Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Praticando a justiça

“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”
1 João 3:18

Amar a Deus e ao nosso próximo requer uma vida cristã verdadeira de alguém que ame a Deus de forma prática, sempre fugindo do pecado.

Vou destacar apenas um exemplo, porque pecado é tudo aquilo que fazemos, não aprovado pela Palavra de Deus e que nos afasta da presença de Deus. Hoje, o pecado da pornografia, através da internet, tem destruído milhares de famílias pelo mundo, escravizado e afastado homens e mulheres da presença de Deus.

vencendoopecado

O verdadeiro cristão lutará contra seus pecados, seus vícios e tudo aquilo que faz e desagrada a Deus.

O verdadeiro cristão desejará agradar ao Criador: viver uma vida para Sua Glória!

O apóstolo João escreve sobre a salvação neste capítulo três.

O papel e participação da Trindade Santa é destacado no texto bíblico:

O papel do Pai (3:1-3):

  1. Ele nos concede seu amor (3.1a).
  2. Ele nos chama de seus filhos (3.1b-2a).
  3. Ele nos tornará semelhantes a Jesus (3.2b-3).

O papel do Filho (3:4-5,8):

  1. Ele morreu por nossos pecados (3:4-5).
  2. Ele destruiu as obras do diabo (3.8).

O papel do Espírito Santo (3:24b): Ele habita em nós.

Como poderemos ter a certeza que somos verdadeiramente salvos?

O apóstolo João nos responde a esta pergunta no texto bíblico a seguir:

Todo aquele que nele permanece não está no pecado. “ 1 João 3:6a.

“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” 1 João 3:7.

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” 1 João 3:9.

not-784-20150723221503

A certeza de nossa salvação é dada por Deus aos nossos corações, pois ao entendermos o plano de Salvação de Jesus Cristo, que morreu naquela horrorosa cruz, em nosso lugar, pelos nossos pecados, nos arrependeremos e desejaremos viver uma nova vida, que agradará ao Senhor, portanto desejaremos fugir dos pecados que praticávamos quando não conhecíamos a Deus. Receberemos a paz de Jesus Cristo em nossos corações e desejaremos fugir dos pecados voluntários, daquilo que nos afastará de Deus e não agradará a Deus.

O apostolo João nos ensina que todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado. O sentido deste texto, no original grego, é que o verdadeiro cristão “não vive praticando o pecado (está no gerúndio), ou seja, o verdadeiro cristão estará em comunhão com Deus para poder vencer as tentações e fugir do pecado, não conseguirá viver uma vida de comunhão com Deus e ao mesmo tempo:- sentir prazer no pecado, que a Bíblia condena.

Portanto, como nascidos de novo não estamos imunes a cometermos pecado.

A vida cristã é como uma plantinha que devemos cuidar diariamente para que ela possa crescer na direção da maturidade que é Jesus Cristo. O pecado é como a erva daninha que destrói nossa plantinha. O pecado destrói nossa vida de comunhão com o Criador.

plantacuidada

Devemos buscar a Deus diariamente, termos comunhão com Ele, para fugirmos do pecado.

O verdadeiro cristão fugirá do pecado, não poderá estar na prática contínua do pecado, como se aquela situação contrária a Palavra de Deus, fosse algo normal.

O verdadeiro cristão estará sendo alimentado diariamente por Deus e quando for tentado:- conseguirá vencer as tentações, pelo poder de Deus que estará atuando em seu interior, pelo conhecimento da Palavra de Deus que será lembrada em sua memória.

Neste sentido, olhando para as nossas vidas, poderemos perguntar:- que tipo de vida tenho levado?

Uma vida de comunhão com Deus e fugindo do pecado,

ou

sou apenas um cristão nominal, frequentador de igreja e que ainda sinto prazer na prática do pecado contínuo.

Aplicação Prática:

O apóstolo João deixa muito claro neste texto que: aquele que vive em pecado contínuo não é de Deus.

“Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” 1 João 3:6.

“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” 1 João 3:8.

“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.” 1 João 3:10.

O pecado contínuo e deliberado, sem peso em nossa consciência, sem arrependimento em nosso coração, constitui-se uma afronta para Deus, nos afasta de Deus e de Sua Presença Santa. Quem está no pecado contínuo não viu, nem conheceu a Deus.

A pratica do pecado nos mostra de que lado nós estamos. A Bíblia é muito clara neste sentido: aquele que pratica o pecado é do diabo. Jesus Cristo se manifestou para destruir as obras do diabo, ou seja o pecado que habitava nossos corações antes de conhecermos a Deus, antes de entregarmos nossas vidas para Jesus Cristo.

aospescruz

Quando temos comunhão com Deus:- fugiremos do pecado e lutaremos para não praticá-lo.

Quando o pecado nos incomodar e procurarmos praticar a justiça, então certamente estaremos do lado de Deus, seremos realmente filhos de Deus.

Precisamos também amarmos nossos irmãos, perdoá-los se eles nos ofenderem, vivermos em paz com todos, vivermos em paz com Deus.

Temos que ter a consciência que apesar de sermos salvos por Jesus Cristo na Cruz do Calvário que levou nossas dívidas, nossos pecados naquela cruz em nosso lugar, ainda assim não estamos blindados do pecado, não estamos imunes ao pecado.

Devemos buscar a Deus diariamente, nos alimentarmos espiritualmente com oração, com comunhão com o Criador, com a leitura de Sua Palavra, para vencermos as tentações, fugirmos dos pecados voluntários.

106294_5350_6

Deus é amor, nos sonda e nos conhece. Conhece nosso coração e nossas intenções. Sabe quem nós somos.

Sua Palavra nos ajuda e dá a possibilidade de nos arrependermos, e se cometermos algum pecado voluntário ou involuntário, Deus abre a possibilidade de nós termos uma oportunidade de perdão e arrependimento, de sentirmos paz em nosso coração, vejamos o texto do apóstolo João:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9.

sofrimento33

Arrependimento é momento de tristeza e quebrantamento:- é olharmos para o pecado que cometemos e chorarmos, pedirmos perdão para Deus e nunca mais o cometermos.

Somos em essência pecadores que devemos depender diariamente da Maravilhosa Graça de Jesus para nos abraçar e perdoar, mas cuidado, isto não significa que você pode ter “pecados de estimação“, aqueles pecados que você pratica há muitos anos e certamente te afastam de Deus e o colocam em oposição ao Criador.

Confesse hoje mesmo a Deus os seus pecados ocultos, arrependa-se da pratica de coisas erradas que desagradam ao Criador, daqueles pecados contínuos, comece uma nova vida com Jesus Cristo te abençoando e te ajudando na jornada cristã.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *