Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Desacelerando

orando

(Encerrando o Dia: Agradecendo a Deus por mais um dia)

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
1 Tessalonicenses 5:18

Terminando mais um dia em sua existência, um dia de trabalho, de luta, de enfrentamento de muitos problemas, situações fáceis, situações corriqueiras, situações difíceis, situações inesperadas, enfim um dia que Deus te deu para você vivê-lo com o melhor de sua vida.

Não podemos terminar um dia sem reconhecer Deus em nossas vidas e agradecê-lo por tudo o que aconteceu.

O apóstolo Paulo, neste texto do livro de Tessalonicenses, nos exorta para lembrarmos de agradecer a Deus em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus.

Tem dia que estamos tão cansados e estressados, que chegamos em casa exaustos, tomamos banho, comemos algo rapidamente e vamos dormir e muitas vezes nem se lembramos de Deus, nem se lembramos de agradecer a Deus pela vida, pelas circunstâncias que vivemos e entregarmos aquilo que não conseguimos resolver nas mãos do Criador.

Aplicação Prática:

Vivemos em tempos de tanta correria em que todo mundo corre o tempo todo. O mundo globalizado provocou esta situação na humanidade e a competição provocada por este mundo totalmente conectado pela internet, por celulares, “tablets”  e computadores, acaba arrastando todos nós para esta correria desenfreada.

mundotecnologico

(Mundo tecnológico: corremos contra o tempo)

Daí algumas pessoas acabam contraindo doenças deste mundo “moderno”, como a “síndrome do pensamento acelerado” (SPA), porque o mundo está cada vez exigindo mais, de nós mesmos, como se nós seres humanos fossemos máquinas como: os computadores, celulares e tantos outros componentes que estamos usando. Mas nós, somos apenas seres humanos e temos as nossas limitações:- físico, emocionais, mentais que devem ser sempre respeitadas, porque caso contrário, não sobreviveremos a tantas correrias.

No mesmo dia de vida, passamos por vários estados emocionais, uma hora estamos bem, estamos sorrindo e felizes, alguns minutos depois estamos preocupados, muito preocupados, depois voltamos a relaxar, daqui a pouco, passamos por um momento de nervosismo extremo e assim o nosso dia a dia acontece, alterando nossa mente, nossos pensamentos, nossas emoções, nos deixando cada vez mais estressados, cansados e sem saber como reagir, diante de tantas situações desgastantes.

adjetivos-de-estados-emocionais

(Desafios do mundo moderno: vários estados emocionais no mesmo dia)

Dormimos muito cansados, acordamos cansados (parece que o sono não é mais restaurador), temos muita dificuldade para relaxar, estamos sempre tensos, esperando que alguma coisa ruim irá acontecer, sofremos por antecipação, por situações que muitas vezes não irão acontecer, mas ficamos sofrendo antecipadamente. Muitos, estão sempre apreensivos, irritados, temos dificuldades para ler, para se concentrar em determinada tarefa. Muitos de nós, não conseguimos mais parar para ler um livro. No passado, quando éramos adolescentes, quantas vezes lemos livros, como “O meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, eram romances juvenis que fizeram parte da nossa juventude. Tínhamos tempo de parar e ler um lindo romance juvenil. Hoje, porém, tudo é rápido, tudo é tecnológico, tudo é eletrônico. Estamos como dizem muitos, na época de “teclar”, na época do “selfie“, e não de ler, refletir e pensar. Além de todo cansaço natural de um dia de trabalho, recebemos muitas informações visuais e sonoras que vão também, poluindo nossa mente, desgastando nosso cérebro. Sem falar nas pressões que sofremos por todo o lado, nas cobranças que começam na nossa casa e continuam no nosso trabalho, com nosso chefe nos cobrando, cobrando, cobrando e tem hora, que pensamos mesmo em jogar a toalha, como muitos dizem em uma linguagem popular.

O que fazer diante deste mundo que todo mundo está correndo, como numa corredeira de muita água corrente, e nós também estamos no meio da correnteza?

agitacaodomundomoderno

(Agitação do mundo contemporâneo: todos preocupados e correndo)

Precisamos marcar bem o início e término de cada dia. Isto mesmo que você está entendendo. Às vezes começamos o dia e terminamos dia e nem sabemos que dia do mês e da semana nós estamos, tamanha a correria e preocupações que temos. Precisamos orar quando começamos o dia e precisamos orar quando finalizamos um dia. É motivo de gratidão acordar de manhã e estar vivo e também quando finalizamos um dia, agradecermos a Deus pela proteção, pela saúde, pelo trabalho, pela vida que vivemos naquele dia, apesar das circunstâncias negativas, ou mesmo, positivas que vivenciamos. Temos que agradecer e marcar aquele dia como mais um dia de nossa vida.

Por isto, que estamos começando a ficar acostumados e assustados dizendo “Nossa!”, o “Natal já chegou”, ou o “Final do Ano já chegou”. Ficamos com esta impressão, porque não estamos vivendo corretamente, estamos correndo na correnteza da vida que o mundo se transformou.

Então é tempo de parar, descansar, refletir, se acalmar e especialmente agradecer a Deus por este dia que você está finalizando.

Não durma sem orar. Não durma sem dar uma paradinha, na correria que está a sua mente.

Quando você ora e agradece a Deus pelo seu dia que está se finalizando, o seu coração se acalma, a sua mente descansa, o seu pensamento desacelera, o seu ritmo cardíaco se estabiliza, os seus músculos relaxam e você está pronto, conversando com Deus a entregar a Ele todas as suas preocupações, suas circunstâncias adversas e receber Dele, do próprio Criador deste Universo incrível e maravilhoso, a bênção do descanso do seu corpo, da sua alma, da sua mente, dos seus pensamentos e ter um sono restaurador.

Este é o Deus que temos, um Deus abençoador que deseja nos abençoar sempre, em meio a correria da vida que vivemos. Deus quer acalmar seu coração, tirar a ansiedade de sua vida, o medo do dia de amanhã e trazer-lhe o equilíbrio necessário para enfrentar os novos desafios da vida, com muita fé, paz no coração e um corpo restaurado e descansado.

Fique com Deus, ore agradecendo a Deus pelo seu dia, entregue a Ele suas necessidades e tenha uma noite de paz e sono restaurador.

Tired African American woman sleeping in bed at home
(Orar antes de Dormir: um sono restaurador)

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *