Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Oração: um elo com a eternidade

“Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.”
Salmos 4:1

Esta é uma oração noturna de Davi, em que o salmista no versículo 8, declara: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.”, repetindo a ideia apresentada no salmo 3:5, quando Davi registra: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.

escolhido-por-deus-1

Davi se relacionava pela fé com um Deus pessoal, da qual ele tinha total dependência e que lhe dava provisão (sustento) e também proteção (segurança).

 Se estudarmos a história bíblica de Davi, veremos que ele sempre enfrentou situações de perigo iminente e que sua história foi pautada pela confiança e gratidão para com Deus. Os livramentos e a proteção de Deus eram uma realidade em sua vida e também, porque ele não dependia da sua própria capacidade humana, como Rei que era, para vencer as batalhas. Davi confiava em Deus.

Um dos exemplos bíblicos que demonstram o caráter de Davi e seu comportamento perante Deus, recebendo a proteção divina está registrado no livro de 2 Samuel 7:1: “O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor.”.

Neste mesmo texto o Rei Davi estava preocupado com a arca da aliança, que continha dentro dela os dez mandamentos e representava para o povo de Israel a presença de Deus entre eles. Davi sabia que a arca não tinha um local seguro para estar, e então, a despeito dele estar morando em um palácio, ele se preocupou com Deus e com a arca, que representava Deus para aquele povo e disse para o profeta Natã em 2 Samuel 7:2: “Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus permanece numa simples tenda”.”

Davi teve o desejo sincero em seu coração de construir um templo para proteger o maior símbolo da fé judaica, a arca da aliança e o profeta Natã lhe responde, em 2 Samuel 7:4,5: “E naquela mesma noite o Senhor falou a Natã: “Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar?”

No desenvolvimento deste texto bíblico, em 2 Samuel 7, vemos a preocupação de Davi e às respostas de Deus para o profeta Natã, num relacionamento e comunicação, que, naquela época, acontecia através da ação de profetas escolhidos por Deus para comunicar Sua Vontade ao povo escolhido.

E Deus comunica ao profeta Natã que tirou Davi das pastagens, de ser um simples pastor de ovelhas para ser Rei em Israel. Davi na sequência do texto bíblico declara uma das mais belas orações registradas na Palavra de Deus, quando diante das promessas de Deus, declaradas para o povo escolhido, para sua vida e a vida de seus descendentes, Davi reitera sua fidelidade a Deus, dizendo em 2 Samuel 7:24-26: “Tu mesmo fizeste de Israel o teu povo particular para sempre, e tu, ó Senhor, te tornaste o seu Deus“Agora, Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste a respeito de teu servo e de sua descendência. Faze conforme prometeste, para que o teu nome seja engrandecido para sempre e os homens digam: ‘O Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel! ’ E a descendência de teu servo Davi se manterá firme diante de ti.”.

men-raise-hands-to-worship-god

Davi tinha uma coração totalmente entregue para Deus, mesmo sendo Rei, estava preocupado em agradar ao Senhor com sua vida e permanecer fiel aos ensinamentos do Criador.

Aplicação Prática:

Com a vinda de Jesus Cristo entre nós, não mais precisamos de profetas, de mediadores entre Deus e os homens, como era a forma que Deus se comunicava conosco, na época do Antigo Testamento, conforme o livro de Hebreus nos ensina em Hebreus 1:1,2: “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”.

Podemos orar diretamente para Deus e colocarmos nossa gratidão e nossos pedidos para o Criador, por intermédio de Jesus Cristo.

oracaomulher

Jesus Cristo é o mediador desta nova aliança, feita em seu sangue e nós que o recebemos em nossas vidas, poderemos desfrutar desta comunicação direta com Deus, através da oração, por intermédio de Jesus Cristo, conforme o livro de 1 Timóteo 2:5, registra:” Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus“.

People stand in prayer after marching about a mile to the police station to protest the shooting of Michael Brown in Ferguson, Mo., in August.

E Jesus mesmo nos ensinou orarmos, por intermédio do seu nome, no evangelho de João 14:13-14: “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”.

E o segredo, a chave para termos nossas orações respondidas por Deus, da mesma forma que Deus respondia para Davi, quando ele clamava na sua angústia a Deus é: realizarmos a vontade de Deus e podermos estar em comunhão plena com Deus, obedecendo aos seus mandamentos, conforme o evangelho de João nos ensina, em João 9:31: “Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.

oracaoebiblia

Crendo em Jesus, ligados com Deus, ainda assim somos pecadores e sujeitos às falhas nesta existência, mas temos a possibilidade de temendo a Deus, nos arrependermos de nossos pecados e pedirmos perdão para Deus, conforme 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”.

Davi era um homem temente a Deus que procurava agradar ao Criador com sua vida. Poderia ter abandonado Deus, quando assumiu o trono, como Rei, mas estava lá e preocupado com a arca da aliança, com os símbolos de fé da sua época e especialmente em agradar a Deus, praticando a vontade de Deus.

Vivemos tempos incertos, da mesma forma que Davi viveu em sua época. Os inimigos estão por toda parte. Muitos de nós, chegamos exaustos do trabalho e à noite, fazemos um balanço do dia, das vitórias e dos problemas enfrentados. Muitos de nós, também, vivemos angustiados com a multidão de situações e problemas que teremos que enfrentar durante a semana e às vezes, até perdemos o sono diante de tantas lutas.

Temos uma poderosa ferramenta, dada por Deus para nos comunicarmos com Ele, a oração. Podemos orar em qualquer momento e pedirmos para Deus nos socorrer em nossa angústia, em nossas lutas.

oracaoemfamilia

Que possamos olhar mais para Deus, através da oração e menos para nossos problemas. Que possamos buscá-lo em oração, confiando que Ele irá mudar a história de nossas vidas e de nossas famílias, como mudou a história de Davi, de seus descendentes e do povo de Israel.

Que Deus possa dar paz ao seu coração e você conseguir ter uma noite de sono tranquila, apesar de todos os problemas que continuarão existindo e serão enfrentados com a ajuda de Deus, no dia seguinte.

Confie em Deus. Leia a Bíblia. Entenda a vontade de Deus. Obedeça ao Criador. Ore!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *