Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A importância da intercessão

“não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.”
Efésios 1:16

prayer

O apóstolo Paulo nos ensina, no começo da carta a Igreja de Éfeso, a importância da intercessão e em podermos orar uns pelos outros.

Um intercessor é aquele que se coloca no lugar da outra pessoa, e invoca a presença de Deus, através da oração, para que o Criador possa agir sobre a vida que for mencionada.

Duas características importantes, na vida de oração de Paulo, são aprendidas através deste versículo 16:

1ª) Característica: orar de forma contínua – Como cristãos devemos ter em mente que a oração traz comunhão com Deus e nos permite enfrentarmos as dificuldades ao nosso redor. Paulo orava por si mesmo e também se preocupava em orar pelos outros. Devemos, como autênticos seguidores de Jesus Cristo, nos preocuparmos em orarmos por alguém que conhecemos (pessoas próximas, pessoas da igreja, pessoas que desejarmos falar do evangelho, são alguns exemplos).

2ª) Característica: agradecer e glorificar a Deus – Oração é um momento de reconhecermos nossa dependência de Deus e também de podermos agradecê-lo por tantas coisas boas que Ele já nos concedeu. É um momento de gratidão e não apenas de levarmos nossos pedidos aos céus. Nossas orações louvam, adoram e glorificam ao Criador.

Aplicação Prática:

Paulo se preocupava com a igreja de Éfeso. Sua oração revela uma personalidade aos pés de Jesus Cristo, pois apesar de preso em Roma,  estava preocupado com o entendimento espiritual destes cristãos e em sua oração intercessora revela três pedidos especiais para a igreja.

Vamos rever o texto bíblico para entender quais os pedidos do apóstolo Paulo:

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”
Efésios 1:17,18.

Primeiro pedido de Paulo: espírito de sabedoria

Quando Paulo intercede pedindo para Deus espírito de sabedoria para a Igreja de Éfeso e para nós cristãos, ele deseja que tenhamos uma visão clara do que é a vida cristã. Este “espírito” se refere ao nosso espírito humano, ao nosso entendimento das escrituras, de entendermos a vontade de Deus para nossas vidas, que certamente teremos sob a iluminação do Espírito Santo de Deus, que estará esclarecendo aos nossos corações o significado da vida cristã. Este espírito de sabedoria, de conhecimento de Deus é diferente da sabedoria humana, alcançada apenas pelo conhecimento de histórias, fatos e acontecimentos. Quando temos o espírito de sabedoria dado por Deus, através da comunhão diária em oração, através da leitura da Bíblia, temos a compreensão de Deus, além das simples palavras escritas na Bíblia.

Muitas pessoas até leem a Bíblia, mas não a entendem, porque a leem como se tivessem lendo um livro comum. Neste sentido, para muitos a Bíblia é apenas um livro com fatos históricos do passado e não causará nenhuma mudança na vida de quem a lê sem estar em conexão e comunhão com o Criador. A Bíblia é entendida quando buscamos a Deus em comunhão, em oração, quando Deus nos dá este espírito de sabedoria dos céus e somos iluminados pelo Espírito Santo de Deus, nos esclarecendo na leitura das sagradas escrituras.

Segundo pedido de Paulo: espírito de revelação

A preocupação de Paulo pelos efésios, e também de Deus por nós hoje, é que tenhamos a visão clara, o entendimento correto das verdades bíblicas, para que elas possam ser compreendidas plenamente por nós. O que o apóstolo Paulo deseja é que aquilo que estivesse obscuro, que estivesse sob um véu, que não fosse claro para os primeiros cristãos, pudesse ser compreendido. O objetivo é que pudéssemos entender as verdades espirituais. Não significava uma nova revelação ou algo novo que pudesse vir dos céus, porque Deus já havia dado sua mensagem de salvação, através de Jesus Cristo que morreu e ressuscitou por nós pecadores.

Este espírito de revelação é para nós podermos ter certeza que:- entendemos plenamente a maravilhosa graça de Jesus Cristo, agindo em nossas vidas. E estes mistérios espirituais estão totalmente revelados nas sagradas escrituras, não existe necessidade de “novas verdades”, porque Deus já se manifestou a nós através da Bíblia, que é a Palavra de Deus para nós, Sua verdade escrita e que precisamos ler e viver seus ensinamentos nesta existência.

Terceiro pedido de Paulo: olhos do coração sejam iluminados

As verdades divinas contidas na Bíblia. A sabedoria divina que Deus deseja nos revelar durante nossa jornada cristã, só é apreendida por um coração humilde, quebrantado e sincero na presença de Deus. Entendemos o amor de Deus, sua Maravilhosa Graça, seus objetivos e propósitos para nossa vida cristã, quando temos comunhão com Ele em oração, quando lemos e entendemos a mensagem bíblica, quando também oramos e nos preocupamos por nossos semelhantes e pelo serviço da igreja cristã.

Nossos olhos humanos não podem conhecer a vontade de Deus. Podemos enxergar o mundo e a Criação de Deus, podemos ficar deslumbrados pela obra da criação, mas o que o apóstolo Paulo ora, e deseja para os cristãos de Éfeso, e nós hoje é que:-  possamos olhar para Deus com os olhos do nosso coração, da nossa alma e que este entendimento de Deus, seja sempre iluminado por uma vida de comunhão diária com o Criador, onde a atuação do Espírito Santo de Deus em nós, possa nos esclarecer, possa nos confortar, consolar, nos moldar na direção de uma vida de amor, como a vida de nosso Mestre Jesus Cristo.

Aquilo que a nossa mente humana não pode compreender de Deus, aquilo que vivemos, as circunstâncias da vida que não esperávamos enfrentar, doenças, as decepções com pessoas, frustrações e planos fracassados, problemas diversos, poderemos enxergar por um coração iluminado pela presença de Deus, iluminado pelo Espírito Santo de Deus. Esta compreensão de Deus, esta iluminação de Deus em nossas vidas, nos capacitará, dia a dia, a vivermos separados deste mundo e sabermos que não estamos sozinhos, mas acompanhados pelo Criador do Universo que certamente nos impulsionará sempre para olharmos para o alto, para a Glória de Deus, para nosso objetivo principal que é a eternidade com Ele.

pray-for-men

Que possamos, na nossa vida cristã, estarmos orando e intercedendo uns pelos outros, pedindo para Deus nos dar discernimento das sagradas escrituras, orarmos para que Deus nos una com seu amor, que possamos ter comunhão e unidade com Cristo, com sua obra e reino aqui na terra e amarmos nossos irmãos.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *