Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A direção

A DIREÇÃO

“Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.
As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!
Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!
Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.”
Salmos 16:5-8

Vivemos uma época de muitas dificuldades, incertezas, e ao mesmo tempo as novas gerações que estão se formando, além de não receberem uma boa educação de seus pais (como as gerações anteriores receberam), envolvendo conceitos de “família”, “limites”, “respeito aos valores religiosos”,  têm múltiplas facilidades com o advento da tecnologia, mas vivem perdidas diante de um mundo materialista, que lhes possibilita múltiplos caminhos a seguir, mas poucas respostas concretas de como lidar com tantas mudanças, especialmente mudanças que as ajudem sobreviver.

concept

Diante deste mundo totalmente novo e desconhecido, intensifica-se à busca por relacionamentos e direções. A Bíblia nos dá uma direção e caminho a seguir, diante das incertezas do nosso mundo contemporâneo e nos ajuda a enfrentar as dificuldades deste mundo hostil. 

Vamos analisar o salmo 16, verificando que lições ele nos traz para convivermos com as dificuldades deste mundo atual.

 Este é um salmo de lamentação de Davi e pode ser dividido em quatro partes, a saber:

  1. Um pedido de proteção (versos 1 até 3);
  2. A condenação dos injustos e suas práticas de idolatria (verso 4);
  3. O relacionamento com Deus (versos 5 até 8);
  4. A confiança em Deus e sua bênção (versos 9 até 11);

bibliarelacionamento

O salmo faz uma referência profética a Jesus Cristo, no versículo 10, dizendo que Jesus não sofreria decomposição quando fosse sepultado, e sabemos que Cristo ressuscitou e não ficou na sepultura, cumprindo a descrição deste salmo. O salmo descreve a vida de uma pessoa que se relaciona com Deus, chamaríamos hoje esta pessoa como uma pessoa cristã, e a compara com pessoas que vivem um estilo de vida distante de Deus.

 O salmo descreve o relacionamento de um cristão sincero com Deus. O verdadeiro cristão confia unicamente em Deus. Não fica buscando auxílio em outros deuses. O Deus invisível da Bíblia é totalmente suficiente em sua vida. Desta forma sua fé, não depende de uma pessoa, ou de uma religião, ou de instituição religiosa. Sua fé é baseada na Bíblia Sagrada, e neste sentido, a lê, buscando nela as respostas de Deus para sua existência. Vive pela fé em Deus, buscando-o em oração. Seus amigos são também justificados por Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Deus se agrada destas pessoas que o temem, e são consideradas justas pelo Criador.

relacionamentocristao

O verdadeiro cristão despreza os cultos falsos, como também, despreza as coisas que as pessoas deste tempo de incertezas adoram, veneram ou praticam como estilo de vida e comportamento (materialismo, prazeres transitórios, baladas, uso de álcool, drogas, sexo fora do casamento, tecnologia usada de forma desequilibrada, desperdício de tempo, distração nas redes sociais e aplicativos, culto ao corpo ou à alguma personalidade humana, dinheiro, pessoas, deuses, imagens e estátuas criadas por escultores, etc).

Ser cristão é viver uma vida pela fé em Deus, satisfeito em poder se relacionar com Deus, sendo satisfeito e grato a bondade de Deus para com sua existência.

Quando a noite escura chegar…

2ae1e-dark-night-of-the-soul-2

Uma das aplicações possíveis para nossas vidas neste momento de tantas incertezas no mundo é sabermos que se nos relacionarmos com Deus, confiando Nele sempre, tendo Ele como direção de nossas vidas, não importarão as “escuras noites” que porventura viermos a enfrentar durante nossa breve jornada por este mundo.

O salmista registra que na “escura noite” o seu coração o ensinará. Somente um coração entregue na mão de Deus poderá nos ajudar nos dias de adversidades. A Bíblia também menciona que o nosso coração é enganoso, conforme o profeta Jeremias nos avisa no capítulo 17, verso 9: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?“.

Poderemos depositar o nosso coração, a nossa mente, os nossos pensamentos em nós mesmos, e em nossa própria capacidade humana, ou, no que a mídia eletrônica “materialista” nos orienta, e vivermos esta vida sem dependermos de Deus, da leitura da Bíblia, e dos conselhos que recebermos neste relacionamento de paz.

caminharnoescuro

Porém, quando nos esquecemos de buscar a Deus para nos aconselhar, a consequência direta será caminharmos por caminhos tortuosos, caminhos que nos afastarão da direção que o Criador deseja nos conduzir, caminhos que nos levarão para mais problemas, ou até mesmo, a nossa morte e destruição.

O novo testamento deixa bem claro que Jesus é o único caminho, e portanto, esta é a direção certa para seguirmos, buscando a Deus. Caminhando com Cristo a estrada desta vida se tornará suave. Poderemos experimentar a proteção, a direção, a vitória e a bênção de Deus sobre nós, como o salmista afirmou:- “tendo o Senhor diante de mim, com ele a minha direita não serei abalado.”

jesusocaminho

 A vida é uma grande aventura. Nunca saberemos o nosso futuro. E isto, nos deixa livres para a vivermos com sabedoria, ou não.

Se buscarmos esta vida de relacionamento com Deus, certamente este estilo de vida será algo que nos fará feliz, e também, nos ajudará nos dias difíceis, certamente seremos capazes de enfrentarmos o nosso futuro, independente das situações e circunstâncias que vierem sobre nós. Porém, se neglicenciarmos a Deus, ou mesmo se desprezarmos suas orientações e o negarmos nesta vida, quando o dia da dificuldade chegar, quando a “noite escura” vier sobre nós, ficaremos perdidos, e não saberemos como enfrentar estes dias.

O salmista finaliza o salmo dizendo:

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença

Somente tendo Cristo em nossa vida, poderemos usufruir desta vida plena de alegria com Deus, vivendo com segurança, sem medo e com direção e propósitos de vida.

 Reflita: Somos livres para vivermos nossa vida. Porém, nossas escolhas farão diferença significativa nos dias de adversidades que todos estamos sujeitos a enfrentar. A direção a ser tomada hoje, fará diferença amanhã. Se escolher o caminho seguro que é uma vida de seguidor de Jesus Cristo, saberá agir nos dias difíceis. Se viver a vida como se Deus não existisse, ficará perdido nos dias de adversidades. Viva uma vida de relacionamento com Deus (por meio de Jesus) e será feliz!.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *