Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Estamos sendo renovados

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia”

2 Coríntios 4:16

renovacao

 Sabe aquele dia que você acorda e tem dificuldade para sair da cama, porque tem consciência que terá de enfrentar um dia desgastante.

naoconsigolevantar

A Bíblia é um conjunto de sessenta e seis livros (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento). Apesar do último livro que compõe a Bíblia, ter sido escrito há mais de 2000 anos, a mensagem da Bíblia é sempre atual e parece que foi escrita para nós:- cidadãos do século XXI.

O contexto deste capítulo nos mostra uma realidade altamente estressante, parece que o apóstolo Paulo esteve esta semana conosco e escreveu este capítulo baseado no que viu nos nossos dias, em nossas vidas.

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”
2 Coríntios 4:7-9

O livro de Coríntios não é um livro profético e nem foi intenção de Paulo falar profeticamente ou dizer situações e circunstâncias de nossos dias. Paulo escreveu especificamente este texto para a realidade da Igreja de Corinto e para os problemas daquela época.

Porém, os problemas daquela época são muito parecidos com os nossos hoje.

Os problemas nos estressam e nos deixam desanimados.

A Palavra de Deus tem hoje para nós uma mensagem renovadora!

Aplicação Prática: 

Quando depositamos nossa confiança nas mãos de Deus teremos reais possibilidades de sobrevivência.

Quando entendemos que sozinhos, não poderemos enfrentar este mundo atual, cada vez mais complexo e estressante, então certamente, veremos que a espiritualidade e o entendimento sobre Deus em nossas vidas será algo extremamente necessário para nossa sobrevivência, para nós podermos caminhar aqui na Terra de uma forma mais leve, mais segura, mais tranquila e com paz interior.

Muitas pessoas buscam esta satisfação pessoal em situações e circunstâncias desta existência, que certamente, momentaneamente, irão lhes trazer bem estar e alegrias imediatas, vou citar apenas alguns exemplos:- ter recursos financeiros, a realização de viagens inesquecíveis e fantásticas a lugares paradisíacos, ou até mesmo um relacionamento afetivo perfeito.

No entanto, quanto se vive todas estas possibilidades (ter dinheiro e recursos financeiros, descansar e fazer uma viagem dos seus sonhos, ou mesmo estar num relacionamento conjugal que te faça feliz), e você ainda não tem uma vida espiritual com a pessoa certa, que é a espiritualidade vivenciada com um Deus pessoal, que se relaciona com você, que pode te ajudar, que te ama e te aceita como você é, então mesmo tendo estas alegrias que são boas, mas são passageiras, ainda assim, você não está imune a uma vida estressante e desanimadora.

cansado_620x413

O apóstolo Paulo nos informa algumas promessas vinculadas aos problemas que enfrentamos no dia a dia, vejamos elas:

  • (Mundo exterior) De todos os lados somos pressionados  ===> (Resposta bíblica) mas não desanimados;

pressao

  • (Mundo exterior) ficamos perplexos ===> (Resposta bíblica) mas não desesperados;

assustado

  • (Mundo exterior) somos perseguidos ===> (Resposta bíblica) mas não abandonados;

perseguicao

  • (Mundo exterior) abatidos ===> (Resposta bíblica) mas não destruídos;

grief

Deus tem sempre um “mas” de renovação, de restauração e de esperança para seus filhos, para aqueles que confiam sua vida em Suas mãos.

Quando vivemos uma vida de relacionamento pessoal com Deus, podemos exteriormente estarmos sendo desgastados pelas ações que recebemos do “mundo exterior“, de tudo aquilo que nos rodeia, das influências de pessoas, das influências de situações desanimadoras, das influências de problemas inevitáveis que teremos que enfrentar.

Mesmo sendo desgastados em nossas emoções, nos sentirmos cansados e sobrecarregados, envelhecermos às vezes, alguns anos em poucos meses de vida, e nossa aparência física começar a refletir estas pressões extremas que sofremos, estas situações que nos deixam atônitos e assustados, e apesar das perseguições por sermos cristãos e vivermos uma vida diferenciada com Deus, apesar de nos sentirmos abatidos por todo este estresse, a Bíblia nos apresenta de forma clara e simples as promessas de Deus para nos reerguer:

Com Deus não ficaremos desanimados, não perdermos o ânimo, a fé e a motivação para continuar.

Com Deus não ficaremos desesperados, vivemos com o Deus da esperança, que nos proporciona sempre uma solução adequada para nossos problemas, mesmo sendo problemas muitas vezes terríveis e difíceis para nós enfrentarmos.

Com Deus não nos sentiremos jamais abandonados, com Deus ao nosso lado, o mundo poderá nos desprezar, e até mesmo nos perseguir por sermos cristãos e confessarmos nossa fé em Jesus Cristo, mas caminhar com o Criador ao nosso lado nos permitirá nos sentirmos abraçados, acolhidos e amados.

Com Deus não ficaremos abatidos, poderemos ficar como seres humanos fragilizados por um grande problema, mas com Deus nos ajudando, nos sentiremos seguros, porque o Criador nos ajudará nas batalhas da vida, permitindo que não sejamos destruídos pelos nossos inimigos, sejam eles quais forem.

Este poder que temos para enfrentar todas estas lutas diárias, não vem de nós mesmos, na nossa capacidade física, mental ou espiritual, o apóstolo Paulo nos informa que este poder vem de Deus:

“para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.” (2 Coríntios 4:7)

Deus nos capacita neste relacionamento pessoal que temos com Ele, a termos o Seu poder, atuando em nós, que nos ajuda, que nos capacita, que nos ensina, que nos incentiva diariamente na caminhada, na renovação de nós mesmos, da nossa mente, e nos faz enxergar a vida sempre com fé, com coragem, com motivação, com paz e alegria no coração, sabendo que não estamos sozinhos e que sempre, o Criador tem sua bênção para nos dizer, um “mas”, e nos abençoar com uma palavra de esperança.

Você poderá passar por lutas, problemas e tribulações, mas Eu (Deus) estarei contigo“!

deus-restaurador

 Interiormente estamos sendo renovados dia após dia, numa vida de comunhão com o Criador, numa vida de restauração e renovação, a vida de Deus sempre se manifestará em nosso corpo humano, temos um tesouro em nosso vaso de barro (que é o nosso corpo mortal, que somos nós mesmos com nossas fragilidades humanas), e este tesouro é Jesus Cristo, habitando em nós, nos renovando sempre.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *