Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-A estrela

A ESTRELA

 O evangelho de Mateus registra o incidente histórico de que algo sobrenatural aconteceu na época do nascimento de Jesus Cristo, apontando para o local onde Jesus estaria com sua família. A descrição bíblica do evangelho,  relata o fato de que sábios do Oriente, registrados na Bíblia com o nome de “magos do oriente“, vieram dirigidos pela estrela que os guiou até a casa onde o menino Jesus estaria com seus pais Maria e José.

Illustration of the holy family and three kings

Estes “magos” do oriente, provavelmente eram homens respeitados em alguma religião oriental, vindos talvez da Pérsia ou Babilônia, onde lá deveriam exercer alguma posição sacerdotal, bem como terem conhecimentos na ciência da Astronomia, que lhes permitiram analisar os céus e verificar o deslocamento das estrelas, desta forma podendo serem dirigidos por uma estrela especial e chegarem exatamente no local onde Jesus estaria.

 Todos os relatos históricos e científicos, que tentam explicar esta estrela nos céus de forma natural não são apropriadas no evento histórico do nascimento de Jesus Cristo, bem como, posteriormente, talvez meses após o nascimento de Jesus, quando estes três personagens, conhecidos como magos, vieram de muito longe, do Oriente procurar onde estaria o Rei dos Judeus, anunciado pelos profetas há centenas de anos, estrela essa que apontava de forma sobrenatural, a localização exata de onde estaria o Messias Prometido:- primeiro,  no dia exato do seu nascimento, naquele simples estábulo de animais, naquela manjedoura, e, depois, guiando os magos para a casa onde Jesus estaria com sua família, algum tempo depois do nascimento.

estrela0bethlehem2

Erroneamente pelos desenhos representativos do nascimento de Jesus, o Cristo, o Messias Prometido à Israel, temos a interpretação de que os magos chegaram e visitaram o menino Jesus na manjedoura, na data de seu nascimento, mas os comentaristas bíblicos apontam um intervalo grande entre estas datas, entre estes dois acontecimentos, bem distintos.

estrela2magos

O importante é entendermos que o nascimento do menino Jesus foi algo sobrenatural, um milagre de Deus para a humanidade perdida, planejado pelo Criador nos céus e proclamado, anunciado pelos profetas messiânicos, homens de Deus que viveram centenas de anos antes da vinda do Cristo, anunciado pelo anjo Gabriel a virgem Maria, confirmado por anjos que se encontraram com os pastores de ovelhas, na data do nascimento de Jesus e também conduziram uma estrela, um astro nos céus para conduzir estes magos para a presença do Emanuel, do Deus Conosco, de Jesus Cristo, o Messias Prometido que nasceu fisicamente, em Belém da Judeia, nos tempos do Rei Herodes.

estrela3tres-magos

O importante é que Jesus, o Rei dos Judeus, nasceu e os magos foram lá presentear o menino Deus, o menino Rei que nascia para a humanidade, para reescrever a história do homem que vivia na escuridão, nas trevas de uma vida longe do Criador. Jesus veio para nos dar vida e luz, nos tirar da escuridão de um viver longe da presença de Deus. Jesus nos traz alegria no seu nascimento.

estrela4starofbethlehem_beam

Jesus nos traz alegria e as bênçãos dos céus para enfrentarmos o dia a dia, as batalhas diárias de nosso mundo pós-moderno, repleto da evolução da ciência, de invenções tecnológicas, mas por outro lado, cheio de incertezas, de doenças psicossomáticas que estão matando, de doenças novas e desconhecidas no passado, de guerras, de violência, de negação dos valores de Deus, que certamente farão diferença na vida da humanidade que os tiver.

estrela9star-of-bethlehem-stood-where-the-baby-was

Ouro, incenso e mirra eram considerados pelos antigos, o reconhecimento na época do Rei Herodes, de que Jesus Cristo era Rei, filho do Deus Altíssimo, do Soberano Senhor Criador do Universo, do Deus Pai que na eternidade planejou a vinda de Seu Filho, Jesus, para se esvaziar de sua Glória Celestial, e se encarnar na forma humana, sendo homem na Terra, experimentando na sua humanidade, as dificuldades de nós humanos, porém, mesmo sendo tentado por Satanás, Jesus não pecou, não desobedeceu ao Criador, enquanto esteve cumprindo sua missão entre nós. Sofreu os horrores das perseguições de sua época, foi traído, foi injustiçado, e sentiu em sua pele, as marcas do sofrimento humano, das dores em seu corpo, da coroa de espinhos em sua cabeça, dos chibatadas nas costas, dos pregos em suas mãos, do precioso sangue derramado. Jesus também entre nós, foi considerado, Emanuel, Deus conosco, ou seja, tinha Todo o Poder e Divindade intrínseco a qualidade de Filho de Deus.

estrela1

A Bíblia nos informa que estes magos foram primeiro conversar com o Rei Herodes, que não havia se encontrado com o menino Jesus, mas que sabia da profecia sobre a sua vinda, vamos relembrar o texto bíblico:

“Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.” Mateus 2:7-10

estrela10

Na realidade as intenções do Rei Herodes eram as piores possíveis, pois ele não desejava que outra pessoa pudesse assumir o título de Rei dos Judeus e neste sentido, sua intenção, se os magos depois de se encontrarem com o menino, o tivessem avisado, ele certamente teria mandado matar Jesus.

Deus tinha um propósito especial para aquele menino que nasceu, Jesus, o Cristo, o Filho de Deus, e ninguém desta Terra, poderia impedir a missão Daquele menino que nasceu para ser o Salvador da humanidade, e neste sentido, assim que os magos visitaram o menino em sua casa, foram avisados em sonhos por Deus, para não retornarem e informarem ao Rei do paradeiro do menino Jesus. Deus protegendo o menino Jesus em seus primeiros momentos na infância na Terra, para que Ele pudesse crescer e cumprir sua missão de viver, realizar milagres, ensinar o sentido da vida, morrer por nós, ressuscitar e transformar a história da humanidade, marcando todas as gerações posteriores à sua primeira vinda.

estrela7bethlehem-night-scenic-backdrop

A estrela encheu de alegria, de júbilo aqueles sábios do oriente que vieram na direção do menino Jesus, do Cristo, do Messias Prometido por Deus à Israel, à humanidade perdida.

Muitos em nossos dias se alegrarão de júbilo com o nascimento de Jesus, o Cristo, o Ungido de Deus para reescrever a história da humanidade, para reescrever a nossa história de vida. Outros, no entanto, apresentarão o comportamento do Rei Herodes, e continuarão negando a Divindade de Jesus, desejarão por seus próprios interesses humanos e mesquinhos não terem contato com Jesus. Negarão a Jesus com suas atitudes, com seu comportamento, com uma vida que caminha no sentido contrário à Vontade de Deus.

Ninguém fica indiferente a presença de Jesus, o Messias Prometido por Deus à humanidade. Mesmo aqueles que o negam, tem que seguirem o calendário, que registra e marca a data atual, a partir do seu nascimento histórico e real entre nós. Estarmos no ano do 2018, significa que estamos há 2018 anos da data de nascimento do Messias Prometido, que nasceu em Belém da Judeia, nos tempos do Rei Herodes. Muitos, no entanto, ainda não conhecem corretamente QUEM É JESUS, e de forma ignorante, até pensam que Jesus foi um personagem histórico que está morto e tem seu túmulo na região de Jerusalém.

Jesus, o Salvador da Humanidade, o Filho de Deus, o Unigênito de Deus, se encarnou no tempo e no espaço, sendo conhecido na Terra, como Emanuel, Deus está conosco.

A presença de Deus, se fez física e real entre nós humanos, alguns o seguiram, outros o mataram, para se cumprirem as profecias e a missão especial designada por Deus para Jesus poder derramar seu precioso sangue em favor de muitos, dos escolhidos, daqueles que Deus chamar, morrendo, mas, ressuscitando, para todos os que Nele cressem, também pudessem um dia vencer a morte, como Ele venceu.

Deus continua nos chamando hoje, em pleno século XXI para seguirmos a Jesus. Muitos seguirão, muitos porém, continuarão indiferentes e não desejarão seguir os ensinamentos do Cristo.

Jesus nasceu, viveu, morreu, ressuscitou, voltou aos céus e prometeu a quem o seguisse aqui na Terra que teria comunhão total com Deus Pai, experimentaria a Paz Real em seu coração nesta existência, a despeito das lutas, das circunstâncias fáceis ou difíceis que enfrentaremos enquanto estivermos vivos, e para nossa alegria, quando desligarmos desta existência temporal, estaremos imediatamente na Presença de Deus. Somos eternos, e em Jesus temos a alegria, a paz e a vida eterna com Deus.

100estreladecoracao

Reflita: Jesus nasceu entre nós. Estaremos comemorando o seu nascimento nos próximos dias. Jesus, viveu, morreu, ressuscitou (voltou a vida, saindo da sepultura) e nos deu o maior presente que Ele poderia nos dar, a nossa conexão e comunhão total com o Criador, a paz dos céus e a certeza da vida eterna com Ele. A estrela brilhou nos céus e anunciou o seu nascimento. Jesus, hoje, está vivo e deseja brilhar em sua vida, em seu coração, reescrevendo a sua história. Feliz Natal!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *