Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-A retrospectiva

A RETROSPECTIVA

A noção de passagem do ano em nosso calendário se tornou algo comum. Para quem vivenciou a mudança de ano no século vinte se lembrará que tínhamos a sensação que os eventos que aconteceram no ano que se findava demoravam um pouco mais para acontecer. Parecia que demorava mais para se chegar no final do ano. Tínhamos a falsa impressão que éramos senhores do tempo e de nossa existência.

Na realidade nós humanos nunca conseguimos dominar situações, eventos e a nossa própria vida, por melhor que pudéssemos sonhar, imaginar, e programar nossa realidade. Se olharmos sinceramente para nosso interior perceberemos que nem tudo que planejamos para este ano que passou aconteceu exatamente como imaginado por nós no começo do ano. Talvez, para muitos, poucas coisas aconteceram como imaginado para o ano.

retrospectiva

Muitos chegam no final do ano frustrados e nem sequer desejam refletir sobre o ano que passou. Se iludem com mais um período de muitas festas e descanso e como diria o cancioneiro popular “deixa a vida me levar, vida leva eu”, entra ano e sai ano e tudo é cada vez mais igual ao que já aconteceu, não existe mudança, não existe perspectiva de vida, não existe esperança, apenas se vive o trivial, e muitos se conformam em viver uma vida passageira, efêmera, vivendo como se Deus não existisse, como se tudo fosse obra do acaso.

Se olharmos para o ano com nossa visão humana lembraremos das promessas que imaginamos no começo do ano e que muitas não foram cumpridas, ou, ficaremos decepcionados com circunstâncias difíceis, com pessoas que nos machucaram, com amigos ou parentes que morreram, ou, ficaremos felizes por este ter sido um ano de muitas vitórias, alegrias inesperadas, situações resolvidas, conquistas alcançadas.

retrospectiva

 Se olharmos o ano pela visão de Deus perceberemos que o tempo está aqui apenas para nos avisar que nossa existência é limitada, finita, que nascemos, vivemos e poderemos ter a possibilidade de envelhecer, mas que ele aponta para a nossa finitude, para a nossa realidade mortal.

 O importante neste tempo é termos a coragem de olhar para o passado e refletir sobre esta mudança de ano, é podermos, como cristãos, entendermos que a melhor palavra para expressar este momento é “gratidão“, agradecermos a Deus por estarmos vivos, agradecermos a Deus por nossas vidas.

tras

Este é o sentido da retrospectiva você entender que ainda está aqui, neste espaço e tempo que Deus te permitiu para escrever tua vida. Para perceber que nem tudo será como você imagina, mas mesmo assim você pode ser grato e feliz ao Criador por estar conectado com Ele e sentir a Sua Presença te guiando.

No livro de provérbios 19:21, escrito pelo sábio Rei Salomão, encontramos o seguinte princípio:  Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

Para você que é cristão nem tudo aconteceu como você imaginou, talvez a maior parte das coisas não aconteceram como planejado, mas tenho certeza que você está tranquilo, em paz e feliz, porque sua alegria não depende das circunstâncias boas ou ruins que vivenciou. Você tem a certeza que sua vida está no controle de Deus e o que prevalecerá sobre você é o propósito do Senhor. E quando estamos conectados com Deus, os planos Dele sobre nossa vida nos trazem paz, esperança, alegria e a certeza da vitória.

Reflita: O tempo parece que está passando mais rapidamente, mas ele é o mesmo. O calendário está aqui apenas para te avisar que tua existência é finita. Então, a melhor atitude que poderemos tomar neste final de ano é agradecermos a Deus pela vida e pelo ano que passou, reconhecermos as coisas boas e muito boas que conquistamos e recebemos, entendermos que as dificuldades são permitidas pelo Criador para nós melhorarmos, amadurecermos, mudarmos de rumo e direção. Entendermos que as perdas devem ser algo natural para nós mortais e que a qualquer momento algum amigo ou familiar, ou nós mesmos, poderemos embarcar para a próxima viagem, então, precisamos estar sempre preparados, ligados em comunhão com Deus, salvos por Jesus Cristo. É tempo de mudança, é tempo de transformação, de sonharmos com dias melhores para nossas vidas, nossas famílias e nosso país. É tempo de esperança e fé. É tempo de reconstrução. A melhor coisa que poderemos fazer é pensarmos que tudo começa em nosso interior.

Priorize Deus em sua vida. Deposite sua confiança em Deus. Coloque Ele em primeiro lugar.

Se estivermos conectados com Deus, tudo será diferente no novo calendário que entrará. Restaure sua vida, construa seu novo ano! Não adentre apenas no “ano novo“, mas tenha “um novo ano“, um ano diferente, onde Cristo seja o centro de sua vida!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *