Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Uma igreja vencedora, um povo que ama!

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” 2 Timóteo 1:7

amoreigrejaforte

(Igreja Vencedora = Igreja que Ama)

 Vinte e um séculos se passaram do início da era cristã, onde a Igreja, seguidora dos passos de Jesus Cristo, que possui a Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e prática, venceu muitos desafios para se consolidar e continuar cumprindo seu papel de corpo de Cristo e testemunho do “ide por todo mundo” na terra, ordenado pelo nosso Salvador.

 Tudo isto aconteceu, pelo fato de Deus ter capacitado os primeiros apóstolos para serem semelhantes ao comportamento de Jesus, quando este esteve na terra. Houve a manifestação real e descida do Espírito Santo que está conosco hoje, disponível para os cristãos verdadeiros e para a Igreja de Cristo. Não precisamos hoje clamar pela descida do Espírito Santo porque, a terceira pessoa da Trindade Santa já está conosco, desde o dia de Pentecostes, destacamos seus objetivos principais aqui na terra: Glorificar a Jesus Cristo e nos guiar a toda a verdade de Deus, conforme: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” (João 16:13-14).

Nós, cristãos, somos instrumentos de Deus, em pleno século XXI, para proclamarmos esta mensagem da salvação e vida eterna: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9).

Uma Igreja forte e autêntica deve ter por objetivos e missão:

  • Glorificar a Deus” (através do Culto, louvor e adoração, pregação da palavra e ministração dos sacramentos: Santa Ceia e Batismo, através do serviço cristão e comportamento diário dos irmãos da Igreja:- discípulos de Jesus Cristo). (referência bíblica: Isaías 43:6-7-Deus nos criou para sua glória). O propósito principal da Igreja, a prioridade é a Glória de Deus (Salmos 115:3, Isaías 48:9-11).
  • Evangelizar o mundo”, apontando o caminho da vida eterna, tirando pessoas das garras de Satanás e continuando sua missão por muito tempo ainda, até a segunda vinda de Jesus Cristo, quando Ele virá gloriosamente para:- resgatar sua Igreja de um mundo que vive como se Deus não existisse. (referência bíblica: Mateus 28: 19-20-Deus nos chama para sermos discípulos de Jesus Cristo, buscarmos os perdidos, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer às ordenanças de Cristo, e Jesus viverá conosco até o final dos tempos, até seu retorno triunfante ao planeta Terra). A ordem bíblica de evangelizarmos, também precisa ser vista dentro do contexto da Glória de Deus. Precisamos entender que nosso objetivo supremo é amar e glorificar a Deus. Deus escolhe as pessoas que serão evangelizadas para sua Glória: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”
    (Efésios 1:4-6). Jesus nos escolheu, quando fomos evangelizados para sua Glória: “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.” Romanos 15:5-7. O Projeto de Deus é ir na direção dos perdidos para que eles possam Glorificar ao Senhor: “E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.” Habacuque 2:14.

Aplicação Prática:

Como cristãos, para podermos cumprir esta missão, poderemos buscar ajuda, junto à mensagem do apóstolo Paulo, no primeiro século, para o líder Timóteo, quando ele descreve as principais características do comportamento de um cristão que deseja cumprir os mandamentos que Jesus nos ensinou, conforme Mateus 22: 37-39, quando o Mestre nos ensina, “amar a Deus de todo o nosso coração, nossa alma e nosso entendimento” (primeiro mandamento) e “amarmos ao nosso próximo, como a nós mesmos” (segundo mandamento).

Se nós observamos os objetivos e missão, a serem cumpridos por uma Igreja genuinamente cristã, veremos que eles têm uma relação direta com o cumprimento do que Jesus espera de nós cristãos, nos dois mandamentos que Jesus nos ensinou em Mateus 22, a saber, a minha missão como cristão, está descrita em apenas uma palavra: o amor:

missaoigreja

(Missão da Igreja x Missão do Cristão)

O resumo de nossa missão, como cristãos autênticos é:- termos um comportamento de amor para Deus e com o próximo!

 Para que possamos cumprir nossa missão, vamos analisar o que o apóstolo Paulo escreveu para o líder Timóteo, destacando alguns pontos importantes:

  • Não termos espírito de covardia: não termos medo. Quando estamos ligados totalmente a Deus que criou o Universo, estamos protegidos por Ele, temos segurança em caminhar na terra, apesar dos grandes desafios que virão pela frente, e cada vez mais difíceis para nós que seguimos a Jesus Cristo. Proclamar o evangelho da salvação em Cristo para um mundo caótico, que não acredita em Deus e que contesta a Bíblia é realmente algo desafiador. Somente uma vida de relacionamento diário e contínuo com Jesus Cristo, nos capacitará a eliminarmos o medo dos nossos corações e mente.
  • Três características do líder cristão: Quando cremos em Jesus Cristo, recebemos o Espírito Santo em nossos corações que nos guia na direção de Deus, nos capacita com algumas características que são facilmente detectadas em quem vive com Deus:

 (2.1) PODER: Esta é uma característica marcante na vida do cristão, ter o poder de Deus agindo através de nós. O verdadeiro cristão viverá pela fé. O mundo pode estar dando sinais de destruição, de crise, de decadência moral, nos ameaçando com todo tipo de heresias, incredulidades que isto não nos afetará. Não nos tirará do foco e da missão a ser cumprida. O mundo não nos trará medo, porque como cristãos, temos o poder do Espírito Santo, agindo em nós, através da comunhão com o Criador, do nosso relacionamento com Deus, que viveremos neste estilo de vida, com muita fé, coragem e motivação, apesar das circunstâncias adversas ao nosso redor e mesmo em nossas vidas. Somos hoje, a Igreja vitoriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, em pleno século XXI. Os mártires da Igreja Primitiva morreram e com suas vidas sacrificadas eram a mensagem viva da salvação em Cristo Jesus. Quem seria capaz de morrer por Jesus Cristo, passando por sofrimentos terríveis, sendo devorados vivos por leões famintos, sendo, colocados no topo dos postes à noite, vivos para serem queimados e iluminar as ruas, sendo degolados, enfim, martirizados pelo evangelho de Jesus Cristo. Como cristãos do século XXI estaremos prontos, se vivermos em comunhão plena (diária e contínua) com Deus, em sermos instrumentos submissos à vontade de Deus, cristãos que leem a Bíblia e a praticam. Vivendo em amor, seremos a Igreja vitoriosa que antecederá a segunda vinda de Jesus Cristo.

 (2.2) AMOR: O texto do apóstolo João, na epístola de I João, capítulo 4, existe uma série de ensinamentos que reafirmam as características da Igreja Cristã verdadeira e dos verdadeiros cristãos, um deles descreve que o verdadeiro amor, uma vida de amor como Jesus viveu aqui na terra, lança fora o medo, todo temor, conforme lemos em I João 4:18 “No amor não há medo, pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo; porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. Jesus aqui na terra, personificou o amor de Deus de uma forma real e concreta. Precisamos como Igreja vencedora, vivenciarmos este amor real de Cristo, através do nosso comportamento: amando a Deus com todo o nosso coração, dando prioridade para Deus em nossas vidas e amando nosso semelhante como a nós mesmos. Cumprindo estes dois mandamentos como cristãos, estaremos realizando os objetivos e missão da Igreja através de nós: Glorificando a Deus e Evangelizando o Mundo.

(2.3) EQUILÍBRIO: Vivemos em um mundo totalmente desequilibrado, descompensado, onde convivemos com pessoas de todos os tipos: egoístas, sem amor para com Deus e seu semelhante, que não respeitam a vida, materialistas, orgulhosas, com tolerância “zero”, violentas, zombadoras dos valores cristãos, usuárias de álcool e todo tipo drogas e que amam diversos ídolos: dinheiro, culto ao corpo e à forma física ideal, sexo, fama e poder. Também convivemos com pessoas cristãs em seus diferentes níveis de maturidade, algumas que estão começando na fé, outras que já conhecem o evangelho há muitos anos. Outras pessoas, que vivem em outras religiões, ou vivendo a teologia da prosperidade (centrado no homem e não em Deus, objetiva atender os desejos do homem de dinheiro, cura). A teologia da prosperidade não é o evangelho que a Bíblia nos ensina da redenção e vida eterna em Jesus Cristo.

Dentre outras características que certamente, se começarmos a pensar ficaremos atônitos com o que estamos contemplando e que tem sentido com o texto do apóstolo Paulo a Timóteo, em 2 Timóteo 3: 1-5: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afasta-se também destes.”

Termos uma vida equilibrada significa:- vivermos neste mundo para Deus, convivermos com as pessoas que precisam ser alcançadas, sem sermos contaminados pelo pecado, porém, impactando as pessoas com nosso comportamento de vida cristã. Uma vida na presença de Deus, de tal forma que o evangelho possa ser pregado também pelo nosso comportamento que glorifica e agrada a Deus.

 O nosso desafio é termos uma vida equilibrada, na presença de Deus, em comunhão diária e contínua, proclamando a mensagem de salvação, impactando o mundo com uma vida separada e santificada, uma vida com domínio próprio que viva o amor de Deus de forma real.

 Que Deus nos ajude a impactarmos o mundo com amor!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *