Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Criando um Ambiente de Amor na Família

O amor é o que mais importa. A Bíblia nos diz que o amor é o maior dos dons.

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” 1 Coríntios 13:13

Acontece que nem sempre amamos a nossa família como ela realmente precisa, normalmente nós demonstramos amor para aqueles que estão próximo a nós de uma maneira que nos é mais natural, o problema, como bem observou Gary Chapman em seu Livro “As Cinco Linguagens do Amor”, é que o nosso familiar normalmente fala uma linguagem de amor totalmente diferente da nossa. Portanto, se sou seguidor de Jesus, sou desafiado a amar o meu familiar como ele precisa.

Gary nos diz em seu livro que há pelo menos cinco linguagens de amor: Tempo de Qualidade; Palavras de Afirmação; Presentes; Toque Físico e Atos de Serviço. Como exemplo, vamos supor que você é uma pessoa falante, você é daqueles que tem facilidade de elogiar, incentivar, dizer palavras de carinho, sem dúvida essa é uma linguagem de amor muito eficiente, mas e se você se casou com uma pessoa que se sente amada com demonstração de tempo de qualidade? E se for isso que seu filho mais espera de você?

Sua vida é agitada, você está sempre correndo, atarefado, quase não tem tempo para sua esposa e filhos. Então você terá um problema, pois seu cônjuge, ou mesmo seus filhos, não se sentirão amados por você, pois afinal, você parece nunca ter tempo para eles. Percebe o problema? Normalmente são essas as situações que minam o amor no ambiente da família.

Todos nós temos um grande desafio, conhecer bem  a nossa família. Quanto mais conhecemos a nossa família, mais teremos condições de amá-la como ela precisa e como Deus deseja. Muitas pessoas são super eficientes em suas profissões, vivem correndo atrás de novas especializações, mas não se dedicam tanto em conhecer a sua própria família, isso é trágico.

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” 1 Timóteo 5:8

Em primeiro lugar procure conhecer bem a sua família. DIÁLOGO E ESTAR DISPOSTO A OUVIR É FUNDAMENTAL. Pergunte aos membros de sua família o que é mais importante para eles, pois você pode até ter boas intenções, mas pode estar falhando em amá-los como eles necessitam. Todas as linguagens de amor são importantes no ambiente familiar, mas em cada lar haverá uma importância maior para uma ou outra linguagem de amor.

Em segundo lugar COMECE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.  Comece a praticar a linguagem de amor de seus familiares. Lembre-se, provavelmente a linguagem de amor deles não será aquela que lhe é mais natural, então se esforce.   Por exemplo, se a linguagem de amor de seu familiar é Palavras de Afirmação e você é daqueles que não sabe verbalizar seus sentimentos, você terá de se esforçar. Sugiro que inicie mandando mensagens no Whatsapp. Diga algo do tipo: Você é importe para mim. Eu me orgulho muito de você. Que bom que Deus nos uniu. Faça isso uma vez por semana, até que se torne um hábito. A partir disso você se sentirá mais a vontade para verbalizar.

Em terceiro lugar, lembre-se VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO.  Nesta tarefa de amar a sua família lembre-se de orar e então,  peça ao Espírito Santo de Deus auxílio. Peça pra Ele sondar seu coração, quebrar as barreiras que o impedem de ser uma benção para a sua família. Somos pecadores e nossa tendencia é falhar. Por isso Deus está a nossa disposição, pois ele deseja que a família seja um lugar de amor mútuo, um lugar onde encontramos apoio, incentivo e segurança, tudo para a glória de Deus!

Pr. Cleber Batista

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *