Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Senhor meu Deus, em ti me refugio

Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.”
Salmos 7:9

Davi sofria perseguição de muitos inimigos.

Este é um salmo de lamentação de Davi onde ele declara sua inocência. Davi confiava totalmente sua vida para Deus, pedindo a proteção divina, usando como recurso em sua proteção, o que mais lhe afligia:- os ataques do inimigo. A Bíblia não registra qual episódio ou personagem bíblico, foi responsável, especificamente, para desencadear no coração de Davi, a necessidade da escrita deste salmo, declarativo de sua confiança em Deus, da sua visão de proteção divina, bem como da justiça de Deus, sobre os justos e os ímpios.

Qual a visão de Davi em relação a ter um Deus protetor?

A visão que Davi tinha da proteção divina era a de uma ave, protegendo seus filhotes, conforme ele volta a utilizar esta imagem, no Salmo 11:1: “No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?”, ou como, no Salmo 17:8: “Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,”.

aguia-ninho

Certamente, em Deus, poderemos nos sentir abraçados sempre, como um pássaro que abraça seus filhotes, para protegê-los dos predadores, de seus inimigos.

Logo no versículo 3, Davi alega ser inocente das acusações de seus adversários, preocupado com seus ataques, reafirmando que o próprio Deus, possa utilizar dos seus inimigos para o matar, caso ele esteja mentindo, dizendo desta forma que é inocente. Por isto, no versículo 4 ele declara para Deus, a frase:- “se fiz algum mal a um amigo“, no versículo 5, ele conclui, pedindo para Deus: “aniquile a minha vida, lançando a minha honra no pó“.

O salmo expressa a dor e o sofrimento de Davi em meio à dura realidade da sua vida, mas também demonstra sua profissão de fé em Deus, no Senhor que Ele confiava. Também, registra a realidade daqueles que seguem a Deus e confiam em Deus, como Davi: os justos, pessoas que são justificadas por Deus, como também, o destino daqueles que se opõem ao Senhor, daqueles que vivem suas vidas, apesar das muitas oportunidades, de Deus se aproximando deles, ainda assim, negarem ao Criador, pessoas desobedientes: os ímpios. 

adobestock_143932208_1920x800-1024x683

O amor de Deus pela humanidade é claro.

Deus sempre se aproximou de nós, para nos abençoar com seu amor.

tumblr_m3cvj8rmxs1r33brqo1_500

Muitos desejarão, como Davi, seguirem a Deus, muitos também, mesmo conclamados por Deus, para uma mudança de vida e transformação interna, negarão a existência divina, ou simplesmente, viverão esta existência, sem pensar na possibilidade de estarem com Deus, ou viverem debaixo da proteção divina, viverão como se Deus não existisse.

Temos a possibilidade de convivermos com um Deus pessoal, conhecedor do nosso interior, que sonda a nossa mente e nosso coração, conhece às nossas intenções, bem como, a intenção daqueles que vivem na contramão do evangelho. Aos que negam a Deus e Sua presença, o julgamento divino é certo. Aos que buscam a Deus, a segurança de viver esta existência de uma forma diferenciada, com a paz do Senhor, desfrutando as bênçãos de uma vida protegida por Deus.

Nossa vida de fé no Criador será vivida entre essas duas realidades: Deus é bom e a vida é difícil.

o-que-e-o-amor-de-deus

Aplicação Prática:

Uma das possibilidades de problemas que enfrentaremos nesta existência é a perseguição por algum inimigo real, alguém que nos perturba ou nos incomoda.

Alguém que luta contra nós, e não conseguimos sentir paz ou livres desta perseguição.

 Pensando na história de nossa vida, em nossos sofrimentos e dor, verificaremos à bênção de podermos desfrutar da proteção divina.

Se olharmos para nosso passado, nós que buscamos ao Senhor, verificaremos que Deus sempre nos abraçou nos momentos mais difíceis pelos quais passamos, como um pássaro que abraça seus filhotes, Deus já nos livrou de muitos inimigos, situações indesejadas de pessoas que nos perseguiram gratuitamente, ou mesmo, por algum conflito e pendência não resolvida.

blogger-image-1322174624

Neste mundo incrédulo que vivemos, difícil será não termos tido algum tipo de conflito interpessoal com alguém.  Se somos cristãos autênticos, certamente já incomodamos alguém, com nosso comportamento, e como a própria Palavra de Deus já havia nos sinalizado no evangelho de Mateus:5:11, através de Jesus Cristo:  “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.”

Jesus, nos afirma, que pelo fato de o seguirmos, seremos insultados, perseguidos e até calúnias serão levantadas contra nós.

Se você é um cristão fiel à Palavra de Deus, não se surpreenda com o surgimento de algum inimigo ou inimigos, que zombarão de você, o perseguirão, deixarão você de lado, ou mesmo, como dizemos em nosso mundo moderno, empreenderão algum tipo de “bullying”, que significa, intimidação, pelo fato de você seguir a Cristo.

 O apóstolo Paulo nos incentiva a sermos alegres ao Senhor, mesmo em meio as duras lutas da vida, em 2 Coríntios 12:10:  “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Lembrando sempre da imagem de segurança e proteção divina que Davi nos ensinou:- de um pássaro, no alto de um rochedo, abraçando seus filhotes, assim será sempre Deus, se manifestando para conosco, em meio às tempestades e perseguições desta existência. Deus é o nosso refúgio certo, nossa proteção em meio às mentiras e perseguições que se levantarem contra nós.

Quando você se sentir triste, angustiado, fraco por algum insulto, sentindo-se com um mal estar, em  decorrência de alguma situação não resolvida, confie sua vida ao Deus Todo-Poderoso, que em meio às dificuldades, lhe concederá: paz e alegria ao seu coração. Sua mente descansará em perfeita paz, você conseguirá dormir normalmente, em meio às tempestades, pois saberá que sua vida está depositada e protegida na rocha, que é Jesus Cristo.

angustia

Por isto, que com toda convicção, o apóstolo Paulo nos afirma  que: quando sou fraco é que sou forte.

Com Deus em nossas vidas e com nosso coração e mente, confiados totalmente no Senhor, poderemos desfrutar do amor, da bondade, das misericórdias e proteção divina, sem ficarmos com medo das lutas que já estamos enfrentando ou enfrentaremos.

f100008723

Que Deus te anime neste dia, continue firme em seus propósitos de seguir a Cristo, permanecendo no alto do Rochedo, abraçado pelo Criador do Universo que te protegerá sempre.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *