem talentos: os melhores profissionais.

Diante deste cenário altamente competitivo, o ser humano que não estava preparado para tantas mudanças ao seu redor, diante de tanta pressão, conflitos inesperados no trabalho, sofre as consequências com novas doenças psicológicas, com diversas novas doenças que há algum tempo, eram totalmente desconhecidas e que hoje nos afetam diretamente, ou algum familiar, ou amigo que conhecemos, entre elas se destacam:

  • transtornos de ansiedade: pânico, a fobia social, agorafobia (medo de estar em espaços abertos), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • transtorno de humor: o transtorno bipolar, o transtorno depressivo;
  • transtorno alimentar: anorexia nervosa (obsessão do controle de comida que se consome), bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar periódica;
  • transtornos psicóticos: o transtorno delirante, esquizofrenia;
  • transtornos de personalidade: transtornos de personalidade borderline (TPB), transtorno de personalidade anti-social (TPAS).

Diariamente enfrentamos novos desafios em nossa vida secular, neste mundo moderno que não estávamos preparados para enfrentar e estamos propensos ao estresse emocional, a ansiedade, ao medo, a tristeza profunda, a falta de motivação e também desenvolvermos alguma doença, caso não consigamos manter nosso equilíbrio físico-emocional.

Aplicação prática:

Somos a favor da ciência, da medicina, da psicologia e se alguém que você convive apresentar qualquer distúrbio psicológico procure ajuda médica imediata.

Por outro lado, como cristãos, a Bíblia nos apresenta o conforto de Deus para estes novos desafios, informando no Salmo 121, que o nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.

Cada vez mais, temos que estar totalmente ligados com Deus, estar em comunhão com o Criador, com sua palavra, buscar em oração o alívio para as tensões diárias que enfrentamos neste mundo moderno, confiarmos que, em meio a tantos problemas e dificuldades inesperadas que surgirem, não estamos sozinhos (Deus está conosco).

Que Deus te ajude a caminhar com Ele, estar em plena comunhão e quando os problemas aparecerem, se lembre: “o teu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Queridos, sempre que trabalhamos para buscar algo melhor para nosso futuro (uma promoção, um novo emprego, casa, carro, etc) deixamos de viver o tempo presente e passamos a sofrer grande ansiedade pois não podemos “fracassar” naquilo que traçamos como objetivo final. Por outro lado, quando não conseguimos nos libertar do passado, de algo que queríamos muito e não conseguimos atingir, isto nos causa muita frustração e por vezes até culpa por não termos nos empenhado o suficiente para atingir o resultado final. Em ambos os casos deixamos de viver o tempo presente que, em verdade, é a única coisa que temos, pois o passado tornou-se história e o futuro à Deus pertence. Isto não significa que viveremos o momento presente de maneira inconsequente por não termos a certeza de dias futuros, mas que temos que confortar nossos corações em Cristo Jesus, pois de nada adiantará todo nosso suor se não for de Sua vontade e para Sua glória. Talvez por esta razão Jesus tenha nos orientado a não buscar as riquezas na Terra, mas no reino dos céus. Fiquem todos com Deus, amém!

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *