Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A essência da vida cristã

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” Filipenses 2:3.

Quero compartilhar neste momento devocional, uma carta do pregador Jonathan Edwards, escrita à uma jovem que conhecia no ano de 1741, e que passados quase 300 anos, ainda contém em seu conteúdo, verdades atuais, pois foi escrita por um pregador do evangelho, que conhecia a Bíblia e a vivia, na essência do evangelho de Jesus Cristo.

Image processed by CodeCarvings Piczard ### FREE Community Edition ### on 2016-02-09 18:12:50Z | http://piczard.com | http://codecarvings.com
(Pregador do século XVIII: Jonathan Edwards)

Vale a pena ler estes conselhos do Reverendo Jonathan Edwards e na aplicação prática estarei comentando cada um deles.

 Você poderá encontrar esta carta original e a ler na integra no site:

http://www.evangelhoinegociavel.com/carta-de-jonathan-edwards-a-uma-jovem/

Através da minha leitura quero destacar alguns pontos importantes nesta preciosa carta, que foi no passado, alicerçada por profundos conhecimentos bíblicos, e verificarmos como aplica-lá para nossas vidas:

  1. Aconselho-te a manter o esforço e o fervor na religião, como se estivesse em seu estado natural, procurando converter-se. Preciso saber que a vida cristã requer um esforço diário, contínuo e permanente de busca por Deus, querendo em cada dia, negar-se a si mesmo e fazer a vontade do Mestre Jesus. Preciso ter em minha vida, a alegria e fervor do primeiro amor, do dia que entendi a mensagem da Cruz e me converti.
  2. Ore para que seus olhos estejam abertos, para que receba a visão correta, conhecendo-te a ti mesma, e para seus pés descansem em Deus. Quantos anos de igreja, quantos anos de caminhada. Será que eu já entendi a visão correta, e respondo as perguntas:- quem é Deus? e quem eu sou?. Da mesma forma de um novo convertido, preciso renovar em cada dia, minha disposição e vontade de:- orar e estar em plena comunhão com Deus, de se consagrar e não me acomodar, com o o que acho que já tenho, de ter fome pela leitura da Bíblia, querendo aprender sempre mais. Tenho que entregar o controle de minha vida para Deus cuidar, confiar em Deus, viver pela fé e descansar Nele.
  3. Quando ouvir a um sermão. Reflita:– E em que posso melhorar para o próprio bem de minha alma? Quando ouvir a um sermão, tenha em sua mente que aquele pregador que está falando, não está falando de si mesmo, ou da sua própria capacidade intelectual. Certamente, o pregador estudou a Bíblia e se esforçou na preparação da mensagem, se consagrou e buscou a presença de Deus, mas sempre pense:- que Deus está falando sua mensagem para você hoje. Isto mesmo é para você. Quantas vezes, sentamos nos bancos da igreja e quando o pregador começa a falar, é imediato e a gente pensa em alguém que faltou, e em nossa mente surge a frase: “que pena que fulano ou fulana, não estão presentes, está pregação era para eles”. O sermão é sempre para eu e você que estamos na igreja. É você quem precisa melhorar e entendendo a mensagem de Deus, proferida pela instrumentalidade de um pregador, revermos nossos conceitos. Sou eu e você, que escutamos o sermão que deveremos aplicá-lo às nossas vidas.
  4. Confesse sempre seus pecados a Deus. Você já conversou com alguém, que não vê nada de mal em seu próprio pecado? ou, alguém que está tão longe de Deus, que não vê pecado algum, em comportamentos pecaminosos de outros? Você já conversou com alguém que, mesmo conhecendo a Palavra de Deus, está até na igreja, mas tão longe e distante de Deus, que acha “normal” comportamentos que a Bíblia condena? Então, é importante termos consciência do que agrada a Deus e está de conformidade com seus ensinos na Bíblia, e também termos consciência do que desagrada a Deus, e a Bíblia não nos autoriza a realizar. Vivendo em comunhão diária com Deus, se ainda assim, você vacilar e pecar, que tenha a consciência do seu erro, confesse seu pecado para Deus e procure, na próxima oportunidade, em que for tentado, não mais cometer este pecado.
  5. Lembre-se que você tem muito mais motivos para lembrar-se e humilhar-se dos seus pecados agora. Antes de conhecermos a Jesus Cristo, estávamos mortos em nossos pecados e na escuridão das trevas. Se estamos hoje com Cristo, precisamos estar na luz de Jesus e fugirmos das tentações e do pecado consumado voluntariamente.
  6. O sangue cuja preciosidade, o mérito cuja retidão, a grandeza cujo amor e fé infinitamente sobrepujam as mais altas montanhas de nossos pecados! Pense nisto, quando você crê no sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz do Calvário, você foi justificado perante o Pai, para todo o sempre. Você é adotado em aliança, como Filho de Deus e um Pai não rejeita seu filho, apesar dele ter cometido algum erro. Um Pai, em amor, poderá disciplinar seu filho e desejar que ele se arrependa de seu erro. Então, se você hoje, sendo cristão, não está bem, porque errou, é tempo de reconciliação e reconhecendo seu pecado, se aproximar da face de Deus, se aproximar da sua presença, se humilhar e se arrepender de forma sincera do caminho errado que adentrou e voltar-se para Deus, não mais querendo fazer o que te afastou de Deus.
  7. Venha, e coloque-se aos Seus pés, e os beije, derrame perante Ele o doce óleo perfumado de amor oriundo de um coração puro e quebrantado, como ela derramou o perfume precioso de sua jarra de alabastro! Preciso dedicar o melhor de minha vida para Deus em todas as oportunidades que tiver, em todos os momentos de minha vida.
  8. Lembre-se que orgulho é a pior víbora do coração. Conheci nos anos de caminhada na igreja, pessoas com um comportamento “orgulhoso“, pessoas que tinham orgulho de seus “cargos na igreja“, e de forma “arrogante”, não entenderam o que é exercer o dom que Deus as chamou com amor e submissão ao Criador, com humildade no relacionamento com outras pessoas. A Bíblia nos aconselha a considerarmos os outros, que nos relacionamos, sempre superiores a nós mesmos, e isto, não é força de expressão do texto, mas uma necessidade no nosso comportamento cristão, conforme Filipenses 2:3.
  9. Que você faça um correto julgamento de si mesma, vendo sempre nos outros as melhores descobertas, o melhor conforto, pois têm esses dois lados. De que lado nós estamos inseridos, do lado de Cristo e de sua igreja militante? ou, querendo agradar o mundo?
  10. Uma nova descoberta da gloriosa face de Cristo fará mais sobre aterrorizadoras nuvens negras do que examinar experiências passadas durante um ano, sob as melhores nuances que podem dar. Leia a Bíblia, se aprofunde em seus conhecimentos bíblicos. Procure entender a essência da mensagem de Jesus Cristo, descrita pela visão dos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João. Confronte suas leituras bíblicas com o seu viver diário. Reveja seus posicionamentos, pensamentos, estilo de vida e veja se estão de acordo com um autêntico discípulo do Senhor Jesus Cristo.
  11. Quando pouco se exercita a graça e a corrupção prevalece juntamente com o medo. Achei interessante esta visão da graça exercitada, ou do exercício da graça. Hoje, vivemos em uma época, que a pregação por um corpo “saudável” é feita de forma avassaladora por todos os meios de comunicação. O Interessante é que visualizo em muitas pessoas, que praticam os tais exercícios físicos em academia, o desprezo pela saúde, quando buscam prazer em bebidas alcoólicas, drogas, anabolizantes, e tantos outros elementos prejudiciais a sua própria saúde, que aparentemente defendem. É o pecado, cujo motivação de “cuidar do corpo”, não é tão levada a sério assim, e são outros interesses envolvidos, no cuidar da sua aparência física. Na vida cristã, não é diferente, tantas pessoas nas igrejas, de forma religiosa, de forma aparente, mas não levando a sério a  vida cristã. Quem não vive nesta visão de comunhão com Deus, certamente na primeira oportunidade de dificuldades, estará sendo atingida pelo flagelo do medo e de uma vida de aparências, longe da presença de Deus.
  12.  Lembre-se que estará falando ao seu próximo deixando que suas palavras contenham expressão de sua própria pequenez, mas também da graça soberana que te faz diferente. Quanta responsabilidade, querer falar para alguém, a mensagem de Cristo, se não a vivo em minha vida de forma real. A Graça Soberana de Cristo me fez uma pessoa diferente?
  13. Se você organizar encontros devocionais. Preciso entender que preciso mais e mais de Cristo, querer aprender sempre.
  14. Separe um dia para oração secreta e jejum. Busque a presença de Deus individualmente, se alimente de Deus, da sua comunhão em oração, de um momento de quebrantamento em jejum e contrição.
  15. Faça atos de amor aos outros e auto-negação pelos outros. Um dos maiores problemas nas igrejas hoje, é o individualismo e a falta de amor generalizada. Perceba que o amor que Jesus Cristo nos ensinou em Mateus 22, para com nossos semelhantes, não é uma opção, mas um mandamento, algo que deveríamos considerar obrigatório, mas não seguimos este ensinamento, e acabamos nos esquecendo do nosso semelhante, de colocarmos nosso amor em prática (além dos encontros e eventos religiosos da igreja),  e quantas vezes, saímos “bem quietinhos“, quando nos vemos numa situação de ajudar nosso semelhante. Jesus nos ensinou a darmos prioridade a Deus (o maior mandamento, Mateus 22:37-Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento), mas de igual forma, pensarmos em nossos semelhantes: “E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Mateus 22:39. Então, comece a colocar em prática com pequenos atos de amor, o amor pelas pessoas que você convive ou não.
  16.  Na sua vida, caminhe com Deus e siga a Cristo como uma pequena, pobre e desprotegida criança tomando a mão de Cristo. Preciso ter a pureza de uma criança e sentir que preciso sempre segurar na mão de Jesus Cristo para me conduzir nesta existência.
  17. Ore frequentemente pelos ministros da igreja de Deus. Precisamos orar pelos nossos pastores, precisamos orar pelos verdadeiros pastores que pregam o evangelho genuíno e que tem a Bíblia como única regra de fé e prática cristã.
A man making a confession to the cross, shot under dawn sky
(Vida Cristã – Vida aos pés da Cruz)

Que humildemente, reconheçamos que precisamos ser submissos a Jesus Cristo em nossa caminhada cristã.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *