Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-O advento

O ADVENTO

Estamos vivendo já na expectativa da festa de Natal, onde nós cristãos de todo o mundo comemoramos o nascimento do menino Jesus. Na tradição da Igreja Cristã este período que antecede o Natal é conhecido como “Advento” e tem por significado este tempo de preparação, espera e esperança pelo nascimento do Filho de Deus entre nós.

No livro de Gênesis capítulo 3 a Bíblia nos mostra que o coração humano é propenso a desobedecer a Deus. Neste capítulo Adão e Eva, após desobedecerem e terem se alimentado da árvore que Deus havia dito para eles não comerem, Deus procurou o ser humano que se escondia Dele, e lhes diz, em Gênesis 3:9:

“Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “

Deus ficou profundamente triste com a traição da sua criação.

Como consequência desta terrível desobediência, o pecado entrou na humanidade, e recebemos a morte e a separação de Deus. Porém, Deus, em seus desígnios eternos, ao invés de destruir o ser humano, que o desobedeceu, providenciou um plano para nos resgatar, e há aproximadamente dois mil anos, nasceu entre nós, sem pecado, pelo poder do Espírito Santo, na forma mais simples e humilde possível, numa manjedoura, cercado de animais, profetizado pelo profeta Isaías, um menino especial, o menino Jesus.

A Glória de Deus manifestou-se entre nós humanos, mesmo sendo pecadores, com nossa traição, com nossos erros, com nossa ingratidão, com nossa falta de amor, com nossa total falta de tempo para pensarmos em Deus, com nossa negação do Eterno.

Deus nos amou com um amor mais profundo, que não podemos compreender, nos enviou Jesus Cristo, para nascer como um homem, com nossa estrutura humana, no espaço e no tempo, em Belém da Judéia, nos tempos do Rei Herodes, com uma missão de resgate e libertação, com uma missão salvadora:-  poder nos unir novamente com o Eterno, com o Criador do Universo, perdoando todos os nossos pecados, nos resgatando de nós mesmos, da herança da desobediência que recebemos de nossos primeiros pais, Adão e Eva, nos dando a liberdade para viver um novo nascimento, uma nova vida, sendo regenerados pelo Cordeiro Perfeito, que Jesus Cristo representou, morrendo em nosso lugar, na Cruz do Calvário e ressuscitando ao terceiro dia.

Este é o verdadeiro significado do Natal, Jesus nasceu, para que eu e você, também pudéssemos nascer para o Eterno, pudéssemos nos unir ao Criador, tendo vida e comunhão com Deus, através de uma vida de seguidor de Jesus Cristo aqui na Terra, e quando, nosso tempo se findar, no último suspiro, num piscar de olhos, nos apresentarmos imediatamente na Glória Celestial, na presença de todos aqueles que morreram na esperança viva da ressurreição em Jesus, na presença dos anjos, na presença do Criador.

christmas-nativity-scene-merry

 Da mesma forma que o Criador perguntou para o primeiro homem, Adão:- Onde está você?, Deus hoje, te pergunta, onde está você neste Natal?

Temos nesta época de Natal, muitos enfeites, símbolos natalinos, que foram incorporados a história da civilização humana, e são utilizados como decoração. Alguns remetem para a história bíblica do nascimento de Jesus, outros, apenas para um enfoque comercial.

velassimbolosnatal

Precisamos refletir neste tempo de Advento, nestes dias que antecedem o Natal, onde estará meu coração, minha mente neste Natal?

São muitos os nossos pensamentos, e nossa preparação para a festa natalina.

Estarei apenas comprando presentes, amando seres humanos, amando a mim mesmo, saboreando uma deliciosa ceia natalina, ou, estarei respondendo para Deus, para o Criador: eu estou neste Natal, com minha vida entregue para ti, amando ao SENHOR, crendo no menino Jesus, que nasceu de forma humilde, cresceu e viveu em comunhão com os primeiros discípulos e apóstolos, realizou milagres, trouxe preciosas lições de amor, morreu por nós, ressuscitou ao terceiro dia, para que pudéssemos ter uma nova vida, te glorificando nesta existência.

Reflita: É tempo de advento. É tempo de preparação para o Natal. Prepare o teu coração para ter um encontro real com Jesus, comemorando o nascimento de Cristo, comemorando o teu novo nascimento.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *