Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Você tem fome ou se sensibiliza com a fome de alguém?

“Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”
João 6:35

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em março de 2018 um relatório denominado “Relatório Global sobre Crises Alimentares” e neste documento afirma que existe atualmente uma crise severa de alimentos em 51 países do mundo, atingindo diretamente uma população total de 124 milhões de pessoas. A maioria destes países constantes neste importante relatório estão situados na África e também no Oriente Médio.

somalia

 Cinco países foram acrescentados ao estudo deste ano: El Salvador, Paquistão, Palestina, Sri Lanka e Ucrânia.

 Outros países, estão vivendo situações dramáticas e não estão neste relatório, porque não foi possível coletar informações autorizadas nestes locais, entre populações que vivem o drama da insegurança alimentar estão a Venezuela, a Eritreia e a Coreia do Norte, em algumas regiões.

ree

A pior crise alimentar em 2017, segundo dados do relatório, aconteceu em quatro países: Nigéria, Somália, Iêmen e Sudão do Sul, onde existem 32 milhões de pessoas precisando urgentemente de assistência para não morrerem de inanição.

Segundo este relatório, muitas são as causas da fome no mundo, entre elas: os conflitos internos e guerras nestes países. Em 18 países estudados, 74 milhões de pessoas passam por este problema da guerra e necessitam de ajuda humanitária do mundo. Crises relacionadas ao clima mundial são fatores de fome em pelo menos 23 países estudados. Tempestades em 2017 tiveram um efeito destruidor, causando fortes inundações no sul da Ásia, atingindo uma população de aproximadamente 40 milhões de pessoas na Índia, Bangladesh e Nepal.

paquistacomidadesperdicioafp

Uma outra causa da privação dos alimentos é o aumento puro e simples do preço dos alimentos em muitos países, onde em alguns países, alimentos básicos e necessários para a sobrevivência humana, atingiram picos de preço que impedem a população pobre de os adquirir, entre estes países, com esta situação de preços abusivos estão citados no relatório: Nigéria, Níger, Etiópia, Quênia, Uganda, Sudão, Iêmen e Sudão do Sul; além dos países relatados a seguir, em que os preços estavam em níveis absurdamente acima de serem apenas altos, como: Bangladesh, Burundi, Somália e Sri Lanka.

 Falta de alimentos, fome e desnutrição mundial provocadas pelo homem em todo o mundo. Estes são dados oficiais de uma pesquisa realizada pela ONU, certamente no momento atual a situação é mais crítica e alarmante e a humanidade caminha a passos largos para uma situação de caos em relação à oferta e distribuição de alimentos existentes e a real necessidade de produção e consumo.

Os números reais da fome mundial vão muito além deste relatório de crise alimentar extrema, divulgado recentemente pela ONU, a fome é algo gigantesco e já atinge proporções alarmantes, estima-se que 1 bilhão de pessoas estão em situação de extrema pobreza e fome em nosso planeta, ou seja, um em cada sete moradores de nosso mundo, passam fome, vivam situações de desnutrição alimentar, ou vivem realidade crítica de falta total de alimentos.

Às necessidades físicas dos seres humanos exigem, que cada um de nós, recebamos uma quantidade mínima necessária de calorias, distribuídas equilibradamente através de bons nutrientes, para nos manter em boas condições de saúde, para que nosso corpo funcione perfeitamente. No entanto, em nosso mundo moderno, além dos fatores citados no relatório da ONU, muitas pessoas vivem em situações de desnutrição e não recebem diariamente as quantidades mínimas de alimentos e calorias necessárias para seu corpo, e com isto, milhões de pessoas sofrem com novas doenças provocadas por não terem acesso ao alimento.

fomemundialcriancas

Por outro lado, além da fome física, Jesus Cristo quando esteve conosco, alertou seus discípulos para a realidade da fome espiritual.

Aplicação Prática:

 Certamente uma das soluções para o mundo encontrar possíveis soluções para as causas da fome mundial, estão relacionadas diretamente com as questões bíblicas do pecado e da desobediência da humanidade em relação ao Seu Criador, vivendo uma vida e existência longe da presença de Deus, bem como não vivendo harmoniosamente com seus semelhantes.

Muitos governos egoístas, ditadores e líderes mundiais, que vivem longe de qualquer princípio cristão, pensam apenas em seus interesses materiais e de prosperidade, vivendo em seus próprios conceitos religiosos ou morais, quando ainda possuem algum, fazendo de tudo para se manterem no poder, corrompendo e sendo corrompidos para perpetuarem suas atuações pecaminosas; longe dos princípios determinados por Deus, através de Jesus Cristo, de amarem a Deus e amarem ao próximo, seu semelhante.

fome

 A insensibilidade mundial em relação a estes países que perecem de fome é muito grande, o amor deixou de existir no coração da humanidade e tomamos ciência e conhecimento, de forma pacífica e calma, destas estatísticas de mortes iminentes, por causa da fome mundial, mas, como não nos atinge neste momento diretamente, não fazemos nada para mudar a situação destes povos que estão morrendo.

Muitas vezes nos justificamos, dizendo que estamos passando por uma grave crise em nosso pais e que não temos, nem para nossa sobrevivência, quanto mais para ajudar o mundo que passa por fome.

Por outro lado, além da fome física, Jesus Cristo quando esteve conosco, alertou seus discípulos e a todos nós para a realidade da fome espiritual.

disciplina-deus

Existe no mundo contemporâneo uma fome pelo sobrenatural e a humanidade busca nas religiões, nas filosofias de vida às respostas que precisa para justificar sua existência, seu vazio interior. O aumento alarmante também do misticismo e do esoterismo é estimulado pelas questões do medo e da insegurança em relação ao nosso futuro.

Muitas pessoas buscam respostas e soluções paliativas, em pessoas que não lhes podem dar respostas concretas e mudar sua vida.

fomeespiritualseca

Muitos estão buscando alimentos espirituais, como buscar alimentos e água no deserto, onde eles não existem, ou o que tem, não pode ser considerado alimento e água satisfatória.

Muitos se iludem nesta fome por alimentos espirituais e se alimentam de alimentos que não tem sabor, que não preenchem seu vazio existencial, apenas os iludem momentaneamente, dando respostas passageiras e inconsistentes, que não transformam seu interior, que os deixam reféns da religião, ou de seitas que os escravizam, os iludem e não podem mudar o rumo das suas vidas.

É como você comer um prato leve, sem calorias, que não te alimenta, e se você continuar comendo continuamente aquele tipo de alimento, você certamente encontrará a morte.

É como você tomar um prato leve de sopa, quando sua vontade, e necessidades físicas seriam de comer uma boa refeição equilibrada, suculenta e balanceada, preparada com arroz e feijão, alguma boa proteína, alguns legumes cozidos, alguma boa salada acompanhando, além de uma salada de frutas de sobremesa, e estas refeições equilibradas, que te alimentam precisam ser feitas com regularidade, com diversidade de alimentos para mantê-lo vivo e com boa saúde.

Jesus Cristo é a resposta de Deus para a fome espiritual da humanidade. Jesus Cristo é o pão da vida que nos alimenta espiritualmente, diariamente, na medida certa, nos alimentando para esta vida e nos dando o alimento que nos conduzirá para a vida eterna.

jesus-pao-da-vida

O homem grita por socorro em relação sua fome física e também grita por socorro em relação à sua fome espiritual.

A maior necessidade e fome espiritual do homem é poder se reconciliar com Deus.

É poder ficar livre do peso de seu próprio pecado, da sensação de sua culpa, advinda de nossos primeiros pais que se indispuseram com Deus, ao desobedecerem no Jardim do Éden.

Hoje, vivemos esta triste realidade da fome espiritual na humanidade, da falta de esperança e de perspectivas, por um homem perdido em seus próprios delitos e pecados, vivendo uma vida longe do Criador, acreditando que a solução de seus conflitos e problemas pessoais poderão vir apenas de soluções passageiras da religião que frequentam, ou de atitudes positivas de governos e mudança de governos que poderão salvá-los de si mesmos e melhorarem suas condições de vida.

Precisamos colaborar com a mudança mundial, primeiro nos entregando para Cristo, que poderá mudar nossa existência interior, que poderá transformar nossas vidas particulares. Depois, com Cristo nos alimentando, fornecendo o alimento dos céus para nós, poderemos ter as condições necessárias para poder alimentar o mundo, espiritualmente, com sua mensagem de boas novas e salvação, com o evangelho da Graça que nos transforma de dentro para fora.

flat1000x1000075f

Os nutricionistas nos aconselham a nos alimentarmos fisicamente a cada três horas, mantendo os níveis corretos de nutrientes em nosso organismo, recebendo as calorias e energia necessária, açúcares no sangue, bem como, podermos gastar corretamente os alimentos consumidos.

A falta de nutrientes, bem como, o recebimento de nutrientes indevidos, poderão nos levar a morte física.

Mesmo nós que conhecemos a Bíblia e vivemos com Cristo, muitas vezes nos esquecemos de nos alimentar diariamente, termos comunhão diária com Deus, através de Jesus Cristo, o buscarmos em oração, lermos sua palavra escrita, através da Bíblia, podermos saciar nossa fome espiritual.

Precisamos ter fome de Deus e nos alimentarmos espiritualmente, bebermos da fonte da água viva, da fonte eterna de salvação e sustento que é Jesus Cristo.

pao-e-agua2

Sonhamos com um mundo sem fome, sonhamos com um Brasil que possa eleger melhores políticos e governantes, que venham representar nossas causas e nos defender. Todos estes sonhos são válidos, pertinentes e necessários.

Precisamos também sonhar com um mundo melhor:- que tenha Jesus Cristo nos alimentando, que tenha o alimento espiritual, o pão da vida abundante em nós e que este alimento possa ser distribuído com fartura, para aqueles que nos cercam, bem como para aqueles que estão distantes, em outros países, através da vida dos missionários que podem levar a mensagem da salvação.

Deus nos ajude a alimentar o mundo com o alimento físico, pelo menos, em nosso mini mundo, com aqueles que nos buscam por alimentos físicos, mas também que possamos alimentar o mundo com o alimento espiritual, com o pão da vida e a água cristalina e límpida que é Jesus Cristo, podendo saciar a fome espiritual e matar a sede de todos.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *