Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Recomeço

 Salmos 126
Nós podemos passar por inúmeros contratempos ao longo da vida, podemos inclusive falhar muitas vezes. Às vezes, permitimos que esses erros, esses contratempos e fracassos nos escravizem ao ponto de não desfrutarmos da vida cristã que Deus tem preparado para nós.
Nós nos cansamos às vezes, descobrimos, por exemplo, que o nosso casamento está a beira do fracasso. Podendo terminar em divórcio, ou mesmo, podendo estar tragicamente preso a uma cadeia interminável de discussões e lutas. A boa notícia é que Deus diz: “Eu quero fazer algo novo em sua vida. Eu quero te dar um novo começo.
Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Salmos 126:1
No início de um novo ano, costuma-se pensar sempre como um tempo de novos começos, um tempo para novas resoluções. Mas a verdade é que com Deus a qualquer momento é tempo de um novo começo.
Deus muitas vezes nos leva a lugares difíceis para aprendermos a depender dele. Talvez o ano que se passou tenha sido um ano difícil para você, mas também foi uma oportunidade para você crescer e aprender a depender mais de Deus, então agora Deus pode estar dando a você um novo tempo, tempo de recomeço.
Foi assim com o povo de Deus no passado. Deus sempre dava a Israel uma nova chance de crescer e aprender, Deus sempre foi paciente querendo que seu povo se arrependesse de seus pecados. Deus sempre apontava uma nova direção para o seu povo e assim podiam refazer a vida.
O salmo 126 celebra o recomeço, a nova oportunidade dada por Deus a seu povo de voltar a sua terra e recomeçar a vida depois de anos de cativeiro babilônico.  O retorno do cativeiro babilônico havia sido ansiado por tanto tempo que parecia um sonho àqueles que voltavam. Alguns haviam esperado a vida inteira. A alegria do povo era incontida; não paravam mais de louvar a Deus. O clima era de riso e alegria, de deleite na salvação de Deus. Mas para recomeçar, será preciso assumir uma postura.
1 – Pare de inventar desculpas:
A Bíblia repetidamente nos ensina a pararmos de dar desculpas por nossos erros e falhas, a Bíblia nos ensina que devemos admitir quando é nossa culpa e pedir perdão, e assim continuar adiante. Deus advertiu o seu povo muitas vezes sobre o seu pecado, antes de enviar juízo sobre eles, o povo não deu ouvidos, também davam muitas desculpas pelo seus pecados e assim colheram o fruto amargo da rebeldia. Foram levados cativos à Babilônia. Anos mais tarde, por sua imensa graça, Deus decidiu dar ao povo uma nova chance, um recomeço.
Eu descobri que pessoas que são boas em inventar desculpas, raramente são boas em qualquer outra coisa. Eles gastam sua energia pensando em razões pelas quais não podem fazer o que devem fazer.
Reconheça suas limitações, seus pecados, peça ajuda e perdão a Deus, busque orientação com pessoas mais sábias e experientes do que você. Procure aprender com os seus erros. Busque novas soluções.
2. Passe a agir com fé:
Novos começos exigem fé. Mudar qualquer coisa em sua vida pelo poder de Deus requer fé:
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:5,6
O povo estava de volta a sua terra de origem, estavam felizes por isso, mas diante deles estava o desafio de reconstruir a cidade. Mas estavam alegres pela nova chance que foi dada a eles. Portanto, como eles devemos continuar em frente, cultivando nossa fé em Deus, mesmo que as lágrimas estejam escorrendo pelo rosto. A Bíblia não pede que neguemos nossos sentimentos, as vezes tudo parece muito difícil de ser superado, e realmente seria se Deus não estivesse conosco, se Ele não fosse amoroso e gracioso, a boa notícia é que ele é bom. Deus colhe as nossas lágrimas e vê o nosso coração, Ele é poderoso para mudar o nosso pranto em alegria. Mantenha a fé em Deus e espere o  agir de Deus, Ele está te dando uma nova chance, recomece!
Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *