Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O bem-aventurado

O BEM-AVENTURADO

Encontramos no Sermão do Monte, proferido por Jesus Cristo, uma visão geral dos ensinamentos do Mestre para todos os cristãos em todas as épocas. Este sermão mostra na prática como deve ser o comportamento dos seguidores de Jesus que fazem parte do seu Reino que já está atuante entre nós.

Muitas interpretações equivocadas do Sermão do Monte afastaram muitas pessoas durante os séculos de Deus, ao invés de aproximá-las de Jesus Cristo, pois muitos lendo esta passagem bíblica e a interpretando de forma errada, não se acharam dignos de serem seguidores do Mestre, ou, não terem os requisitos para serem participantes de sua vida, de seu exemplo, e serem discípulos autênticos de Jesus.

Quando compreendemos quem é Cristo, bem como, o que Ele fez por nós na Cruz do Calvário, crendo em seu sacrifício por nós, teremos uma nova visão deste mundo e de nossas próprias vidas, desejaremos ter comunhão com Jesus, diariamente, através da leitura da Bíblia, buscando o conhecimento na Palavra de Deus, como também, teremos comunhão diária em oração, conversando com Deus, por intermédio de Jesus Cristo, tendo em nós, um coração quebrantado, pronto para ouvir a voz de Deus, pronto sempre para aprender o que o Criador quer nos ensinar.

Neste sentido podemos entender o Sermão do Monte e as “Bem-Aventuranças“, que tem por significado os ensinamentos proclamados por Jesus, em um ponto mais alto do terreno, com o objetivo de revelar a humanidade a verdadeira felicidade.  As “Bem-Aventuranças” também ensinam para o mundo a vinda do Reino de Deus, através da palavra abençoadora de Jesus que promove a justiça divina através das ações de Mestre, exercendo os ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei que é, e que nos ensinam a viver com o caráter esperado por Deus. Em Cristo seremos abençoados, teremos uma vida feliz nesta existência, atingindo a plenitude em Cristo, quando nos encontrarmos depois de nossa morte, com Deus. Com Cristo nesta existência, teremos uma vida que tudo suporta, uma vida para a eternidade, pois já estamos vivendo no Eterno.

Ser “Bem-Aventurado” é poder encontrar o sentido da vida em Cristo, sendo feliz em segui-lo nesta existência, atingindo a plenitude da felicidade quando nos encontrarmos pessoalmente com Deus.

Algumas características são presentes na vida e comportamento dos “Bem-Aventurados“, descritos no Sermão do Monte, uma delas, diz respeito a humildade que temos que ter em Cristo, tendo um coração quebrantado, desejando sempre aprender.

Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Mateus 5:3.

jesus-teaching

Jesus Cristo ao proferir esta frase não estava se referindo a pobreza financeira, ou, pessoas que passavam por dificuldades, estando situadas em camadas sociais inferiores na sociedade judaica. A afirmação dele é bem clara e precisa, “pobres de espírito”, onde Jesus se referia que seriam felizes aqueles que eram desprovidos de conhecimento espiritual, conhecimento de Deus. Jesus se referia às pessoas que desejariam segui-lo e sempre teriam um “coração humilde“, disposto em aprender a sua mensagem, a sua Palavra.

Jesus não quis dizer que seria feliz e louvável, elogiável quem não tivesse conhecimento espiritual, ou não quisesse aprender Dele, e de seus ensinamentos. Jesus não estava valorizando a ignorância, não é isto. Jesus estava afirmando a importância que todos somos importantes no Reino de Deus, quer sejamos detentores de muito conhecimento bíblico, teológico e espiritual, quer estejamos começando a aprender os caminhos da fé cristã.

O importante é compreendermos que em qualquer fase de nossa jornada cristã que estivermos, quer tenhamos muito tempo de igreja, e até mesmo, já tivermos lido a Bíblia várias vezes, tendo muito conhecimento, quer sejamos cristãos que estejamos começando na vida cristã, temos que ter este espírito de humildade e quebrantamento em nós mesmos, desejando sempre aprender, aprendendo através dos ensinamentos na Igreja, ministrados pelos pastores, desejando sempre ouvir a voz de Deus, através da leitura sistemática da Palavra de Deus, aprendendo, também, através da convivência amorosa com os irmãos em Cristo.

Reflita: Tenho um espírito humilde e quebrantado diante de Deus, querendo sempre aprender e ouvir a sua voz, através da leitura da Bíblia, do ensinamento recebido na Igreja pelos pastores, presbíteros, diáconos, professores e todos aqueles que se dedicam ao ensino, bem como, tenho um coração humilde em poder conviver com pessoas e também aprender com seus exemplos de vida, testemunho e experiências cristãs?

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *