Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Como você enxerga a vida?

373472-svetik“Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós. Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.” Salmos 118:23,24.

Quando acordamos, olhamos para os céus e pode estar chovendo, trovejando, tempo nublado ou estarmos diante de um dia ensolarado que nossa atitude diante de Deus deveria ser sempre a mesma de contentamento, de alegria e agradecimento por estarmos vivos e podermos enfrentar a estrada da vida, a possibilidade de mais um dia de nossa existência, a possibilidade de sermos melhores do que fomos no dia anterior.

O Deus que criou o universo é um Deus inteligente e criativo que “do nada” criou o que vemos hoje, conforme seu poder e conhecimento. Ele também nos criou a sua imagem e semelhança e neste sentido somos seres inteligentes, criativos que temos em nós mesmos a possibilidade de resolvermos problemas que se apresentarem diante de nós, através da nossa inteligência, da nossa criatividade.

O ser humano no decorrer dos séculos, após a criação, foi superando barreiras e dificuldades para sobreviver.

A antropologia, a arqueologia e a paleontologia registram a criação da escrita pelo homem em épocas remotas e que permitiram-lhe dar gigantescos passos no sentido da comunicação, do registro do conhecimento e transferência de conhecimento entre povos, raças e épocas diferentes, possibilitando o registro da sua própria história.

Desde as invenções primitivas, como a roda até o domínio do espaço aéreo por aviões, foguetes, naves espaciais e satélites, a comunicação via rádio e TV na primeira metade do século XX e o surgimento de supercomputadores, a comunicação via satélite, a interligação do mundo via internet, o surgimento dos celulares na segunda metade do século XX, mostram claramente que o homem tem as características da inteligência, da criatividade e da superação dadas por Deus.

wheel_evolution

(Evolução das invenções: a roda primitiva até as modernas rodas atuais)

Vivemos hoje um mundo em crise, que exige superação diária por parte de cada um de nós.

Temos basicamente duas possibilidades de se enxergar o mundo que se mostra diante de nós com otimismo ou com pessimismo.

A visão que temos do que poderá acontecer neste mundo, afeta diretamente nosso comportamento e nossa forma de agir diante das dificuldades que virão.

Na década de 70, do século XX, passavam na TV brasileira desenhos animados com os personagens criados pelo estúdio de cinema americano “Hanna Barbera”. Um destes desenhos tinham dois personagens:- O leão Lippy e a hiena Hardy, com características emocionais e psicológicas totalmente opostas. Em um simples desenho animado e de forma lúdica se ensinava para as crianças da época uma profunda lição de vida e da forma correta de se enxergar a vida e as dificuldades que enfrentaremos durante a nossa existência.

Quem não era nascido nesta época, pode lá pesquisar no Youtube e assistir um desenho animado destes personagens “Lippy” e “Hardy” que tem muito a nos ensinar.

lippy-e-hardy

(Personagens leão Lippy e a hiena Hardy)

A dupla de personagens do desenho animado viajava pelo mundo em busca de uma vida fácil, sucesso e fortuna:

  • Lippy (O leão no desenho animado) é um otimista nato. O leão “Lippy” acredita que tudo vai dar certo, que o vento sempre sopra a seu favor e que o Sol sempre sorri para ele todas as manhãs. Está sempre alegre.
  • Já Hardy (a hiena), não pensa assim. A hiena “Hardy” é pessimista, vive esperando o fracasso, os problemas e as tragédias, reclama de tudo, mas também segundo ela: “se alguma coisa tem chance de dar errado, então vai ser assim”. Outra frase famosa da hiena Hardy no desenho é: “oh vida, oh céus… isso não vai dar certo!”. 

Somos em nossas atitudes parecidos com os personagens do desenho animado, o leão Lippy ou a hiena Hardy, assumimos em nós mesmos, estas formas diferentes de se encarar o mundo que comprometem o nosso comportamento, nosso dia a dia e nosso futuro.

Podemos olhar o mundo com uma visão pessimista ou otimista e estas formas possíveis de enxergar a realidade, farão total diferença em nossas atitudes e estilo de vida.

images

(visões otimista e pessimista)

Aplicação prática:

O texto bíblico do Salmos 118: 23 e 24 registra nossa dependência do Criador, que Deus é o provedor de bênçãos para sua criação (“isto vem do Senhor”). O contexto deste Salmo fala que o amor de Deus dura para sempre, exalta as misericórdias de Deus por nós e seu socorro em tempos de angústia, e no versículo 22, temos uma referência profética à vinda de Jesus Cristo para a humanidade: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.” Salmos 118:22. O Salmo 118 é um salmo de louvor, pertence a um grupo de salmos “Hallel“, palavra hebraica que significa louvor, e dá origem a palavra “Aleluia” que conhecemos hoje e nos convoca no versículo 29 a louvarmos a Deus:

 Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.”.

Como seres inteligentes, criados a imagem e semelhança de Deus, teremos a possibilidade de estarmos totalmente ligados na pedra principal, na pedra angular que é Jesus Cristo e que foi rejeitada pelos construtores, e que hoje é rejeitada pelo mundo. O mundo caminha com o pessimismo da hiena “Hardy”, pois só conhece enxergar os problemas e as dificuldades e não consegue olhar para Deus, para o criador de nossas vidas.

Não cremos no poder do pensamento positivo ou pensamento negativo. Estamos reforçando que nossas atitudes positivas ou negativas são reflexo direto com quem temos comunhão e relacionamento. Se tenho relacionamento direto com Deus, o criador do universo em minha vida, certamente meu comportamento será diferenciado e olharei para a vida com a visão de Deus e se não tiver relacionamento com Deus, mas minha vida for baseada exclusivamente nas minhas impressões do mundo que estou vendo, certamente meu comportamento refletirá as atitudes negativas de um homem que tenta viver longe de um Deus pessoal que poderia lhe ajudar na caminhada e fazer toda a diferença nesta existência.

Com Jesus Cristo em nossas vidas teremos o comportamento do leão do desenho animado, o “Lippy” em nossas vidas, encararemos cada novo dia que Deus nos dá com otimismo, com determinação, porque o Leão da Tribo de Judá, que é Jesus Cristo estará em nosso coração nos ajudando na caminhada, nos dando esta visão otimista de que com Ele agindo em nossos corações, em nossa mente, em nossos pensamentos, teremos forças para vencermos os obstáculos desta existência, teremos criatividade para vencermos as dificuldades das crises que surgirem diante de nossos olhos.

the-lion-of-the-tribe-of-judahblog

(Jesus Cristo o Leão da tribo de Judá está conosco)

“Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.”. Apocalipse 5:5.

Perceba, pense nisto, Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá, já venceu, então não fique chorando, reclamando da vida, com visões pessimistas do mundo. Enfrente a vida com cabeça erguida, com coragem e motivação, lembrando sempre que Jesus Cristo está agindo na sua vida, como um leão aqui na terra, te defendendo das ciladas do inimigo, lutando por você e com você, te ajudando a superar as barreiras e obstáculos da vida cristã, querendo te fazer feliz sempre!

HOJE É O DIA QUE DEUS AGIU! Percebam Deus já agiu, já agiu em nossas direções permitindo que o dia existisse. Somos abençoados por Deus em poder acordar, respirar, termos saúde, agradecermos a Ele pela vida e diante de tão grande Salvação, que é Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá, disponível sempre para nos socorrer, podemos nos exultar, podemos ficar alegres em meio a quaisquer circunstâncias que estaremos enfrentando. Deus está agindo, Deus está conosco, louvemos ao Criador!

A alegria de um novo dia é bênção para sua vida hoje!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *