Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O entendimento

O ENTENDIMENTO

“O bom entendimento conquista favor, mas o caminho do infiel é áspero.
Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.”
Provérbios 13:15,16

A Bíblia no Novo Testamento registra as “boas novas”, ou, as “boas notícias” de Jesus Cristo. A notícia maravilhosa que Deus nos trouxe através de Jesus é que podemos ter acesso novamente a Ele, crendo em Cristo, nosso salvador. Crendo que Jesus veio e morreu pelos nossos pecados, mas também que ressuscitou e está vivo junto ao Pai para nos abençoar.

grateful-awe-by-kevin-carde

Chamamos também este favor de Deus por nós de Graça, ou favor imerecido, porque certamente pelos nossos pecados, pela nossa ingratidão, por tudo que somos não poderíamos agradar a Deus, e neste sentido, Jesus Cristo morrendo em nosso lugar, nos perdoa dos nossos pecados, de quem somos e nos aproxima de Deus.

Então, este é o entendimento que o Novo Testamento deseja que entendamos, que Deus amou ao mundo de tal maneira que enviou seu único Filho, Jesus Cristo, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou Cristo ao mundo para que tenhamos vida e vida em abundância. Este é o entendimento, as boas novas de Deus para todos nós, que mesmo sem merecermos ou fazermos por merecer (pelo nosso esforço humano), Cristo veio e cumpriu a gloriosa missão do Pai, morrendo por nós, nos salvando, nos livrando deste mundo decaído e permitindo que por este favor imerecido, a que chamamos de Graça tenhamos acesso a Deus e a vida eterna quando partirmos deste mundo.

a-cruz-e-milhoes

Agora que você compreendeu o significado das boas notícias e o que é Graça de Deus ficará mais fácil compreender o que o sábio Rei Salomão informou neste versículo de provérbios capítulo 13, quando diz que o bom entendimento conquista favor, poderemos extrair a seguinte aplicação para nós: com uma vida entregue nas mãos do Criador, por meio de Jesus Cristo, estaremos conectados com Deus, poderemos receber paz em nossos corações, poderemos viver esta vida na esperança da vida eterna, mas também caminhando com Cristo em cada dia, e isto significa que não mais eu me preocuparei com as circunstâncias que enfrentarei amanhã, se serão boas ou ruins, porque ligado com Deus, por meio de Cristo, eu poderei usufruir da oração, da leitura da Bíblia, da comunhão com Deus na Igreja, de momentos de adoração e participação na Ceia do Senhor e estarei sempre seguro em Sua Presença.

fe

 Interessante que quando a energia elétrica acaba em nossas casas, produz em nós um sentimento de impotência e frustração, porque certamente somos dependentes de todos os benefícios decorrentes do uso continuo desta fonte de energia. Deveríamos também, no mundo espiritual, nos sentirmos assim, como quando acaba a luz em nossas casas, nos sentirmos perdidos, sem enxergar um palmo na nossa frente, e querendo ter acesso à luz. A fonte verdadeira da luz espiritual é Jesus, mas nem todos têm este entendimento, que Jesus é esta fonte de paz e que dá acesso a este amor ilimitado do Pai Celestial. Com Jesus em nossas vidas poderemos estabelecer este relacionamento com Deus e vivermos na Sua dependência, tendo acesso aos benefícios de uma vida com o amor do Pai por nós que somos seus filhos.

O texto de provérbios nos diz sobre isto que aqueles que não tem este entendimento (das boas notícias de Jesus Cristo, de Sua Graça (deste favor imerecido que temos por Ele, morrendo por nós)) viverão suas vidas em caminhos ásperos, caminhos tortuosos e difíceis, uma vida errante e repleta de problemas, sem paz, sem esperança, na ilusão que este mundo proporciona, na insensatez e na loucura de caminhar uma vida no escuro, na escuridão das trevas sem saber o que irá acontecer amanhã, e sem ter alguém para ajudá-los na caminhada. Assim é a vida do infiel, do insensato, daquele que vive pelo seu próprio esforço humano, caminhando como se Deus não existisse.

vidadepecadoeescuridao

O conhecimento que Deus espera que busquemos está escrito em sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Deus espera que nos relacionemos com Ele, que o amemos te todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento e também que vivamos em amor e harmonia em relação aos nossos semelhantes. Deus espera que você caminhe pela fé no Salvador Jesus Cristo, que você seja feliz nesta existência e para sempre com Ele nos céus.

children-of-god_833_460_80_c1

Reflita: Compreendi que Jesus morreu pelos meus pecados e que de mim mesmo não tenho nada para agradar ao Criador. Desejo entregar minha vida para Deus cuidar? Se sua resposta for afirmativa, não perca tempo busque a Deus nesta existência, conecte-se com Ele em comunhão diária: na leitura da Bíblia e em oração. Viva uma vida plena diante de Deus, seguindo os passos do Mestre Jesus Cristo. Seja feliz e faça pessoas felizes ao seu redor, levando-as ao entendimento de Jesus Cristo e ao conhecimento da Bíblia Sagrada.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *