Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Você tem medo ou temor do Senhor?

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”
Provérbios 1:7

Que tipo de relacionamento eu tenho com Deus?

Eu tenho um relacionamento de medo e Deus é ameaçador para minha vida?

Sinto um peso sobre minha existência:- vivo diariamente sozinho e me sinto inseguro.

images_voce-tem-medo-de-deus

Ou, eu tenho um relacionamento de temor:- Deus caminha comigo nesta existência.

Sinto prazer e alegria no meu coração:- tenho paz e segurança.

deus-esta-comigo

Lendo todo o capítulo primeiro, do livro de Provérbios de Salomão, poderemos entender que o sábio Rei explicava a importância da sabedoria para a nossa vida.

E o temor ao Senhor é a virtude mais básica e necessária para podermos alcançar o conhecimento e a sabedoria nesta existência.

Neste momento cabe uma pergunta para todos nós:- qual é o significado da palavra “temor”?

Se procurarmos ajuda nos dicionários veremos duas vertentes básicas para esta palavra, que é um substantivo masculino:

1ª falta de tranquilidade, sensação de ameaça; susto;

2ª sentimento de profundo respeito e obediência.

Salomão estava se referindo a segunda opção em que nos relacionamos com Deus, através de um sentimento profundo de respeito e obediência ao Criador, quando entendemos quem Ele É e somos submissos à Sua Vontade.

Muitas seitas, infelizmente de forma equivocada, tentam apresentar Deus ao homem pela primeira opção, impondo-lhe falta de tranquilidade, sensação de ameaça, tornando assim a relação Deus-homem, em uma visão cruel da divindade irada que está sempre pronta a punir nós mortais, cativando seus seguidores pelo medo.

Certamente o Deus que cremos da Bíblia, também se manifesta a nós em sua justiça e ira, porém primeiro sempre de forma amorosa, bondosa, desejando que, acima de tudo, o homem se aproxime Dele pelo reconhecimento de seu Plano de Salvação, através de Jesus Cristo, proporcionando um relacionamento familiar de amizade e amor a nós, filhos obedientes que respeitaremos ao nosso Pai que está nos céus.

E na segunda metade do versículo sete, Salomão ressalta que aqueles que desprezam a sabedoria e a disciplina são insensatos, ou seja, não possuem o entendimento e a compreensão que Deus deseja para seu coração e para sua vida.

O verbo desprezar tem forte carga negativa, e neste contexto tem o significado que não obedecer a Deus, não ter respeito ao Criador, equivale a desprezar toda a sabedoria, ser como uma pessoa que não tem juízo, ser louco ou doido, não estando com saúde mental.

Aplicação Prática:

Temos hoje a oportunidade de obedecermos a Deus, o reconhecermos em nossas vidas e começarmos a caminhar no caminho do conhecimento e da sabedoria, crescendo dia a dia na maturidade desejada por Deus para nossas vidas.

Para reconhecermos Deus em nossas vidas, precisamos crer na mensagem da Cruz e no sacrifício substitutivo de Jesus Cristo que morreu em nosso lugar para nos salvar. O caminho que precisamos trilhar é o caminho da salvação através de Jesus, seguindo seus passos, sendo seus discípulos nesta breve existência terrena.

Porém, temos também a oportunidade de rejeitarmos os ensinamentos da Bíblia, as verdades de Deus para nós, o conhecimento divino e caminharmos na contramão do Criador, fazendo a nossa vontade, desobedecendo as orientações e conselhos bíblicos e vivendo esta existência como se Deus não existisse, e neste sentido o Sábio Rei Salomão, nos chama de loucos ou insensatos.

 Para rejeitarmos a Deus, basta apenas seguirmos o curso deste mundo, vivendo a vida da multidão de pessoas que não tem temor pelo Criador, que desprezam os princípios da Bíblia e riem daqueles que dizem manter um relacionamento profundo com Deus.

Qual caminho a seguir?

duplo-caminho

Jesus nos apresenta de forma simples e clara o único caminho da salvação, a vida que podemos ter para estarmos ligados aos céus e ao Criador:

“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
João 14:6

JESUS O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS!

JESUS A VERDADE DE DEUS PARA NÓS!

JESUS A VIDA DE DEUS EM NÓS!

carpediemjovens1

Que Deus nos ajude a ouvirmos ao sábio Rei Salomão e termos o temor do Senhor, a obedecermos a Deus nesta breve existência terrena (hoje estamos aqui, amanhã poderemos não estar), a vivermos uma vida de respeito aos valores divinos:- reconhecendo Jesus Cristo, o único caminho que Deus preparou para nossa salvação, a conhecermos cada dia a maturidade esperada de Deus para nós, vivendo a verdade de Cristo em nossa existência, caminhando com Ele e tendo a vida de Deus agindo em nós, e quando partirmos deste mundo para a nossa última viagem, recebermos a bênção da vida eterna com o Criador.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *