Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-A fé

A FÉ

Neste tempo de advento e preparação, onde relembramos a importância do Natal cristão, importante analisarmos o texto bíblico de Hebreus, capítulo 1 e verificarmos que Deus na sua Soberania e Onipotência, planejou a primeira vinda de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo e proclama que Cristo, o Ungido de Deus, o Messias Prometido é a pessoa indicada pelos profetas no Antigo Testamento.

Vejamos, o texto de Hebreus 1:1-3:

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,”

glass-window-with-christmas

Deus, Criador do Universo se comunicou com seu povo no passado por meio dos profetas e enviou Jesus Cristo, em nossa época,  há dois mil anos,  com a finalidade de purificar os seres humanos de seus pecados.

Talvez você possa pensar que não tenha nenhum pecado, que não faça nada de errado, que só faça o bem. Deus nos enxerga de uma outra forma, e em sua palavra aprendemos que temos em nós mesmos, a semente do pecado, a semente da desobediência ao Criador.

O homem por si só é incapaz de buscar a Deus e fazer o bem por sua própria natureza humana. Em si mesmo, o homem não tem nenhum conhecimento de Deus e não terá prazer em buscar o Criador. Basta, você olhar ao seu redor, e refletir sobre a forma e estilo de vida das pessoas que você conhece: seus vizinhos, amigos, familiares, outras pessoas que você conhece que não são cristãos, ou, até mesmo, aqueles que se dizem cristãos, e, você percebe que existe algo de errado, porque eles não demonstram nenhum interesse de frequentarem uma Igreja para seguirem a Cristo com regularidade, ou, seu comportamento não é compatível com o que dizem acreditar. Alguns, são apenas cristãos e religiosos nominais, por conveniência de informarem que tem alguma religião, outros, mais jovens demonstram, claramente, não ter nenhum interesse em seguir qualquer pensamento que aponte para a pessoa de Deus.

O homem, por sua própria vontade, não buscará a Deus, caminhará na escuridão de suas próprias decisões humanas, seu pensamento, sua ilusão deste mundo, em uma vida vazia e longe do Criador.

vidadepecadoeescuridao

. A Bíblia afirma que todos pecaram e separados estão da presença de Deus (Rm. 3.23).

O apóstolo Paulo explana muito bem a questão do pecado, quando nos diz em Romanos 7:18-20:  “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”

O Natal nos remete para a pessoa de Cristo, Deus planejou a vinda do Messias para que Jesus pudesse nascer como um ser humano nasceria, porém, sem experimentar o pecado em sua carne e cumprisse sua gloriosa missão salvífica de morrer em nosso lugar e nos purificar de nossos pecados. Quando compreendemos esta bênção e motivo da vinda de Jesus até a Terra, veremos como somos pecadores. Sem Jesus Cristo, atuando diariamente em nossas vidas, nossa tendência é continuar fazendo o que fazíamos antes de conhecê-lo, ou, seja, a nossa própria vontade e não a vontade de Deus.

Deus se aproxima da humanidade e nos escolhe no Natal para sermos Dele!

nascimento-jesus-cristo-natal-murilovisck

A fé que Deus espera atuar em nós, através da crença em nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, é uma fé atuante em nosso caráter, que dia a dia, irá nos transformando no caráter e modelo supremo que é Jesus. Certamente, somos imperfeitos, totalmente dependentes da Graça de Deus, da sua Bondade e Misericórdias, mas quando recebemos o Salvador Jesus em nós mesmos:- nossa visão de mundo se transforma, nova vida acontece em nós, novos propósitos, interesse em aprender de Deus e buscar Sua Presença em uma Igreja genuinamente cristã, que tenha a Bíblia como única regra de fé e prática.

Jesus Cristo é a nossa fé, a esperança viva de Deus em nosso coração, capaz de nos transformar, mudar nosso pensamento, orientar nossa vida para o alto e não para as coisas desta existência.

Em Cristo, e com Cristo, agindo em nossas vidas, não seremos fanáticos religiosos, pois Cristo, nos conscientiza que precisamos continuar vivendo nossa vida com equilíbrio, e com Ele no centro da mesma, e não mais enxergaremos que existe um tempo para Deus, apenas quando estamos fisicamente na Igreja, pois, em Cristo, nossa mente e coração estarão reagindo:- com a presença Dele atuando dentro de nós mesmos, e, então, o verdadeiro cristão, possui Cristo em seu interior, e portanto, em todas suas atividades diárias. Tudo que um cristão realiza deverá ser para a Glória de Deus, e neste sentido, lutamos numa batalha contínua contra as tentações, e, tudo aquilo que possa nos afastar da presença do Criador.

natal-alemanha

Reflita: Natal é tempo de fé. Fé na pessoa de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Sem Cristo, natal é meramente um evento de bem estar, descanso e festa humana na agenda das pessoas e na agenda do comércio. Cristo é a expressão exata do Criador do Universo. Cristo, Emanuel, Deus conosco, te chama para uma nova vida, uma vida de renovação espiritual seguindo os seus passos. Feliz Natal.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *