Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A vida não passa de um sopro

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti.Salmos 39:7

Hoje estamos aqui, amanhã poderemos não estar.

b02

Analisaremos hoje a relação da vida e da morte, através do Salmo 39. Este é um Salmo de Davi.

Na sua dedicatória, encontramos a seguinte expressão:“ao mestre de canto, Jedutum”.

Quem era Jedutum? Jedutum era um dos três músicos de Davi, encarregados do Culto Público. Os outros dois músicos eram Heman e Asafe (2 Crônicas 5:12). Este salmo tem um texto que nos remete a pensar em algo muito triste, angustiante, lembrando um canto de funeral, onde Davi descreve que passou por momentos de pecado e a disciplina de Deus sobre sua vida (conforme descrito nos versículo 11:”Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado; como traça destróis o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro. Pausa”.

Diante de seu pecado, sua angústia e sofrimento, Davi estava preocupado com seu comportamento, em não blasfemar, contra a disciplina dada por Deus para o seu pecado. Davi não queria que os ímpios, aquelas pessoas que estavam distantes de Deus, percebessem nele alguma reação de rebeldia, então ele descreve no primeiro e segundo versículos que ele ficará calado, em silêncio: “Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.
Enquanto me calei resignado, e me contive inutilmente, minha angústia aumentou.” Salmos 39:1,2.

Davi estava em um profundo conflito interior, sabia do peso do seu pecado, das situações que o teriam afastado da presença de Deus e descreve de forma magistral a sensação incômoda de estar sendo disciplinado pelo próprio Deus. Enquanto ele tenta ficar calado, sua angústia aumenta. É uma situação de extrema tensão. Ele sabia que deveria aceitar a repreensão de Deus pelo seu pecado e ao mesmo tempo estava incomodado com a situação, temendo em poder com a sua língua, pecar novamente, não acatando a disciplina do criador e com isto, tendo um mal comportamento que pudesse impactar aqueles que não conheciam a Deus, como ele conhecia.

O silêncio o incomodava, e ele acaba expressando aquilo que ele estava sentindo em seu coração, sua profunda angústia, como Davi mesmo escreve no versículo 3:”Meu coração ardia-me no peito e, enquanto eu meditava, o fogo aumentava; então comecei a dizer:”

Entenda o que Davi sentia:- por um lado, incomodado pela disciplina do Senhor, por outro lado, sabia que deveria ficar em silêncio a fim de não explodir, ou ser rebelde a mesma. Porém, isto provocou uma angústia tão grande em seu coração´, que ele não aguentou calado e falou a Deus:- do versículo 4 até o 6, ele dá uma das mais brilhantes descrições do que representa a nossa vida aqui na terra, uma vida totalmente passageira, conforme o texto bíblico descreve:

Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.
Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. Pausa
Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela.” Salmos 39:4-6

Aplicação Prática:

 Davi na sua angústia pediu para Deus mostrar-lhe o fim da sua vida e quantos dias viveria. Ele chega a conclusão que nossa vida não passa de um sopro.

Você já observou uma folha de uma planta mexendo com o vento? Quando você fixa os seus olhos sobre alguma planta diante do vento, para vê-la mexer, você perceberá que muitas vezes você ficará olhando, e ela já se mexeu com o vento. É muito rápido. Assim, Davi descreve que nós homens não passamos de um sopro. O soprar do vento sobre uma folha é tão rápido que você não consegue perceber.

A nossa vida é assim também, como um sopro, como algo rápido que vem e vai embora rapidamente. 

E nós ficamos preocupados com tantas coisas passageiras, que aqui na terra, aparentemente, tem muito significado, como as riquezas, como o dinheiro. E o salmista nos alerta, que “em vão” nos agitamos, corremos muito atrás do dinheiro, de ficarmos ricos, de amontoarmos riquezas. Em algumas traduções, como a Bíblia de Estudos de Genebra, 2ª edição revisada e ampliada, verificamos no versículo 5: “o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade”.

Estamos acostumados a olhar em um supermercado o prazo de validade dos alimentos que iremos consumir.

Perante o Criador do Universo, a nossa vida também tem um prazo de existência, e o que vale a pena nesta existência tão rápida? Vamos refletir sobre algumas situações cotidianas:

Querermos ficar ricos a qualquer custo, amontoarmos riquezas, ganharmos muito dinheiro, mas quando morrermos quem ficará com nossas riquezas? Queremos encontrar uma pessoa que nos fará feliz no casamento. Ficamos preocupados com nossas dívidas e com os boletos que teremos que pagar amanhã. Perdemos até o sono, preocupados com nossas dívidas, ou ficamos ansiosos com algo que nos incomoda. Ficamos desesperados quando as coisas não caminham como esperávamos. Ficamos preocupados com nosso futuro. Vivermos como se Deus não existisse.

Que diferença fará daqui a cem anos, se você foi rico ou foi pobre? Nenhuma.

Certamente, o salmista no versículo 7, chega a conclusão e dá a melhor resposta: –  que a sua esperança está no Senhor, está em Deus, está no Criador do Universo. Sua esperança não está nesta vida, ou nas coisas desta vida. Sua esperança está no Eterno. Sua esperança está em Deus.

Apenas um fato fará diferença daqui a cem anos. Sabe qual é?

Somente crendo na mensagem da morte e ressurreição de Jesus Cristo, na mensagem da Salvação em Jesus Cristo, que de forma substitutiva, morreu em nosso lugar, levando consigo nosso pecado, seremos adotados na família de Deus, como filhos, teremos uma jornada de discípulo (seguidor) de Jesus Cristo e quando partirmos desta vida, o nosso espírito estará imediatamente na presença de Deus. Mas, se não crermos em Jesus, em seu sacrifício de amor por nós, estaremos separados eternamente de Deus.

Não existem atalhos. Jesus nos disse que ele era o Caminho, a Verdade e a vida e que ninguém chegaria ao Pai, senão por Ele. Jesus NÃO DISSE, que ele era “um dos caminhos” ou que “todos os caminhos levam a presença de Deus”.

Verifique o texto bíblico: Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6.

way_to_calvary

Não existirá uma segunda oportunidade. Se você morrer sem Cristo, você estará destinado ao sofrimento eterno, destinado a todos que rejeitaram, não creram, desprezaram a mensagem de Salvação em Cristo Jesus.

Talvez, você possa pensar que não exista inferno, que tudo isto é uma lenda e ficção, ou a igreja quer nos impor medo e nos aprisionar, nos controlar com seus conceitos.

Se você pensa assim e morrer crendo desta forma, é um risco que você irá assumir. Você estará assumindo este risco de ficar separado para sempre da presença de Deus.

Nossa vida é muito rápida. Sabemos o dia que nascemos, mas não sabemos o dia que morreremos.  Podemos viver aqui na terra mais um ano, dez anos, trinta anos, sessenta anos, mas um dia teremos que partir. E não sabemos que dia será este dia final.

Talvez não tenhamos tempo de entregar nossa vida para Deus. Pense nisto.

Não viva perigosamente. Não viva uma vida aqui na terra como se Deus não existisse. Não viva brigando com Deus toda sua vida, negando sua existência ou vivendo da forma que você julgar melhor.

O ser humano, nesta existência, tem a tendência de substituir a presença de Deus por diversos ídolos, como por exemplo:- o dinheiro, o sexo, o prazer momentâneo, a “alegria” efêmera em bebidas alcoólicas ou drogas, a crença em filosofias de vida ou pessoas boas que passaram por esta existência. Outros entram de cabeça em algumas seitas ou religiões, e as defendem com unhas e dentes, sem pensar, sem raciocinar, sem dar uma oportunidade, nesta existência, para um Deus pessoal, vivo e real que deseja se comunicar com você, através da oração.

Não viva sem Jesus. Você poderá dormir hoje e amanhã não acordar, como muitos que morrem dormindo. Seu coração pode parar a qualquer momento. Não existe regra.

Você já percebeu na rede social, quando morre alguém bem jovem, o que acontece?

 Mesmo aquelas pessoas que não conheceram a pessoa que faleceu, ficam perguntando em seu comentário e tem a curiosidade de perguntar: “mas do que ele ou ela faleceu?” ou “nossa, ele ou ela era tão jovem!”. As pessoas ficam perplexas e impactadas com a morte de uma pessoa jovem, mas não deveria ser assim. Poderemos partir a qualquer momento e devemos estar preparados.

A gente sempre acha que a morte é sempre do outro, é algo distante de acontecer conosco.

Coloque sua esperança em Jesus Cristo. Não deixe para amanhã, esta decisão.

Viva uma vida feliz aqui na terra, na simplicidade de olhar para as aves dos céus, e para as flores do campo e saber que Deus é quem te sustenta, seja dependente de Deus e não do dinheiro, ou qualquer outra coisa, religião, filosofia de vida ou pessoa.

_5672293_orig

Ore: Querido Deus, eu reconheço que por mim mesmo, ou por qualquer religião, filosofia de vida eu não consigo me salvar. Creio que Jesus Cristo veio até aqui na terra, para morrer em meu lugar, de forma substitutiva.  Reconheço que somente Jesus Cristo é a verdade de Deus para a humanidade decaída. Oro, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *