Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A integridade

A INTEGRIDADE

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.
Josué 24:14

Nestes tempos de tanta incerteza, em que o homem está cada vez mais longe de Deus, em que muitos cristãos se dividem em opiniões sobre o futuro de nosso planeta, sobre o que professam, sobre a forma de adorar a Deus, torna-se necessário voltarmos para a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, a examinando em cada dia, revivendo seus preciosos ensinamentos fornecidos pela inspiração, e ação direta do Criador para a vida da humanidade.

maturidade

Lá na época da liderança de Josué, que substituiu o importante líder israelita Moisés, houve a necessidade de exortarem o povo para a realidade de uma volta para os princípios bíblicos dados por Deus, tanto em relação a fé que professavam, e neste sentido, Josué os incentiva a temerem o Senhor, ou seja, terem relacionamento com Deus, de tal forma, que houvesse respeito em seus corações pelos princípios bíblicos, servindo a Deus com integridade e fidelidade aos dez mandamentos que haviam recebido por Moisés, e neste sentido, estava bem claro na mente de todos:- a questão de seguirem os ensinamentos de não elaborarem ídolos de pedra, nem lhes prestarem culto, não tomarem o nome de Deus em vão, e assim, nesta compreensão dos dez mandamentos, que expressavam a vontade de Deus para eles, poderem caminhar nesta terra, com um comportamento que glorificasse ao Senhor.

Este texto do livro de Josué foi escrito entre 1400 a 1370 a.C. O livro de Josué conta a conquista e a divisão da terra de Canaã, após os 40 anos no deserto. Josué neste capítulo exorta ao povo para jogarem fora os deuses que seus antepassados adoraram, porque para Josué, o importante não era a tradição religiosa, vinda de pai para filho, até o seu tempo. O importante para Josué era realizar a vontade de Deus que estava expressa de forma clara em sua Palavra:- os escritos que eles tinham da Bíblia neste tempo.

a-lei

Hoje, temos a Bíblia de forma completa, com seus 66 livros, o manual que Deus permitiu que tivéssemos para conhecermos a sua vontade no século XXI, para que possamos viver com a certeza de que não caminhamos sozinhos.

No Novo Testamento, o livro de Hebreus registra a importância de lermos, compreendermos e seguirmos os ensinamentos da Bíblia, que continuam claros para nós cidadãos do século XXI. A Bíblia é um livro totalmente diferente dos livros que manuseamos na terra, porque foi escrita pela inspiração total do próprio Deus, que revelou à humanidade Sua vontade, bem como o estilo de vida que Ele espera de nós. Sendo assim, a Bíblia é sempre atual, sempre compreensível, independente dos séculos que se passaram, ou, mesmo dos séculos que virão pela frente, independente das circunstâncias vividas pelo homem na história.

A Bíblia é o manual de Deus para o coração do homem pecador que continua pedindo socorro!

palavra-poder

Relembremos o texto de Hebreus 4:12-16: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

A integridade solicitada por Josué ao povo israelita, hoje acontece em nossos corações, quando compreendemos a importância de Jesus, o Filho de Deus, ter vindo aqui em nosso planeta, para um propósito definido por Deus: morrer em nosso favor, nos libertar de uma vida de pecado, de distanciamento do Criador, promover uma restauração do relacionamento perdido pelos homens, quando desobedeceram a Deus lá nos primórdios da Criação de Deus.

Somente Jesus Cristo, poderá nos dar este coração íntegro, um coração que ama a Deus e ama seu semelhante. Se hoje olhamos para nosso mundo decaído, e ficamos preocupados, ansiosos com o que virá, poderemos ter a certeza que neste relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo:- tudo sempre está, e estará no controle do nosso Soberano Deus. Tudo está sob sua permissão, e Ele deseja que nós continuemos glorificando seu Santo Nome, que nós continuemos seguindo os passos dados por Jesus na terra, que nós sejamos fiéis às sagradas escrituras.

cristianos

Conforme o texto de Hebreus nos ensina: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

Jesus já veio até nós em carne e osso, viveu entre nós, nos ensinou grandes lições, sofreu e cumpriu sua missão de nos salvar, morreu de forma substitutiva em nosso lugar, ressuscitou. Viveu mais quarenta dias entre nós, foi visto por aproximadamente 500 testemunhas oculares, foi visto sendo elevado aos céus, e está assentado à destra de Deus Pai, com toda honra, poder e adoração. Seu nome está descrito na Bíblia como um nome acima de todo o nome. Agora, que sabemos o caminho da integridade, da fidelidade às escrituras, cabe a nós nos aproximarmos do trono de graça, de Jesus Cristo, com toda a confiança, e podermos viver esta vida num relacionamento diário e contínuo com os céus, amando a Deus, e na certeza de sermos amados por Ele, recebendo misericórdia, quando aqueles momento mais difíceis chegarem ao nosso encontro.

Deus é muito bom, nos deixou a Sua Palavra Escrita, a Bíblia Sagrada para termos condições de entendermos quem Ele É, e também permitiu que Jesus Cristo fizesse parte da história da humanidade, e especialmente que Jesus Cristo pudesse fazer parte da minha vida, da sua vida!

image-for-cr

Em Jesus, e com Jesus habitando em nossos corações sempre teremos vida e esperança, certeza da vida eterna! Não experimentaremos a morte, passaremos da morte física para a vida eterna com Deus.

Reflita: Tenho lido minha Bíblia? Já entreguei minha vida para Jesus cuidar? Mantenho relacionamento com Deus, por meio de Jesus Cristo? Ainda há tempo de refletindo sobre as verdades bíblicas que serão sempre atuais para a humanidade, crermos em suas professas, vivermos uma vida de integridade, seguindo os passos de Cristo, recebendo ajuda de Deus nos dias de angústia, preocupação, medo e ansiedade. Que Deus nos liberte do pecado, por meio de Jesus Cristo. Que Deus continue nos ajudando na caminhada da integridade em nosso comportamento, seguindo a Jesus, e na fidelidade às Sagradas Escrituras.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *