Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-A profecia

A PROFECIA

O nascimento de Jesus Cristo foi predito em detalhes pelos profetas, dentre eles, Miquéias registrou com precisão o local do nascimento do Messias prometido a Israel (Belém de Judá). Estima-se que no Antigo Testamento (AT) tenhamos em torno de 300 passagens proféticas que apontam para a primeira vinda do Messias prometido, Jesus Cristo, bem como descrevem o que Ele realizará, como será desenvolvido seu ministério. No Novo Testamento (NT) temos citações e cumprimento das profecias messiânicas do Antigo Testamento (escritas centenas de anos antes da primeira vinda de Jesus Cristo entre nós).

271034_nativity-scene_2560x1600_h

Para aqueles que não creem que Jesus Cristo é o Messias Prometido, podemos verificar a comprovação desta conexão entre o que foi predito e o que aconteceu centenas de anos após as profecias, respondendo a simples pergunta a seguir, buscando recursos de lógica, científicos, como os recursos da matemática e estatística:

Qual a probabilidade destas profecias, escritas previamente se cumprirem em uma única pessoa, e esta pessoa ser incrivelmente, a pessoa de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo?

Seria altamente improvável matematicamente, estatisticamente, “em sua totalidade, estas profecias se cumprirem “rigorosamente” em uma única pessoa, se elas fossem obra da imaginação de escritores humanos, ou mesmo coincidências (profecias do AT apontaram para a pessoa de Jesus e se comprovaram Nele em detalhes, estes fatos não podem ser coincidência, ou obra do acaso).

Porém, as profecias são reais e foram cumpridas em Jesus.

Deus, na sua Onisciência, revelou aos profetas do Antigo Testamento, com antecedência de centenas de anos, o que iria acontecer. Deus na sua Soberania, no controle total dos eventos da humanidade, permitiu na sua Onipotência:- possibilitar a realização de todos os fatos, que culminaram com o nascimento de Jesus, com sua vida, morte e ressurreição, e Cristo pudesse ser a comprovação dos fatos preditos, cumprindo sua Gloriosa Missão de ser o Messias esperado, resgatando a humanidade do elo quebrado com Deus, em Adão e Eva, possibilitando salvação a todos nós, restabelecendo a comunhão e acesso com o Criador, com Deus Pai.

Porém, todas estas profecias registradas na Bíblia, no Antigo Testamento, vou citar apenas algumas, se cumpriram em detalhes, através de eventos históricos (com centenas de testemunhas oculares, fatos registrados nos evangelhos, e livros do Novo Testamento), descobertas arqueológicas, relacionados diretamente à pessoa de Jesus Cristo:

Registros no livro de Salmos, onde existem diversas citações proféticas, escritas pelos salmistas, que apontam para Jesus, como o Salmo 22, 110 (conhecidos como salmos messiânicos, que apontam para Cristo); Salmo 22:1 (Jesus se sentiria abandonado por Deus); Salmo 41:9 e Salmo 55:12-14, (descrevem o amigo de Jesus que o trairia:- Judas Iscariotes); Salmo 38:11, (durante os momentos da prisão de Jesus até a crucificação, seus discípulos, amigos se afastaram de Jesus, com medo de serem presos); Salmo 69:21, (Jesus teve sede na cruz, pediu água e lhe ofereceram vinagre); Salmo 34:20, (nenhum osso de Jesus foi quebrado em seu sofrimento e na crucificação); Salmo 31:5a (Jesus entregaria seu espírito para Deus); Salmo 16:10 (registro profético da ressurreição de Jesus Cristo no AT).

 Profecias registradas especialmente pelo profeta messiânico Isaías:- Isaías 9:1-2, (Previsão da localização física da atuação de Jesus na Galiléia dos gentios, dos estrangeiros, bem como, seu ministério que traria luz para a multidão aflita, sem esperança), Isaías 9:6, (Nascimento do menino Jesus, seus nomes, características, seu governo e reino), Isaías 53:7, (Jesus ficaria como ovelha muda perante os seus acusadores); Isaías 53:5, (Jesus seria maltratado, açoitado, sofreria); Isaías 53:12b, (Jesus seria crucificado entre malfeitores, levando o pecado de “muitos”, levando o pecado de seus escolhidos, morrendo pela humanidade); Isaías 53:9a, (o corpo de Jesus após sua morte, seria colocado na sepultura de um homem rico).

crucificacaodejesusentreladroes

Citações do profeta Amós, (Amós 8:9, haveria trevas na Terra no momento da crucificação), predito aproximadamente 800 anos antes do acontecimento histórico da morte de Jesus na cruz do Calvário.

Citações do profeta Miquéias (Miquéias 5:2, a cidade do nascimento de Jesus, Belém da Judéia;  Miquéias 5:1, ferirão Jesus na face, o líder e juiz de Israel).

Citações do profeta Zacarias (Zacarias 11:12, Jesus seria vendido por 30 moedas de prata; Zacarias 13:7b, Jesus seria abandonado por seus discípulos).

Citação do profeta Malaquias (Mal 4:2, se refere a Jesus Cristo como o Sol da Justiça).

Citação do profeta Oséias, Oséias 6:1-2 (profecia sobre a ressurreição de Jesus Cristo ao terceiro dia).

ressurreicao

Estas profecias foram escritas num período de aproximadamente 500 anos (entre o ano 1000 a.C até o ano 500 a.C, antes de Cristo, antes do nascimento de Jesus) e se cumpriram rigorosamente, bem como, em detalhes precisos, específicos, com clareza na pessoa de Jesus Cristo. 

Não existe nenhuma dúvida sobre o cumprimento profético do que foi registrado e predito no passado, no Antigo Testamento sobre a vinda de Jesus Cristo à Terra. Os fatos históricos no período que Jesus viveu entre nós, comprovaram a autenticidade e veracidade das mensagens bíblicas que apontavam para seu nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição.

Estamos esperando para comemorar a festa do Natal, o nascimento do Messias prometido pelos profetas e que veio fisicamente há dois mil anos, nos ensinar o amor de Deus. As ruas em vários lugares do mundo já estão decoradas, com muitas luzes, com muitos enfeites natalinos, o “clima de natal” está por todas as partes.

desktop-christmas

Você entende o significado da mensagem de Natal, além das luzes, dos enfeites natalinos, da decoração nas casas e nas cidades de todo o mundo, da Ceia Natalina, dos presentes, da confraternização em família, do amigo oculto/secreto?

Nada disso fará sentido, se Jesus na sua vida não for real, for apenas “mais um” símbolo natalino, como muitos o enxergam.

Jesus veio e cumpriu sua missão nos resgatando para Deus, nos abraçando em amor, possibilitando que crendo Nele, possamos ser participantes da família de Deus, sermos filhos de Deus, dando-nos o sentido real desta existência, nos unindo com Deus.

Caminhando com Jesus, como seguidores, discípulos e servos seus, no tempo que ainda nos resta, poderemos desfrutar do amor, da paz, da alegria, da esperança de Deus sobre nós.

Isto é Natal, Jesus nascendo humildemente num estábulo, sendo colocado numa manjedoura, e nós, humanos, quebrando o nosso orgulho, crendo humildemente no menino que nasceu para nos salvar, na vida que Deus tem para nós, vida de alegria, paz e vitórias, superando as dificuldades deste tempo presente, tendo comunhão diária com Deus, possibilitando a Glória Celestial, quando nos desligarmos, em um dia que não prevemos e não sabemos, desta realidade que vivemos. Profeticamente não temos ninguém que nos avisará de nossa partida, de nossa morte, mas Jesus hoje nos convida para vivermos com Ele e estarmos sempre preparados para quando o momento derradeiro chegar, podermos nos desligar desta existência num piscar de olhos, e estarmos com Deus para sempre.

manjedouracenareal

Não existia lugar para Jesus ficar hospedado na noite de Natal, todas as hospedarias, estalagens, todas as portas estiveram fechadas para aquele menino Deus, que nascia no tempo e no espaço entre nós. Talvez, você também não tenha neste Natal um lugar para Jesus na sua casa, na sua família, na sua Ceia e especialmente no seu coração. É tempo de você abrir a porta do seu coração, da sua vida para Jesus.

Reflita: O Natal está se aproximando. Jesus Cristo já se aproximou de todos nós. Você já se aproximou de Jesus? (Caso a resposta seja negativa, hoje é tempo de novo nascimento, o Natal está chegando, Cristo deseja promover uma nova vida, uma nova visão de mundo em seu coração, Jesus te convida para viver com Ele, comece uma nova vida, um novo tempo com Jesus em seu coração. É Natal. Nasça para Jesus!)

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *