Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O cenário

O CENÁRIO

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. “
2 Timóteo 3:1-5

violencia

O cenário descrito na Bíblia à respeito dos sinais que indicam o final dos tempos é muito parecido com o que podemos presenciar em nossos dias: “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos… mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus”.

Não podemos afirmar que estamos na época exata que corresponde ao final dos tempos, porque a própria Bíblia nos afirma no evangelho de Mateus 24:36: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” O que podemos constatar é que muitos sinais da vinda de Cristo já aconteceram, e outros estão acontecendo. Estamos vivendo numa época de extrema e intensa violência em todo o mundo. Não estamos em uma terceira guerra mundial declarada de forma explícita, mas alguns países estão em guerra, e outros países que não estão em luta armada, vivem uma guerra camuflada provocada pela violência urbana exacerbada.

2001-violencia-torresgemeas

Ficamos tristes e chocados com o aumento da violência e a insegurança generalizada em todos os países. Choramos e oramos pelas famílias vítimas destas tragédias em nosso país e em diversos países. Percebemos que não são mais adultos apenas que estão promovendo a violência, mas também crianças, adolescentes e jovens. Não conseguimos entender o porquê destas situações. Olhando para este cenário assustador percebemos que o problema da violência não está apenas em nosso país. Pensando ao redor do mundo:- verificamos que o fenômeno ocorre periodicamente em diversos países, sem aparentemente se chegar a conclusão de uma causa raíz única. Como dizem os especialistas em questões sociais é um problema multidisciplinar, complexo que deve ser estudado pelo nosso mundo moderno para saber onde erramos, onde se encontram as falhas para que o ser,  que deveria se comportar como “humano” e amar seu próximo, seu semelhante, preservando a vida, faz justamente o contrário:- promove a destruição e a morte.

violenciaescola

 Neste momento de tanta violência, muitas vozes se levantam para tentar encontrar a causa dos problemas nestas tragédias em escolas como Realengo, Janaúba, Goiânia, Suzano e nas escolas públicas em seu dia a dia, com professores, alunos, funcionários sendo desrespeitados, famílias sendo destruídas e sofrendo violência. Um local que deveria promover a educação está sendo palco de um cenário de guerra, desolação e morte. Muito triste, mas ainda existe esperança.

Em meio ao caos reinante, a Palavra de Deus nos dá a esperança viva que é Jesus Cristo para religar o coração do homem com Deus.

Se crermos em Cristo como nosso Salvador, tendo a humildade de confessar o seu nome, de crer Nele e no seu sacrifício pelos nossos pecados, poderemos desfrutar de um novo tempo em nossas casas, em nossas famílias. Um tempo pessoal com Deus. Um tempo de comunicação e amor entre as pessoas da mesma família, um tempo de comunicação e amor para com Deus e nosso semelhante.

img_5879

O mundo está gemendo e clamando por socorro. O apóstolo Paulo também registra este tempo no livro de Romanos quando diz que a criação geme por socorro no texto de Romanos 8:18-22: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.”

O mundo está chorando. Neste cenário caótico, o socorro para o mundo é Jesus Cristo no coração das pessoas. Ficamos surpresos com a violência de nossos dias, mas há dois mil anos o ser humano expressou sua violência, matando com extrema crueldade Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Emanuel (Deus conosco) que só promovia o amor, amava e curava pessoas, fazia o bem, falava de uma nova vida com Deus aqui na Terra, promovia perdão e salvação. Porém, Deus Pai permitiu que este fato histórico acontecesse para que pudéssemos ter vida em meio ao sofrimento e a crueldade que nosso Senhor Jesus Cristo foi submetido. Cristo ressuscitou para que nós também pudéssemos ressuscitar para uma nova vida, um novo nascimento, um recomeço com a visão de Deus aplicada ao coração pecador.

cristianos

Somente Cristo poderá apagar a maldade do coração do homem, limpá-lo e purificá-lo de seus pecados, com seu precioso sangue derramado. A humanidade precisa reconhecer seus erros, admitir a sua culpa e sendo humilde entregar o seu pedido de arrependimento diante da Cruz do Calvário, reconhecendo Jesus Cristo em sua vida, recebendo e aceitando a salvação providenciada por Deus em seu favor.

A violência se tornou algo comum, banal, diário, instantâneo. Em cada segundo, em algum lugar do mundo, um ser humano está morrendo de forma violenta. Nem mesmo a mídia esgotou o assunto sobre uma tragédia, outra tragédia surge e substitui a anterior, que cai no esquecimento e na banalização do ato violento e da dor provocada. Nem mesmo foram achados todos os corpos soterrados pela lama na tragédia anterior e novas tragédias estão acontecendo e a mídia já não fala mais de Mariana, Brumadinho, nas mortes nas enchentes em diversos locais do país, e etc.

Cristo ressuscitou para que este “ser humano”, que vive longe de Deus em nosso tempo de extrema violência, pudesse reconhecer que sem Deus, vivendo uma vida vazia longe da presença do Criador, certamente não poderá sobreviver.

Deus continua chamando neste cenário de violência e caos, a humanidade decaída para perto de si.

Com Jesus Cristo em nosso coração, em nossa mente, presente em nossas casas, em nossas famílias, em nosso País e neste mundo terrível existirá sempre esperança para o ser humano.

peoplediversityadoration

Não sabemos quando Jesus Cristo voltará, mas a Bíblia diz que Ele voltará como foi nos dias de Noé, que ninguém mais estava respeitando Deus e os princípios e valores dados por Deus para a humanidade, então Deus permitiu o dilúvio. Hoje, estamos vivendo um tempo de muita violência e ao mesmo tempo de muitos recursos tecnológicos que atraem o homem e provocam diversas reações na mente humana. Benefícios tecnológicos que são deslumbrantes, mas ao invés de promover a integração entre as pessoas como a internet, os celulares, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, ocorre justamente o contrário, estão afastando os seres humanos uns dos outros, promovendo confusão, polarização, divisão, conflitos e violência, além da distração generalizada. Muitos encontros acontecem com as pessoas na mesma mesa, mas distantes umas das outras, concentradas e conectadas em seus próprios celulares.

sozinhos-em-um-domingo-em-familia-1-830x450

A comunicação direta entre pessoas realizada alguns anos atrás, como as conversas familiares, onde as crianças ouviam as histórias e estórias dos mais velhos precisa ser resgatada. As conversas “olho no olho” entre amigos estão fazendo muita falta.

vovo_escola_mg-copia

Este é o mundo que vivemos de muita tecnologia, muitos recursos materiais, conforto, mas ao mesmo tempo um mundo distante dos valores religiosos e de Deus, um mundo distante dos valores familiares do passado, um mundo violento e que vive orgulhoso em função de suas próprias conquistas científicas e tecnológicas, mas totalmente perdido em seu significado primeiro que é a vida humana.

evangelho

Jesus continua vivo e dizendo para nosso mundo decaído que ELE ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ABRAÇAR E SALVAR A HUMANIDADE DE UMA VIDA LONGE DE DEUS:

  1. EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA: “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6;
  2. EU SOU A PORTA: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.” João 10:9;
  3. EU SOU A LUZ DO MUNDO: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12;
  4. EU SOU O PÃO DA VIDA: “Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” João 6:35;
  5. EU SOU O BOM PASTOR:” Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11;
  6. NÃO TENHAM MEDO: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” João 14:27;
  7. EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA: “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” João 10:10;
  8. EU SOU O SENHOR E SALVADOR: “Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.” Isaías 43:11 “e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 1:11;
  9. EU SOU A PALAVRA CRIADORA: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” João 1:1-3;
  10. EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA: “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;” João 11:25;
  11. EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.” João 15:1;
  12. JESUS É O EU SOU“: Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? ” Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”. Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.” Êxodo 3:13-15.

Reflita: Só existe uma solução para este cenário atual de violência exacerbada, em que o homem está longe de Deus. A solução é uma pessoa, a pessoa de JESUS CRISTO que morreu na cruz para nos salvar e nos ligar em comunhão eterna com DEUS. Desfrute de uma nova vida nesta existência, entregando sua vida para JESUS CRISTO cuidar, desfrute do seu amor, da sua paz e quando seu tempo findar, desfrute da vida eterna com DEUS.

Pr. Luiz Francisco Contri

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *