Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-O Messias

O MESSIAS

Cada um de nós temos um nome pessoal e também, dependendo do que exercemos profissionalmente, as pessoas nos chamam por um título, associado ao nome, exemplo: professor Carlos. Onde, a palavra “professor ” representa o título da profissão da pessoa cujo nome é Carlos.

Quando pensamos na Bíblia e na vinda do enviado de Deus a Terra, torna-se necessário entendermos este nome e também o título associado ao nome do enviado de Deus à Terra.

Jesus é o nome pessoal do nosso Salvador, porém, a palavra “Cristo” é um título.

A expressão Cristo descreve a posição exercida por Jesus, no Reino de Deus. A diferença de um título normal é que este título é único e intransferível, dado por Deus para Jesus.

Quando o profeta Isaías se refere no Antigo Testamento ao messias prometido por Deus para a humanidade, a expressão messias significa “ungido” e tem o mesmo significado da expressão Cristo, no Novo Testamento.

Jesus foi escolhido por Deus para vir até nós, cumprindo a missão na Terra de ser profeta, sacerdote e Rei, nosso Salvador, nascendo sem pecado, vivendo uma existência física, nos ensinando o significado da vida, morrendo em nosso lugar de forma substitutiva, nos salvando quando cremos em seu sacrifício por nós e nos entregamos para Ele.

Relembremos o texto bíblico da posição que Jesus Cristo, como Messias Prometido para humanidade foi descrito pelo profeta Isaías 61:1-3 para exercer em sua vida conosco:

“O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória”.

son-of-god-messiah

O profeta Isaías profetizou a gloriosa vinda do Messias, aproximadamente 800 anos, antes de Jesus vir à Terra, e Ele veio e cumpriu a missão dada por Deus para que fosse cumprida em nosso favor:

Estamos agora vivendo a época do Natal, onde comemoramos o seu nascimento.

7

Jesus Cristo veio para nos trazer luz, esperança e boas noticias, notícias de salvação e vida plena na Terra e vida eterna nos céus, veio para nós, que estamos com o coração triste e quebrantado, repleto de problemas neste começo do século XXI, veio nos trazer libertação das trevas que vivemos.

Quando vivemos sozinhos, caminhando nesta existência apenas pelo nosso próprio esforço humano, longe de Deus, certamente, seremos cativos e prisioneiros de decisões humanas, tomadas sem Deus em nossas vidas. Sem Deus e sem esta comunhão com Jesus Cristo, caminharemos sempre no escuro, cegos, sem enxergarmos o sentido de cada dia, do momento presente, em muitas ocasiões talvez não suportemos as pressões da vida. Cristo nos quer libertar, ajudar, caminhar conosco, motivar a nossa existência para o sentido real. Jesus Cristo deseja consolar quem está triste, oprimido, vivendo uma vida de pranto e choro, vivendo uma vida vazia, com todo tipo de pobreza:- espiritual, material, emocional.

Reflita: O Natal reflete o cumprimento histórico da vinda do Messias. Deus prometeu e Jesus, o Cristo, Ungido de Deus, Messias proclamado pelo profeta messiânico Isaías, dentre outros profetas:- foi enviado por Deus, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, cumpriu a sua Missão. Deus espera neste Natal que você possa entregar seu coração para Jesus!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *