Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Convocados

 E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, (Marcos 3:13,14)

Estamos em época de copa do mundo. Cada uma das 32 seleções mundiais convocou seus melhores jogadores para a disputa de um torneio de futebol. Sabemos que somente os melhores jogadores são selecionados para comporem os times que disputam esse grande torneio.

A Bíblia nos conta que Jesus também selecionou doze homens com a intenção de ensiná-los a respeito das verdades do Reino de Deus. Esses homens seriam também treinados por Jesus, e assim, dariam continuidade a missão de Jesus.

Jesus inaugurou o Reino de Deus entre os homens, mas seriam os discípulos os responsáveis por levar adiante o Reino de Deus entre os homens.  Portanto, Jesus chamou e  capacitou seus discípulos para a missão. Jesus prometeu retornar um dia para tornar o seu Reino pleno, mas enquanto não retorna, os discípulos devem estar em missão.

Mas quais são os critérios de Jesus para convocar seus discípulos? Lendo os Evangelhos, rapidamente podemos perceber que Jesus não escolheu os melhores de sua geração. Os discípulos de Jesus tinham lá os seus problemas. Os Evangelhos narram situações vergonhosas a respeito dos discípulos de Jesus. Quando por exemplo, eles disputavam entre si sobre quem seria o maior entre eles. (Lucas 22.24). O próprio Pedro, líder dos discípulos negou a Jesus. (Marcos 14.66) Os discípulos pensaram em abandonar a missão (João 21).

Portanto, o critério de Jesus para convocar seus discípulos é o critério da  graça. Jesus escolhe seus discípulos tendo por base o seu amor incondicional. Jesus decidiu amar aqueles homens, e então pelo poder do seu amor, transformou homens fracos e covardes em homens cheios de fé e coragem. Jesus fez daqueles homens um grande time.

É verdade, Deus tem muitas razões para não nos chamar e não nos usar em sua missão  – Moisés gaguejava. – Davi não foi um bom pai e teve um caso fora do casamento. – João marcos foi rejeitado por Paulo.  – Jacó era um mentiroso. – Salomão tinha problemas com a luxuria e riqueza. – Abraão era muito velho. – Timóteo era muito jovem e tinha problemas de saúde. – Pedro negou a Jesus. – Miriam tinha problemas com fofoca. – Noemi era Viúva. – Paulo era um homem violento e perseguiu as pessoas. – Jonas fugiu de Deus. – Gideão era um medroso. Mas todos esses homens e mulheres foram usados por Deus.

Pela graça de Deus, por seu amor revelado em Cristo Jesus, eu e você podemos ser aquilo que Deus mesmo deseja que sejamos. Confesse suas fraquezas, viva na dependência de Jesus. Continue cumprindo a sua missão, você foi convocado por Jesus!

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *