Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A competição

A COMPETIÇÃO

“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.”
1 Coríntios 9:24-26

athletics-world_1

 Sabemos que num estádio existem diversos tipos de corridas:- corridas de pistas ovais de 100, 200 ou 400 metros, corridas de meio fundo com distâncias maiores de 800 a 1500 metros, onde os atletas não precisam ficar na sua raia, corridas com barreiras, onde o atleta, além de correr terá que saltar por obstáculos na pista, corridas também em equipe que envolvem o revezamento e a troca de bastões entre os competidores. São múltiplas possibilidades para os atletas correrem, mas em todas elas há necessidade de um treinamento específico, uma alimentação equilibrada, um cuidado com a preparação para a competição que virá. Cuidados que são aplicados para que o atleta de alto desempenho, possa conquistar seus objetivos e vencer a competição.

corrida-com-barreiras

  O apóstolo Paulo compara a vida do cristão a uma corrida em um estádio, onde muitas pessoas estão correndo para chegar em primeiro lugar, mas apenas um corredor alcançará este resultado.

No reino de Deus precisamos nos conscientizar da importância de sermos cristãos de alto desempenho. E o apóstolo Paulo reforça esta questão quando diz que apenas um atleta na competição física, na corrida no estádio levará o prêmio. Na vida cristã deveríamos ter o mesmo zelo pelas coisas espirituais. Infelizmente, percebemos que muitas pessoas (no mundo espiritual) vivem correndo por motivos fúteis (por posições religiosas, por títulos religiosos, por objetivos ligados a esta existência terrena e não a eternidade com o Criador), ou até mesmo, sem um objetivo definido. Possuem até boas intenções naquilo que acreditam, podem até ser frequentadores de uma reunião religiosa, mas estão correndo em vão, distantes do objetivo principal do ser humano que é a possibilidade de se relacionar com Deus de forma pessoal nesta existência, bem como estar eternamente com Deus.

corrida

Paulo enfatiza neste texto a questão do objetivo principal do cristão que é obter a coroa que dura para sempre. No império romano quando um general alcançava uma vitória em uma batalha ele recebia uma coroa de louros que era colocada em sua cabeça e desfilava pela cidade para mostrar para a multidão suas conquistas. O triunfo romano era uma cerimônia civil e rito religioso da Roma Antiga, feito para homenagear publicamente o comandante militar  de uma guerra ou campanha no estrangeiro notavelmente bem sucedida e para exibir as glórias da vitória romana. Um dia estaremos recebendo de Deus os galardões por termos lutado nesta existência para a divulgação do evangelho, para a Glória de Deus.

corridamulheres

Na nossa vida cristã enfrentaremos muitas batalhas que tentarão nos desanimar, tirar o foco da corrida que estamos lutando para vencer.

Como cristãos fomos escolhidos um dia por Deus. A chama do Espírito Santo de Deus, em um dia especifico, tocou em nossos corações e passamos a reconhecer o sacrifício de Jesus Cristo, realizado em nosso favor para que nossos pecados, bem como nossa dívida para com Deus pudesse ser apagada. A partir deste instante, passamos por um processo de transformação contínua, em que o Eterno vem habitar em nossas vidas, nascemos do alto, nascemos do Espírito de Deus, passamos a entender Cristo em nossas vidas, sob a ótica esperada por Deus e proclamada na Bíblia: a visão da salvação que teremos Nele.

Desta forma nosso alvo, nosso objetivo de vida é corrermos com foco em Cristo.

1172678243acruzdecristo

A vida de Jesus Cristo é o nosso alvo. O comportamento de Jesus Cristo deverá ser mostrado para o mundo através de minhas atitudes.  A preparação que necessitamos realizar é um processo contínuo de santificação, de aprimoramento, de negação do nosso “eu”, em prol do objetivo maior que é uma vida com Deus, uma vida de comunhão com o Criador: lendo as escrituras sagradas, tendo paz no coração, podendo usufruir de um relacionamento de amizade com Deus, tendo prazer em estar na Igreja (a casa do Senhor), tenho prazer em poder participar da Ceia, tendo sempre em mente que nossa vida não é apenas está aqui, relacionada à esta existência, mas participamos como os atletas de alto desempenho, de uma batalha diária para conseguirmos alcançar nosso alvo, uma vida onde um dia estaremos para sempre com Deus.

Nesta semana enfrentaremos muitas batalhas, muitos desafios que tirarão o nosso foco do alvo que é Jesus Cristo. Precisamos compreender que somos a mesma pessoa, quer estejamos na Igreja, quer estejamos em nosso trabalho, quer estejamos em nossa casa com nossos familiares, quer estejamos em um momento de lazer. E em todos os momentos da semana precisaremos estar lutando para não desanimarmos, para não cairmos em tentações e nos desviarmos do alvo que é Jesus Cristo, tendo consciência plena que nosso objetivo não é esta vida, que o importante é o que virá depois.

podiumvitoria

Reflita: Compreendi o que Jesus Cristo fez por mim na cruz do Calvário. Vivo esta vida como uma corrida, cujo objetivo principal é obter a coroa celestial com Deus. Caminhando com Jesus Cristo, orando e lendo a Bíblia diariamente, estaremos caminhando na competição da vida, passando pelo processo diário de santificação cujo foco é Jesus. Viveremos esta vida com paz, alegria no nosso coração na competição que nos levará para a vida eterna com Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *