Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A história

A HISTÓRIA

“Se o Senhor não estivesse do nosso lado; que Israel o repita:”
Salmos 124:1

Com as palavras “que Israel o repita“, o sacerdote conclama o povo a relembrar sua história em voz alta e perceber os livramentos de Deus, as vitórias contra seus inimigos. Esta canção de peregrinos (escrita por Davi) nos ajuda a visualizar a importância de estarmos com o Criador do Universo do nosso lado. Muitas batalhas foram vencidas por Davi. Davi não atribuiu estas vitórias às suas estratégias militares nem na força do seu exército. Davi reconhecia Deus na sua vida e na vida dos israelitas, tendo consciência da ação salvadora de Deus sobre sua vida e seu povo. Davi buscava a Deus.

davidandsaul-590131462-598b8a6b054ad9001162b138

 A história de Israel registra claramente fatos impactantes da ação de Deus em favor de seu povo. Somos por meio Jesus Cristo participantes da Aliança de Deus e como povo escolhido continuaremos enfrentando inimigos em nossa existência. Os inimigos do século XXI são outros e sorrateiramente avançam sobre nossas famílias e tentam nos impactar e nos afastar de uma vida em comunhão com Deus.

Vamos destacar dois importantes inimigos modernos que se levantam contra os que estão conectados com Deus:

  • Mídia televisa, internet: a mídia televisa, bem como a internet  tentam incutir ideias contrárias a Bíblia em nossa mente, em nossos pensamentos, tentando desqualificar a existência do Criador do Universo. Somos cristãos racionais e inteligentes e como o apóstolo Paulo nos exorta em Romanos capitulo 12:2 precisamos fugir do padrão deste mundo e renovar a nossa mente buscando a vontade de Deus. A informação certamente é indispensável em nossas vidas hoje, mas em comunhão com Deus saberemos selecionar, filtrando a melhor programação nas TVs e dizer não, por exemplo, para a pornografia na internet, para as “fake news”, para o tempo excessivo perdido em redes sociais, levando muitas pessoas por “comparação” a serem infelizes, pelo padrão visualizado de seus “amigos virtuais” que viajam, se divertem, parecem que suas famílias são perfeitas. Milhares de pessoas já apresentam problemas emocionais, como o desânimo e a tristeza profunda que as redes sociais podem provocar.
  • Dependência química: um flagelo do mundo moderno é o vício das drogas começando em idade precoce em nossos adolescentes, através de bebidas, energéticos (nas baladas, nos encontros universitários), progredindo para “inocentes” comprimidos, até chegar às drogas pesadas, destruindo famílias, levando à morte. O terrível destruidor normalmente começa de forma sútil, quando nossas famílias estão preocupadas demais com seus próprios desafios e deixam para segundo plano uma vida espiritual, a frequência na Igreja, a comunhão em família (a oração e leitura da Bíblia no seu lar), a educação religiosa através da Escola Bíblica, a comunicação direta de pais para com filhos. Se não educarmos nossos adolescentes nos caminhos do Senhor, os inimigos de Deus e de seu povo, os tentaram “adotá-los” oferecendo todo tipo de “convites” que os afastem do Criador. Quando você perceber talvez seja tarde demais.

A história de Israel aponta que os inimigos deste povo sempre tentaram atacá-los, destruí-los. Como povo escolhido de Deus torna-se necessário refletir diante da história bíblica, reforçando nossa comunhão com Deus, buscando sua Presença, lembrando de levar nossos filhos para a Igreja, participando da Escola Bíblica, participando do Culto de Celebração.

d2_dlc2_ice_and_shadow_03_lite

Reflita: Estou preparado para enfrentar os inimigos modernos? Tenho buscado a Deus? Precisamos estar conectados com Deus, porque nossos inimigos, nossos problemas não avisarão quando virão sobre nós.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *