Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O autoexame

O AUTOEXAME

Com o avanço da medicina diversas doenças são prevenidas com o chamado autoexame. No mundo espiritual a Bíblia também nos apresenta à necessidade de podermos regularmente fazermos um autoexame espiritual, analisando o nosso próprio interior, aquilo que somos diante de Deus e podermos verificar se estamos ou não dentro da vontade Soberana de Deus, vivendo como Deus recomenda para aqueles que professam sua fé em seu nome.

autoexame

Verificamos alguns exemplos importantes de reflexão e autoexame no Antigo Testamento, um deles é o clamor de Davi pedindo para Deus verificar se existe algo errado com sua vida e conduzi-lo para o caminho de Deus, para o caminho da vida, para o caminho Eterno, conforme lemos no Salmo 139.

Nos versículos iniciais (1 até 4),  Davi reconhece que Deus o conhece, conforme: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

Diante desta realidade abençoadora de que somos únicos e que o Deus do Universo nos conhece individualmente, na nossa realidade de vida, naquilo que somos. Nada está oculto diante dos olhos de Deus e neste sentido poderemos confiar no Deus que nos ama, nos sustenta em cada dia desta existência.

Por outro, lado Davi declara no final deste maravilhoso Salmo, nos versículos finais (23 até 24): Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno Salmos 139:23,24

Nesta vida nem tudo o que fazemos e é lícito diante dos homens será correto diante de Deus.

O apóstolo Paulo nos ensina a conhecermos o melhor caminho, o caminho de Deus, quando nos exorta para fugirmos do padrão do mundo: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Quando lemos a Bíblia e estamos em comunhão diária com Deus em oração, certamente o Espírito Santo de Deus irá nos confrontar com aquilo que a Palavra de Deus ensina em contraposição com aquilo que temos feito diante de Deus.

mini-lupa7

E neste autoexame sincero diante da Bíblia, conversando com Deus em oração, pedindo para Deus nos sondar, poderemos experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O apóstolo Paulo escrevendo para a Igreja de Corinto nos exorta: “Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.”Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.” 1 Coríntios 6:11,12

Não existe uma regra. Não existe nas igrejas que seguem a Bíblia como única regra de fé e prática uma lista informando o que você poderá fazer como cristão e o que você não poderá fazer como cristão.

Somente você lendo a Bíblia, ouvindo as pregações e ensinamentos da Escola Bíblica Dominical, Deus agirá em seu coração provendo a sabedoria, o ensinamento, o conhecimento do que convém para alguém que segue a Jesus e procura glorificar a Deus com sua vida.

O Espírito Santo de Deus falará ao seu coração em sua comunhão diária com o Eterno.

Vida cristã é liberdade diante de Deus e neste sentido não usaremos da nossa liberdade em Cristo para darmos lugar à nossa carne e pecarmos voluntariamente, mas se pecarmos e errarmos Deus nos ajuda neste autoexame a podermos confessar os nossos pecados diante Dele e Deus está sempre pronto, nos perdoando, quando confessamos de forma sincera os nossos erros, nos arrependendo do que fizemos.

Uma das possibilidades para você verificar se está ou não realizando a vontade de Deus é ter a paz de Deus em seu coração.

Se você estiver inquieto com o que você realiza. Se você não tiver certeza de que aquela atividade é de Deus e permitida por Deus, então certamente você perderá a sua paz interior.

pensativa

Deus nos ajudará a recomeçar, trazendo sua paz para nosso coração, caminhando com Ele em maturidade, neste processo diário de santificação e busca pelo modelo de vida que é Jesus Cristo.

Reflita: Deus nos ajude a realizarmos este autoexame, confrontando nossa vida com o que a Bíblia nos ensina, confrontando nossa vida com o modelo que é Jesus Cristo e nos trazendo para a realidade de caminharmos renovando nossa vida e mente nos caminhos de Deus, realizando sua Soberana Vontade (sermos sal da Terra e luz do mundo).

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *