Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – O Sustento diário

“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”
Mateus 6:11

Em menos de trezentos anos a população mundial saltou de 791.000.000 habitantes na Terra, no ano de 1750 (século dezoito), para 1.650.000.000 habitantes, no ano de 1900 (final do século dezenove), 2.518.629.000 habitantes, no ano de 1950 (metade do século vinte) e atualmente em 2018 (século vinte e um) estamos com aproximadamente 7.500.000.000 habitantes em nosso planeta.

superpopulacao

Há exatos duzentos e sessenta e oito anos, em 1750 a população mundial era inferior a um bilhão de habitantes. Há menos de cem anos, em 1950, a população havia triplicado para dois bilhões e quinhentos mil habitantes e a população mundial atual, em comparação com o ano de 1750, é nove vezes maior.

Muitos de nós nascemos no século vinte, quando a população de nosso planeta era três vezes menor do que a população atual. Temos hoje uma superpopulação em nosso planeta e a tendência é que esta população continue crescendo. A Ásia é o continente mais populoso: países como a China, a Índia e a Indonésia representam 60% da população mundial atual.

overcrowded10

O grande desafio, para os países do mundo, será garantir alimentos para toda esta população, já que os recursos físicos e ambientais aqui em nosso planeta são limitados.

india

Vivemos um tempo de crise econômica e a cada dia este cenário vai se tornando cada vez mais assustador.

Por outro lado, Jesus Cristo ao nos ensinar a oração mundialmente conhecida, como a oração do Pai Nosso, nos promete a bênção do alimento diário, quando diz: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”

Aplicação Prática:

Segundo os historiadores, o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade e teria surgido na região da Mesopotâmia, onde hoje está o Iraque. Já o pão fermentado e levedado, similar ao que conhecemos em nosso país, surgiu no Egito.

O pão é um alimento básico nas refeições de muitos países e é constituído basicamente de farinha de trigo ou outro cereal, acrescido de água, sal e fermento.

pao

Jesus utilizou em sua oração, o alimento pão, conhecido naquela época e também hoje, para nos mostrar a importância de entendermos nossa dependência do Criador, do nosso Pai dos Céus, que diariamente nos fornece as condições para nossa sobrevivência e manutenção de nossa saúde física.

O significado do pão nesta oração, nos remete a compreendermos que:-

  1. Nós, humanos, dependemos da agricultura, do plantio das sementes que produzirão o trigo ou cereal, da extração e produção do sal, da água suficiente, para serem utilizados na receita de fabricação do pão, e mais do que isto, das condições climáticas favoráveis, da chuva no tempo certo, que somente Deus pode fornecer. Da proteção contra as catástrofes da natureza.
  2.  Dependemos também de nosso trabalho para podermos comprar este mesmo pão.

Se pensarmos no simples alimento que é o pão, e analisarmos as dificuldades que existirão para ele chegar até nossas mesas, veremos humanamente que somos dependentes de terceiros, da agricultura para podermos ter os ingredientes que constituirão o pão, do extrativismo para termos o sal, e também do nosso próprio trabalho, da nossa profissão, das nossas atividades profissionais para recebermos um salário necessário para comprá-lo.

Porém, Deus, através de Jesus Cristo nos faz um convite a “não” dependermos apenas de nós mesmos, da nossa autossuficiência, da nossa própria capacidade, enfim em vivermos sem necessitar da ajuda de alguém, confiando apenas no nosso trabalho, em nosso esforço físico.

Deus nos convida hoje para dependermos Dele!

Deus, através de Jesus Cristo, nos convida para quebrarmos o nosso orgulho, a olharmos para o alto, reconhecendo que Deus é nosso Pai e poderemos viver aqui nesta existência, nesta maravilhosa dependência, sendo humildes e submissos ao Criador, respeitando e vivendo uma vida para Sua Glória, agradecendo a Deus peloPão Nosso de Cada Dia“, tendo um coração grato e abençoador, abençoando também outras pessoas, que não podem ter acesso ao pão, como alimento material, compartilhando também o alimento espiritual:- a mensagem da salvação e a Palavra de Deus.

Quando confiamos no Pai Nosso que está nos céus, em nosso Deus que nos ama e nos enviou Jesus Cristo, poderemos viver nesta dependência a despeito do que aconteça ao nosso mundo, da explosão populacional, da falta de alimentos que já ocorre em muitos países, da crise em nosso país, da falta de empregos, daquilo que não sabemos que acontecerá amanhã em nossas vidas.

Deus nos tira o medo, a ansiedade e poderemos avançar: vivendo um dia de cada vez em Sua Presença!

eating

Poderemos ter a certeza que Ele é o nosso Pai e que sempre nos sustentará com o alimento material, e nesta dependência diária, nesta comunhão, teremos o principal alimento em nossas almas, a paz de Deus que nos motivará a continuar com coragem, com fé, vivendo um dia de cada vez, recebendo o sustento material e nos alimentando do pão espiritual que é Jesus Cristo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *