Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – De agora em diante…

Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.
Lucas 5:10

 Alguns pescadores haviam passado uma noite inteira no lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galiléia ou mar de Tiberíades. Certamente estavam exaustos e frustrados, porque o resultado daquela pescaria, no horário mais propício que era o horário noturno, não foi nada satisfatório.

Pedro e mais alguns pescadores estavam lavando suas redes, quando chega Jesus e muda todo o cenário daquela triste noite de trabalho perdido.

jesus_pescadores

Jesus se aproxima daqueles barcos, e ali estava num dos barcos Simão Pedro, dando manutenção numa rede. Jesus lhe pede para se afastar um pouco da praia e ele o obedece, e enquanto Pedro lavava sua rede, Jesus , sentado no barco, começa a pregar a palavra para a multidão na beira do lago.

Em dado momento, Jesus termina sua pregação para o povo e dá uma ordem para o pescador Pedro, registrado no capítulo 5, versículo 4 do evangelho de Lucas:

“Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

Porém, o pobre e perdido pescador Simão Pedro, respondeu para Jesus, baseado na sua razão, na sua visão humana, nos acontecimento daquele primeiro projeto que não havia dado certo, vejamos o que Pedro respondeu para Jesus Cristo, no versículo 5, deste capítulo 5, do evangelho de Lucas:

“Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes“.

Após Simão Pedro obedecer a solicitação de Jesus e crer pela fé na sua ordem, quando diz porque és tu quem está dizendo”, então o sucesso desta pescaria foi logo experimentado: dois barcos ficaram repletos de peixes, a ponto de transbordarem.

pesca3

E Pedro presenciando aquele milagre, se prostrou aos pés de Jesus Cristo, reconhecendo que era pecador.

Jesus diz para não terem medo, que “de agora em diante“, eles seriam pescadores de homens.

Temos a oportunidade de podermos avançar em nossas vidas, esquecendo-se dos fracassos e das tentativas frustradas, em que não alcançamos nossos objetivos e concretização de sonhos.

Aplicação Prática:

 Podemos aplicar esta situação, de milagre e chamado de Pedro, para mudarmos a direção de nossas vidas.

mudanca_de_direcao_700

Muitas vezes, estamos na mesma situação em que Simão Pedro se encontrava:- cansado, triste, desanimado, com medo, após um longo trabalho, após termos investido todas nossas energias em uma determinada atividade ou projeto de vida, que não deu, ou não está dando resultados concretos, que não está atendendo nossas expectativas.

Ficamos como Pedro ficou, nos sentindo sem esperança, e como o pobre pescador, desistimos dos nossos sonhos, desejamos ir embora, porque acabamos aceitando a situação de derrota, a frustração da “pesca não concretizada”.

Nossos planos não nos levaram para um final esperado de sucesso e ficamos frustrados.

Planos preparados com muito cuidado por nós mesmos, mas planos frustrados.

Construímos “castelos de areia”, não chegamos a um final feliz.

planosfrustrados

Nestes momentos, reagimos normalmente, como Simão Pedro reagiu ao fracasso da pescaria, pela sua própria razão, pelos seus sentimentos e cansaço físico, pelo estresse de uma noite intensa de tentativas de lançamento das redes, e, no entanto, o mar não lhe deu peixes suficientes.

O importante, em situações similares de projetos que parecem que não estão dando certo em nossas vidas, é fazermos como Pedro fez, e isto, foi o necessário para mudar uma situação de fracasso e desespero, para uma situação de bênçãos e esperanças.

Pedro, ouviu a voz de Deus, através de Jesus Cristo.

Simão Pedro, ouvindo a ordem de Jesus, o obedeceu, dizendo para o Mestre, que ele acreditava na ordem pela fé, pois ele sabia da fama de Jesus e de tudo o que ele já havia realizado. Quando Pedro afirma para Jesus: porque és tu quem está dizendo”, ele reconhece sua condição de pobre pecador, e a grandeza do Deus Todo-Poderoso que lhe ordenava a jogar novamente às redes ao lago.

Pedro em seguida, após a verificação do grande milagre, reconhece sua insignificância, sua condição de pecador, diante da Santidade do Mestre Jesus e de Todo o Poder experimentado naquela situação, neste gesto Pedro, reconhece sua total dependência de Deus e não de sua própria capacidade humana, ou de seus próprios recursos no sentido de melhorar aquele atividade que ele dominava há anos.

De forma muito simples, às vezes, precisamos parar de fazer tentativas frustradas sobre as mesmas condições que já tentamos anteriormente. Muitas vezes, queremos resolver nossos problemas, apenas utilizando nossos recursos humanos, nossa própria capacidade.

Nestes momentos, em que desejamos “jogar as redes no fundo do barco” e nos retirarmos ou desistirmos de nossos objetivos, como Simão Pedro havia desistido, antes da chegada de Jesus, torna-se necessário buscarmos a Deus em oração, ouvirmos a voz de Deus, pela leitura de Sua Palavra, buscarmos comunhão com o Eterno, para que Ele possa nos dar uma nova direção, para podermos enxergar o que estamos fazendo de errado.

Se pararmos para pensar, Simão Pedro, fez a mesma coisa que sempre fazia, num local que estava acostumado a pescar muitos peixes, certamente os peixes sempre estiveram neste mesmo lago, mas faltava a humildade no coração de Pedro e daqueles pescadores, faltavam obedecerem a Deus, não apenas na atividade que os sustentavam, que era a profissão de pescador, faltavam obedecer a Deus em todas as áreas de suas vidas.

E aquele momento, muito mais do que simplesmente prover os pescadores e suas famílias do alimento peixe, Jesus os estava desafiando para uma nova realidade e visão de mundo, quando diz para eles:

“De agora em diante….”

deagoraemdiante

Com Pedro e aqueles pescadores, Jesus os desafiou para serem pescadores de homens.

Jesus disse para aqueles homens mudarem a direção de suas vidas e falarem do Evangelho, das boas novas de Salvação para os perdidos.

Eles agora estariam “pescando” homens, buscando os perdidos para o Reino de Deus.

É isto que Deus deseja em nossas vidas também, que possamos refletir sobre o trabalho que temos feito em prol de nós mesmos e que não tem dado certo, ou não tem alegrado nosso coração.

Deus está dizendo para você neste dia, nesta nova semana que começa:” De agora em diante…”, e isto significa esqueça seus fracassos, esqueça suas “pescarias mal sucedidas“, esqueça suas tristezas e mágoas de pessoas e relacionamentos que não derem certo, perdoe e seja perdoado.

Deus está lhe dando uma ordem, assim como fez com Simão Pedro: não desista dos seus sonhos, lance novamente suas redes, tente novamente, mas faça isto, junto com a minha presença, reconheça quem Eu Sou, e quem você é, reconheça que você é pecador e precisa caminhar comigo, e Jesus certamente te dirá, “de agora em diante… você terá desejo de buscar pessoas que estão sofrendo, como você estava, para o meu Reino.”

barco-21

Que possamos, unidos com Cristo, lançarmos novamente as nossas “redes“, mas reconhecendo o Mestre, obedecendo Ele, caminhando com Ele, no mar tempestuoso da vida e sabendo que com Cristo, e, em Cristo, jamais sofreremos decepção.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *