Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A discípula

A DISCÍPULA

 O livro de Atos dos Apóstolos descreve a história de uma seguidora de Jesus Cristo que vivia em Jope, muito conhecida por suas obras de amor e preocupação com os pobres.

Ela adoeceu e morreu, mas o apóstolo Pedro a trouxe de volta à vida.

Relembremos o texto bíblico em Atos 9:36-37: “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior.”

E Atos 9:40-42: “Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se de pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva. Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.”

Nos colocando no cenário bíblico, certamente Dorcas era uma discípula (seguidora de Cristo) importante para a Igreja, bem como, para as pessoas que conviviam com ela, que não suportariam sua morte prematura, naquele momento que o Cristianismo estava começando, e por isto, Deus permitiu que por intermédio do apóstolo Pedro, ela retornasse à vida. Outro fato que nos chama a atenção é o registro das atividades que Tabita (ou Dorcas em grego) realizava para a Igreja primitiva.

person-walking-in-desert-black-n-white-550x360

Algumas lições práticas a partir do exemplo de Dorcas:

  1. Sermos discípulos que impactem o mundo com nosso testemunho de fé;
  2. Entendermos a importância do amor praticado e da preocupação por pessoas;
  3. Aproveitarmos bem o tempo que Deus nos deu para quando partirmos, deixarmos nosso exemplo de fé e boas lembranças;

Reflita: Que possamos realizar o nosso melhor, naquilo para o qual fomos chamados.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Muitas vezes me questiono se sou um Cristão, ou apenas um simpatizante do Cristianismo, mas glória a Deus por seu amor incondicional, pois Ele nos amou enquanto pecadores miseráveis que somos. Amém.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *