Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Oração-O desconhecido

O DESCONHECIDO

Ano Novo é terra desconhecida. É terra a ser conquistada: vivida por todos nós.

Precisamos viver este Novo Ano com a Presença de Deus. Só assim poderemos conquistar o desconhecido, vencendo as batalhas desta vida.

E uma forma segura de podermos vencer o desconhecido é estarmos totalmente ligados com Deus, conectados com o Criador, através de Jesus Cristo, seguindo os ensinamentos que aprendemos na Bíblia. Colocando estes ensinamentos em prática e também buscando diariamente a comunhão com Deus em oração.

Não sabemos o que irá acontecer nem em nossa vida, em em nossa igreja e tão pouco em nosso país.

escuridao

Temos esperança em Deus que controle as nossas vidas.

heaven-600x450

Diante deste contexto de crise que vivenciamos em nosso país e também em nossas vidas, vamos relembrar um texto bíblico do profeta Jeremias que nos traz esperança em meio a esta terra desconhecida que é o ano que se inicia em Lamentações 3:19-26.

Jeremias lamenta acerca da miséria e humilhação em que se encontra o povo e as instituições de Israel, em consequência do mau proceder do povo e da sua infi­delidade à Aliança com Deus. Podemos entender este tempo como um castigo e um tempo de purificação, e a esperança de que Deus olhará com clemência para o povo.

Vamos extrair três preciosas lições deste tempo de angústia e tristeza que o profeta Jeremias vivenciou orando pelo povo de Israel em meio a situação de queda e destruição de Jerusalém por Nabucodonosor nos anos 587-586 a.C, e consequente exílio na Babilônia.

 Primeira Lição: Em meio ao caos a esperança está no Amor de Deus e em suas misericórdias para conosco.

“Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.” Lamentações 3:19

“Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Lamentações 3:20

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.” Lamentações 3:21,22

122514-clouds-mood-women

O Brasil está com problemas sérios, nossas famílias estão com problemas sérios, eu e você estamos com problemas sérios.

Se olharmos apenas para nossa situação e problemas não sairemos do caos que estamos vivenciando.

Se depositarmos nossa esperança apenas na mudança política e no novo governo que virá, ainda assim estamos correndo sérios riscos em nossa vida, poderemos nos frustrar e não alcançarmos nossos objetivos. O Brasil poderá melhorar mas poderemos ficar na mesma situação que nos encontramos no passado, porque são muitos milhões de pessoas que estão esperando por melhoras em suas vidas e vai levar um longo tempo para tudo se normalizar em nosso país.

Neste sentido, o mais importante que temos que fazer é olharmos para nosso interior, como o profeta Jeremias fez, de forma sincera, ele não mascarava a sua situação, ele reconhecia sua aflição, sua angústia, suas tristezas e sabia que sua esperança não estava na volta de Jerusalém do exílio Babilônico apenas, mas sua esperança era maior do que uma mudança política e econômica, sua esperança estava depositada no Deus de Israel, no Deus da Bíblia, no Deus da Igreja que certamente é amor e misericórdia em sua essência.

Precisamos neste novo ano que se inicia sermos pró-ativos e fazermos como o profeta Jeremias fez, ele voltou-se para si mesmo, para seu interior e sabia que sua esperança estava firmada no amor incondicional de Deus para com seu povo.

Muitas lutas virão, mas certamente, se fosse estiver alicerçado com Deus, como o profeta Jeremias estava, você estará cheio de esperança, a esperança na conexão com Deus, a esperança na comunhão com o Criador do Universo.

Então comece o ano orando, lendo a Bíblia, se entregando completamente para Deus, renovando sua aliança com o Criador do Universo, como Jeremias fez no passado.

 Não somos consumidos. Não seremos destruídos se confiarmos nossas vidas no amor de Deus, em suas promessas que estão na Bíblia, tendo comunhão diária com Deus.

 Segunda Lição: Em meio ao caos Deus renova suas misericórdias e nos incentiva a buscá-lo

“Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lamentações 3:23

“Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;” Lamentações 3:24,25

arrependimentopecado

O único caminho seguro para trilharmos neste novo ano desconhecido em que muitas coisas acontecerão e não sabemos tanto em nível do Brasil, quanto em nossas vidas pessoais é estarmos renovando diariamente nossa esperança, nossa alegria nas misericórdias de Deus.

O que temos de fazer de forma prática?

Uma coisa importante é buscarmos Deus em oração, colocarmos a nossa vida na presença de Deus e o melhor momento para fazermos isto é quando acordamos, é quando nos preparamos para sair para o trabalho e as atividades do dia a dia.

Se você não fizer isto pela manhã, não determinar um pequeno horário para buscar a Deus e renovar sua vida com Deus pela manhã, dificilmente fará ao longo do dia, porque a correria dos nossos dias, as preocupações, o trabalho excessivo, as cobranças que recebemos dos nossos chefes, dos nossos clientes quando somos empresários é tão grande que certamente irão absorver toda a sua energia e você terá tempo para tudo, menos para falar com Deus no meio da correria do dia a dia.

Muitos dirão, pastor, eu não tenho tempo de buscar a Deus de manhã no primeiro horário. Outros dirão, pastor, você não conhece a minha vida, se eu não sair correndo eu vou perder meu ônibus fretado, eu perco a minha carona para o trabalho. Muitos passam o ano inteiro brigando com o relógio e nunca encontrarão tempo para as atividades que não julgam importante.

semtempo

Nós encontramos um montão de desculpas para não buscarmos a Deus, mas nós não nos esquecemos de tomar banho quando levantamos, escovarmos os dentes, tomarmos café antes de começar a trabalhar, almoçarmos, e etc, etc, etc.

Se a oração e buscar a presença de Deus for importante para você, você certamente dará prioridade e encontrará um momento oportuno em sua agenda e fará isto com prazer diariamente.

O tempo é você que faz e determina. Se for importante para você e você perceber a diferença que fará em sua vida orar pela manhã, ler um pequeno texto bíblico pela manhã, você o fará.

É uma questão de nos organizarmos, de acordarmos meia hora mais cedo, de nos planejarmos para buscar a Deus.

Deus está sempre pronto para renovar as nossas esperanças, para encher o nosso coração de alegria com o Seu Santo Espírito. A questão aqui não é a quantidade de tempo que você demandará com Deus neste primeiro momento pela manhã, mas se você irá cumprir este tempo com qualidade e realmente encontrar Deus pela manhã, em seu primeiro horário.

Comece com pouco, não queira fazer o que você não conseguirá cumprir. Uma sugestão: 10 minutos pela manhã, 5 minutos você lê um texto bíblico, por exemplo, um Salmo, 5 minutos você ora.

Se você fizer isto em 2019, certamente sua vida será diferente. Você será grandemente abençoado por Deus. Você poderá experimentar a mão de Deus agindo em sua vida, em cada dia, em cada momento, todos os dias do ano novo.

 Terceira Lição: Em meio ao caos Deus acalma nosso coração, nos dá sua paz, proporciona a sua salvação.

“é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.” Lamentações 3:26

adobestock_64688178-800x533

Se buscarmos a Deus em oração, em comunhão diária lendo sua Palavra, com vontade de encontrá-lo com um coração sincero, certamente nós encontraremos Deus no nosso quarto de oração, nos nossos momentos devocionais, neste precioso tempo que dedicarmos todos os dias pela manhã para estarmos em comunhão total com o Criador.

A comunhão diária e no primeiro horário com Deus através das nossas orações, através da leitura bíblica, certamente nos farão caminhar cada dia do ano com esperança, na certeza que venceremos todas as circunstâncias que se apresentarão para nós.

Batalhas existirão neste novo ano, mas se estivermos em comunhão com Deus, a paz de Jesus dará tranquilidade ao nosso coração, porque saberemos que Deus estará agindo em nosso favor, lutando por nós, nos ajudando na caminhada, nos protegendo do mal, nos livrando de situações indesejadas, nos fortalecendo nas situações inesperadas e difíceis que enfrentaremos.

Deus é o Deus Todo-Poderoso, o mesmo Deus que o profeta Jeremias buscava respostas e as respostas foram alcançadas e registradas na Bíblia. Deus deseja te abençoar neste novo ano totalmente desconhecido para sua vida, com sua esperança, com suas misericórdias que se renovam cada manhã.

Entregue um pequeno tempo para Deus todas as manhãs, reserve 10 minutos para buscá-lo em oração e leitura da Bíblia e tenha a certeza que Deus estará provendo seu socorro bem presente nos momentos de angústia, de lutas, de tribulação, te ajudará a vencer as dificuldades, de dará paz no meio das tempestades, te ajudará a conquistar o ano novo, terra desconhecida.

adoracaomar

Reflita: O ano é totalmente desconhecido, mas você pode torná-lo em terra prometida, em um ano de bênçãos para você, para sua família, para seu país, se você estiver buscando o amor e as misericórdias de Deus todas as manhãs em oração, lendo sua Palavra, orando por você mesmo, orando por seus amigos e familiares, orando pelo Brasil, orando pela sua Igreja.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *