Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Oração e relacionamento bidirecional

 

oracao

“Oração: comunicação bidirecional homem-DEUS e DEUS-homem” 

“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.
Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.” Salmos 145:18,19.

Como é bom sabermos que não estamos sozinhos nesta jornada. Somos seres relacionais e todos temos família, amigos e provavelmente estamos inseridos também em uma Igreja. Além da proximidade física com algum ser humano, e isto em todas as fases de nossa vida nós teremos, Deus nos privilegia de podermos nos relacionar com Ele de forma bidirecional (eu falo com Deus e Ele me escuta-comunicação homem-DEUS e Deus me responde e eu sei quando Ele me respondeu-comunicação DEUS-homem).

Conversar com o Criador, através da ferramenta bíblica que é a oração é algo grandioso e tremendo. Quando digo que o meu relacionamento com o Criador acontece de forma bidirecional, estou afirmando que minha comunicação com Deus acontece nos dois sentidos possíveis da comunicação.

Toda comunicação exige um emissor (aquele que fala) e um receptor (aquele que recebe a mensagem do emissor). Como cristãos, quando nos dirigimos a Deus em oração estamos crendo que nossa comunicação acontecerá na forma bidirecional. A comunicação bidirecional é a comunicação que permite a oportunidade de resposta e interação entre o emissor e o receptor da mensagem.

Desta forma, o que significa orar para Deus?

Eu, que sou o emissor de uma oração, me dirijo a Deus que é o receptor de nossas orações. Na comunicação com Deus em voz audível ou mesmo de forma silenciosa, pensando e concentrado em Deus dirijo a minha mensagem para Ele.

O que é a oração? Eu coloco uma mensagem para Deus através da oração. E nesta mensagem falada ou pensada eu posso agradecê-lo, como também fazer pedidos, colocar a minha ansiedade, minhas preocupações para Deus. Todas nossas orações devem ser realizadas tendo no final a confirmação que a estamos realizando em nome de Jesus Cristo.

pray-outside-your-faith

“Oração: transmitindo minha mensagem para DEUS” 

A bíblia, no livro de Hebreus, nos dá o motivo de orarmos a Deus com a intermediação de Jesus Cristo: “Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25.

Na mensagem de nossa oração podemos, com nossas palavras faladas ou em nosso pensamento, refletirmos uma atitude de:- glorificarmos a Deus, reconhecermos as orações atendidas e agradecermos as bênçãos recebidas, conhecermos a vontade de Deus, reconhecermos nossa dependência Dele para nossos problemas físicos e de saúde, reconhecermos nossa dependência Dele para resolvermos problemas diversos e confiarmos que seremos atendidos segundo Sua vontade, estarmos em comunhão constante com Deus.

Aplicação Prática:

Na Bíblia temos diversas histórias verídicas em que o homem foi privilegiado em ter a possibilidade de conversar com Deus através de suas orações e de receber respostas positivas do Criador. O Salmo 145, nos versículos 18 e 19, descreve exatamente esta ferramenta maravilhosa de comunicação com o Criador, dizendo para nós que o Senhor, que nosso Deus está próximo de todos os que o invocam em sinceridade.

Deus está próximo de você e certamente está ouvindo sua oração. Numa comunicação bidirecional você sabe que a outra ponta está ativa, te escutando, quando você recebe um retorno daquilo que você pediu.

Na comunicação com Deus não escutaremos a voz audível do Criador, mas a voz de Deus será ouvida pelos nossos corações, através de suas respostas positivas, objetivas, específicas e diretas para o pedido que realizamos, certamente sabemos que Deus as ouviu e respondeu. No versículo 19, deste Salmo 145, o salmista nos confirma que Deus realiza o desejo daqueles que o temem, ouve-os gritar por socorro e os salva.

dreamstime_xl_6635216-female-pray-bible-e1471554634112

“Oração: conversando com Deus, segundo sua vontade expressa na Bíblia”

Então o que a Bíblia reforça é que Deus ouve as orações dos que o temem. No evangelho de João temos está verdade descrita de forma clara: Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.” João 9:31.

Então temer a Deus, não é ficar com medo de Deus, mas temer a Deus e entregar sua vida para Jesus Cristo, receber um novo nascimento aqui na terra, começar a se relacionar com o Criador, em oração, através de Jesus Cristo, confiar que você não está sozinho, mas que Deus deseja o melhor para sua vida hoje, e entregando sua vida nas mãos de Deus, você terá temor pelo Senhor, ou seja, você desejará praticar a sua vontade, agradar a Deus e não ao mundo. Você desejará ter comunhão diária com Deus e também ter comunhão com aqueles que se relacionam com Deus, e frequentam uma igreja genuinamente cristã que tem a Bíblia como única regra de fé e prática.

Deus nos ouve e nos atende segundo a Sua Vontade!

Como um Pai se relaciona com um filho, assim Deus se relaciona conosco em oração e nos atende, dando-nos aquilo que necessitamos para continuar na jornada cristã.

Deus te abençoe com a certeza que você não está sozinho! Deus te abençoe com sua vida entregue nas mãos de Deus! Deus te abençoe com a possibilidade de você orar, se comunicar com Deus de forma bidirecional e receber as respostas de Deus para seus anseios, para suas necessidades!

Deus te abençoe em você poder desfrutar da bênção de se relacionar diretamente com o Criador ainda nesta vida e ser uma pessoa feliz, com muita paz em seu coração!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *