Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Qual o significado da parábola do Joio e do Trigo?

trigoejoio

(trigo e o joio, muito parecidos)

“Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
” Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
“Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ “. Mateus 13:24-30

Explicação da parábola por Jesus Cristo no mesmo texto bíblico de Mateus:

“Então ele deixou a multidão e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem.
O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,
e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos.
“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça”. Mateus 13:36-43

Apesar de Jesus Cristo ter tido de forma explícita (nesta parábola) que o campo é o mundo, alguns comentaristas, erroneamente comentam que o campo é a igreja, e isto não corresponde ao que o próprio Mestre nos ensinou quando nos informa que o campo é o mundo, vejamos resumidamente as conclusões de Jesus Cristo sobre a parábola do Joio e do Trigo:

  • Semeador: Filho do homem (Jesus Cristo);
  • Campo:  mundo;
  • Boa Semente: são os filhos do Reino;
  • Joio: são os filhos do Maligno;
  • Inimigo: diabo;
  • Colheita: fim desta era (fim do mundo);
  • Encarregados da colheita: anjos;
  • Trigo:é a boa semente (filhos do Reino) que receberam o evangelho em seus corações, creram em Jesus Cristo, seguiram a Jesus Cristo aqui na terra. 

A boa semente pode ser semeada somente por Jesus Cristo e o Diabo pode semear somente a semente do mal.

Neste campo o joio deve conviver com o trigo até o final, quando chegará o dia da colheita. Se o agricultor tentar arrancar o joio, do trigo, antes do dia da colheita, ele poderá estar arrancando da colheita, tanto o joio ruim, quanto o trigo bom (antes do tempo) e aí comprometer o resultado final esperado. No momento certo, o agricultor conseguirá separar com segurança o boa semente que se transformou em trigo da semente ruim (não semeada pelo agricultor) e que foi semeada por seu inimigo, que se transformou em joio.

Aplicação Prática:

Quando o trigo brotou, qual a pergunta que fizeram para Jesus Cristo? Resposta: “De onde veio o joio?”

“Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
“Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
“Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ “.
Mateus 13:26-30

Hoje, temos a oportunidade de chamados por Deus sermos a boa semente (que cresce diariamente em comunhão diária com Deus, lendo sua palavra, a Bíblia Sagrada, orando e mantendo relacionamento permanente, lutando contra as tentações, fugindo do pecado, desejando sempre ser trigo, crescendo sempre na direção do nosso alvo de perfeição que é Jesus Cristo).

Como verdadeiros discípulos devemos trabalhar para Deus, plantando a semente do evangelho neste mundo que vivemos, falando de Jesus Cristo, podendo participar ativamente da divulgação das Boas Novas do Evangelho, estando ao lado do Semeador (Jesus deu sua própria vida, sofrendo e morrendo na cruz, de forma substitutiva pelos nossos pecados. Desta forma, semeou a semente da salvação eterna, a semente da vida eterna em nossos corações).

No tempo de Deus, Deus colherá a boa semente transformada em trigo e queimará o joio.

trigo

(no dia da colheita Deus separará o joio do trigo)

No tempo da colheita de Deus o trigo será colhido e viverá eternamente na Glória Celestial e o joio será lançado no inferno, sofrendo eternamente as penas de ter rejeitado a presença do Criador em sua vida.

A parábola de Jesus Cristo nos exorta que o joio existe e são aqueles que seguirão ao Diabo nesta terra, a semente do mal plantada por Satanás, aqueles que amarão mais este mundo do que a Deus (Deus que deveria ser glorificado eternamente), aqueles que rejeitarão o semeador Jesus Cristo e viverão esta vida em seus próprios pensamentos, filosofias de vida e prazeres do aqui e agora.

Até mesmo dentro da igreja, muitos serão apenas religiosos (em alguns lugares muitas vezes falsos profetas), mas não seguidores de Jesus Cristo. Muitos não se converterão e não serão transformados com as mudanças que Jesus Cristo realiza no coração de seus escolhidos, daqueles que são considerados por Ele como a boa semente.

Infelizmente vemos na carreira cristã, pessoas que mesmo se dizendo cristãs, não compartilham do comportamento bíblico esperado de alguém que segue a Jesus Cristo de verdade. Muitas vezes, ficamos indignados na igreja, porém não devemos ficar identificando ou julgando quem é o “joio” e quem é o “trigo”, porque este não é o nosso papel.

O dono do campo, o semeador um dia fará este papel de separar o joio do bom trigo.

Como verdadeiros cristãos, temos que ter paciência, suportarmos os mais fracos na fé, e se alguém dentro da igreja apresentar comportamento de joio, o nosso papel como servos do Semeador Jesus Cristo é orarmos por aquela pessoa e pedirmos para Deus, que aquela pessoa possa mudar de comportamento e receber em seu coração a boa semente plantada por Jesus Cristo.

Nosso papel, como seguidores do Semeador que é Jesus Cristo, é testemunharmos a transformação que o Mestre nos fez, não apenas de forma teórica e conceitual em nossas vidas, mas de forma prática, nas nossas casas, na nossa família e também indo na direção dos perdidos.

sg5-q6-family-bible-reading-1

(compartilhando a Palavra de Deus em família)

Proclamarmos Cristo, que continua nos aperfeiçoando a cada dia, e diante da ordem de Jesus, de seu “IDE POR TODO O MUNDO”, irmos realmente em direção aos campos, a este mundo decaído e longe de Deus e pregarmos as Boas Novas da Salvação, falarmos de Jesus Cristo, de seu Plano de Salvação para aqueles que Deus chamar.

Que Deus nos ajude na divulgação da mensagem da cruz nos campos do Senhor Jesus Cristo!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *