Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Prosseguindo para o alvo

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14.

pensandopassado

(Evite ficar pensando em situações negativas do passado)

Certos dias ficamos pensando em situações negativas do passado ou em circunstâncias que estamos vivendo, e olhando para o que nos cerca, muitas vezes acabamos por ter um sentimento de desânimo e chegamos ao ponto de até pensar em desistir de nossos objetivos, daquilo que Deus tem proposto para nossas vidas.

O cansaço mental, emocional, tanto quanto o cansaço físico numa corrida, nos tira do foco, do alvo e se não tomarmos cuidado com nossos pensamentos, poderemos tomar decisões erradas que irão certamente afetar o nosso futuro.

O apóstolo Paulo, neste texto dirigido à igreja de Filipos, nos aconselha no sentido de esquecermos as coisas que ficaram para trás. Este olhar ao passado que devemos evitar, deverá incluir necessariamente todas aquelas situações ruins que já vivenciamos e que poderão nos provocar desânimo no presente. Principalmente se ficarmos imaginando, que o que aconteceu no passado poderá se repetir no momento que estamos vivendo hoje.

problemaspassado

(Problemas e situações ruins do passado devem ser esquecidos)

Os erros do passado, tanto quanto momentos desagradáveis que participamos, nos servem apenas como experiência, de forma didática e positiva a fim de não mais repeti-los no presente, porém se ficarmos relembrando, relembrando, isto certamente provocará em nós perturbação mental, pensamentos confusos, ansiedade, decepção, quebrará relacionamentos, criará barreiras que poderão nos afetar, nos prejudicando.

De forma simples, o passado poderá nos tirar do foco, o passado poderá trazer desânimo e falta de motivação. Ficarmos pensando muito no passado, poderá nos paralisar no momento presente. Não devemos ficar pensando em pessoas que nos prejudicaram, nem em situações negativas ou circunstâncias desagradáveis, que não nos trarão boas lembranças no momento presente.

Situações ruins do passado são como aquela comida que se estragou na geladeira e você percebendo a coloração, a textura do alimento, o acúmulo de líquido indevido e talvez até o mal odor, você imediatamente procura retirar aquilo que está estragado da geladeira e jogar no lixo, evitando que aquele alimento impróprio para o consumo, possa ser consumido por alguém que não percebeu que estava estragado, ou mesmo que aquele alimento possa contaminar outros alimentos com suas bactérias e no final comprometer todos os alimentos que estão em sua geladeira.

Você certamente nunca mais vai se lembrar daquele legume ou fruta contaminada que você jogou no lixo. Assim também, deve ser com as situações ruins que vivenciou, elimine-as por completo de seu pensamento.

Assim as situações negativas do passado que vivenciamos, precisamos limpá-las de nossa memória, jogá-las fora para sempre. O que passou, passou!

Hoje, é o momento que Deus reservou para você poder escrever uma linda história!

Aplicação Prática:

O apóstolo Paulo, de forma humilde, confessa que ainda não alcançou plenamente o alvo que é a maturidade que obteremos, vivendo muitos anos na presença de Jesus Cristo. Ele nos diz: “não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: “.

O que Paulo faz? Esquece as coisas ruins do passado, aquilo que não irá agregar coisas boas ao momento presente.

looing-back-mf

(Esqueça o passado: o que passou, passou!)

O que Paulo aconselha para nós fazermos? Avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo.

Paulo nos aconselha olhar para o que está a nossa frente, para o dia de hoje, concentrarmos as nossas energias nas oportunidades que Deus abriu para você servi-lo no momento atual. Fazendo isto, não ficaremos desanimados, pois estamos olhando para o futuro com o olhar da fé, com o olhar que Deus deseja que tenhamos aqui na terra.

Olhando pela fé, estaremos motivados, empenhados, animados, querendo em cada dia fazermos melhor do que fizemos no dia anterior. A nossa vida passará a ter sentido!

O nosso modelo de superação não são as pessoas que convivem conosco.

Não devemos viver em competição com nossos irmãos da fé, querendo realizar o serviço cristão, a fim de mostrar a quem está ao nosso redor de que somos capazes em realizar algo para Deus. Não, este não deverá ser o nosso modelo de superação e nem a nossa motivação.

O nosso modelo de superação é olharmos para nós mesmos, para nosso interior e confrontarmos com o modelo a ser alcançado que é Jesus Cristo.

Perceberemos nesta confrontação direta (“quem sou eu x quem é Jesus”), que estamos muito aquém do alvo, muito abaixo do esperado, e aí precisamos necessariamente continuar na corrida, corrigindo nossos erros, fugindo do pecado, lutando contra as tentações, nos aperfeiçoando e olhando para o modelo de maturidade que é Jesus Cristo.

Não fique julgando quem está ao seu redor e reclamando de quem está ao seu redor. Não faça isto. Ao contrário, impacte as pessoas que estão ao seu redor, com o comportamento de Jesus Cristo, agindo em sua vida!

O nosso alvo e motivação de vida é a busca constante pela maturidade que somente Jesus Cristo poderá nos dar. O nosso alvo é buscarmos o comportamento de Jesus Cristo, agindo em nosso interior.

O nosso alvo é querermos ser em cada dia melhores do que fomos no dia anterior e mais parecidos com o Mestre Jesus Cristo.

Uma vida com Jesus Cristo é uma vida de paz, segurança e felicidade eterna!

alvo

(Nosso alvo é Jesus Cristo! Nele encontramos a verdadeira felicidade)

O que ganharemos em servir a Deus aqui na terra?

O apóstolo Paulo comenta da recompensa que Deus dará para seus escolhidos, para aqueles que foram chamados por Deus para realizar a sua obra. A recompensa maior é termos a salvação eterna em Cristo Jesus, mas a Bíblia menciona também, que Deus em sua justiça, nos dará galardões, prêmios especiais para os vencedores da carreira cristã, que se destacarem.

Vejamos o texto bíblico de Apocalipse onde menciona nossas recompensas:

“Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.” Apocalipse 22:12.

Precisamos pensar que nosso alvo é Jesus Cristo na nossa corrida cristã. Precisamos lembrar também que não corremos sozinhos. Sozinhos não realizaremos absolutamente nada. O nosso técnico na carreira cristã é Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem Ele, agindo em nós, não poderemos realizar nada, vejamos o texto bíblico:

corridacrista

(Corrida cristã: nosso alvo é Jesus Cristo!)

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.” João 15:4.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5.

Que Deus nos ajude a olharmos para Jesus Cristo, nosso alvo, a vivermos com Ele aqui na terra, a estarmos ligados com Deus em plena comunhão, e em plena comunhão com os irmãos da igreja, servindo com alegria e determinação, motivados e dando frutos para a vida eterna.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *