Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A coragem

A CORAGEM

“E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.”
1 Crônicas 28:20

problemainesperado1

 O Rei Davi apresenta seu filho Salomão ao povo, informando que este o sucederia no trono real e também edificaria o templo. Davi era um homem que vivia em comunhão com Deus e a escolha de Salomão para as finalidades descritas, também eram a vontade de Deus. O rei incentivou seu filho a não desistir do trabalho, a perseverar não tendo medo, nem desanimando até que o templo fosse totalmente concluído, pois este local havia sido estabelecido e estava nos planos do Criador para o povo israelita.

Pesquisando no dicionário a palavra “coragem” encontraremos como significado:- ausência de medo diante de riscos ou do perigo; bravura, valentia. Todos os dias somos desafiados a ter coragem, a não ficarmos com medo dos desafios que virão. O medo nos paralisa, tira o foco daquilo que precisamos realizar, proporcionando um estado de desânimo. Se olharmos para nossos problemas, muitos deles serão certamente maiores do que a capacidade que teremos em atacá-los e resolvê-los e aí precisaremos enfrentá-los com bravura, sendo valentes no meio dos perigos iminentes e das consequências e riscos que teremos de assumir, em função dos desafios da vida, que muitas vezes parecerão intransponíveis e nos amedrontarão.

montanha6-735x400

A questão que devemos refletir é que se formos impulsionados apenas pelo nosso próprio eu, estaremos enfrentando estas situações diárias, pensando em nossa própria capacidade humana ou em boas frases e conselhos dos modernos “gurus” da “autoajuda” e até poderemos, momentaneamente, ter a sensação que somos corajosos, ou que possuímos algum poder em nossa própria mente, em nosso próprio “eu” para enfrentarmos os desafios da vida diária.

Se olharmos para a Bíblia veremos qual a fonte da ajuda que Davi forneceu para seu sucessor, seu filho Salomão que tinha uma tarefa dificílima, suceder o Rei Davi perante o povo de Israel e também construir e concluir o Templo do Senhor. Veremos que a ajuda que Davi mencionava não foi uma ajuda baseada apenas em palavras humanas, mas uma ajuda que considerava Deus na vida do futuro rei. Salomão buscou esta sabedoria e conhecimentos necessários não apenas em seus conselheiros reais, em homens que na sua época poderiam representar os chamados “gurus” da “autoajuda“, mas como seu pai Davi, Salomão confiava em Deus.

biblia-pixabay-1

Salomão entendeu os recados dados por seu antecessor, o Rei Davi, sendo forte e corajoso, bem como, colocando seu empenho e motivação, tendo coragem em enfrentar os desafios que aquele trabalho exigiria, mas a confiança de Salomão não estaria alicerçada na sabedoria dos seus conselheiros reais, nem na sua própria pessoa. Como seu pai Davi, o Rei Salomão entendeu que seria necessário estar totalmente conectado com Deus, buscando a sua sabedoria e conhecimento, não apenas em sua própria capacidade humana, ou no desenvolvimento de sua capacidade mental, a partir de conselhos de homens, a partir de “autoajuda“. Salomão buscava a sua sabedoria do alto, sua sabedoria não vinha da terra, sua sabedoria vinha do próprio Deus e não apenas dos seus conselheiros humanos.

Salomão sempre deu valor a educação de sua época e aos sábios de seu Reino, seus conselheiros.

Faça sua parte humana e continue estudando, estude bastante, se esforce em adquirir conhecimento humano, conhecimento técnico, conhecimento e fluência em algum idioma, continue lutando por uma excelente capacitação profissional, uma carreira universitária sólida, seja feliz na profissão que escolher para desenvolver, dedique-se a este caminho profissional com muito esforço, dedicação e esteja sempre atualizado no que você se propõe a exercer para a realização do seu trabalho, da profissão que escolheu neste mundo, mas lembre-se sempre que além do conhecimento humano, existe a sabedoria advinda de uma vida com Deus.

Salomão foi conhecido como o rei mais sábio de sua época e o povo escolhido pôde usufruir do seu reinado e de sua sabedoria que posteriormente foram registrados em três livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

 A lição simples que temos que entender hoje, não importa o tamanho do seu desafio de trabalho, nem a responsabilidade que lhe deram para cumprir, importa que você busque a Deus, e saiba que sua coragem para vencer estas tarefas não virá apenas do seu conhecimento humano, mas também da sua comunhão diária com Deus, virá do alto, virá dos céus.

Não tenha medo, tenha coragem, busque a coragem em Deus para a realização do seus desafios diários, para vencer os obstáculos do dia a dia, para a concretização dos seus sonhos. Somente em Deus poderemos vencer obstáculos intransponíveis aos olhos humanos, vencer o medo, tendo coragem e motivação que virão da nossa fé e confiança em Deus e não apenas de nossa própria capacidade humana em resolvê-los.

gloria

Seja forte e coragem! Mãos ao trabalho! Busque Deus em sua vida!

Busque a sabedoria do alto para resolver seus desafios!

Reflita: Que conselhos utilizo para resolver os meus problemas? Qual é a minha fonte de sabedoria? Busque a Deus, busque a fonte de sabedoria que Deus lhe deixou, a Bíblia Sagrada. Entregue a sua vida para Deus, como Davi fez, como seu filho, Salomão também o fez, e seja feliz! Desfrute Deus, viva intensamente os desafios desta existência com Deus a frente de suas batalhas.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *