Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A decepção

A DECEPÇÃO

 “Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.
João 5:7

Existia em Jerusalém um tanque denominado Betesda. No começo do primeiro século este local era um centro de peregrinação de doentes. Cegos, mancos, paralíticos, leprosos que acreditavam que aquelas águas fossem milagrosas. Na tradição da época, era disseminada a informação:-  que quando aquelas águas se mexiam (eram agitadas), o primeiro enfermo que entrasse nelas seria curado.

Aquele paralítico estava há trinta e oito anos nesta situação, e se sentia frustrado e decepcionado com as pessoas de seu tempo. Jesus um dia se aproximou deste homem, próximo àquele tanque, e o indagou: Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? ” (João 5:6).

E a resposta daquele paralítico refletia sua decepção com as pessoas, quando ele disse para Jesus:- “não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque”, ou, na sequência “Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.

o-paralitico-de-betesda-e-jesus-742x360

Algumas circunstâncias de decepção com pessoas….

Quantas e quantas vezes em nossa vida conhecemos pessoas que nos decepcionaram. Alguns exemplos de circunstâncias que nos machucaram: 1) Você já teve a experiência de passar por perto de uma pessoa que você admirava no passado, e que você tinha algum tipo de relacionamento, e você tentar se aproximar dela, ou tentar cumprimentá-la, e ela desviar o olhar de você, ou, mesmo fingir que não te reconheceu, ou, até te ignorar. Pessoas se modificam ao decorrer do tempo (para melhor, ou para pior)Como isto dói, como isto nos traz sentimentos de decepção. 2) Você já teve a experiência de pedir ajuda para alguém, para alguma situação difícil que estava vivenciando, acreditando que aquela pessoa poderia lhe ajudar, e simplesmente ela não te deu uma resposta, ou, atenção para aquilo que você solicitou. Como isto nos frusta, nos traz sentimentos de revolta, ou sentimentos de abandono. 3) Você já teve a experiência de tentar fazer amizade com alguém, e não ser correspondido, ou, você perceber claramente que a pessoa está se esquivando, e não deseja se relacionar com você. Como isto nos coloca para baixo, nos traz sentimentos de inferioridade. 4) Você já teve a experiência de tentar conversar com alguém, e você perceber que a pessoa com quem você está conversando, não está se interessando pelo que você está falando, ou, não está prestando atenção em você. Como isto nos traz sentimentos de que não somos importantes. 5) Você já teve a experiência de ser traído por alguém que você confiava. Como isto nos faz desacreditar de todos os seres humanos, acharmos, erroneamente, que todas as pessoas poderão nos trair um dia.

angustiado

Todos os dias precisamos renovar em nossa mente, em nossas emoções, em nosso interior, a possibilidade do contato direto com a Graça de Jesus Cristo. Somente o amor de Deus, agindo em nosso interior, poderá nos dar uma visão correta da nossa realidade, poderá promover perdão em nós.

Nesta existência nos relacionaremos com seres humanos que têm em sua essência a semente do pecado, a semente da maldade. Nem todos os seres humanos estarão conectados com Deus. Vivemos num mundo que foi criado de forma perfeita por Deus, mas que em função do pecado, se tornou imperfeito, com pessoas imperfeitas. Estas experiências negativas são possíveis de acontecer com todos nós. Não estamos imunes a sermos magoados, e, também, não somos perfeitos, a ponto de nunca decepcionarmos alguém com alguma atitude nossa.

 Refletindo sobre a conversa daquele paralítico com Jesus, percebemos como nossas experiências negativas do passado, nos impedem de podermos ter uma visão correta da realidade, e até mesmo, nos impedem de acreditarmos nas pessoas, e promovermos novos relacionamentos.

sad_depressed_peopleman

Percebam, Jesus não perguntou para o paralitico sobre seu relacionamento com as pessoas da sua época. Jesus, simplesmente perguntou, “se ele queria ser curado”, mas aquele paralítico estava tão decepcionado com as pessoas, que havia perdido sua esperança que alguém pudesse ajudá-lo. Sua visão da vida estava contaminada pelo pecado humano.

 Jesus continua se aproximando de nós hoje. Jesus está pronto para restaurar nossa visão deformada por pessoas que nos magoaram. Jesus está perguntando para nós:- se desejamos ser curados das nossas decepções, das nossas mágoas do passado, daqueles seres humanos que nos decepcionaram, ou, que eventualmente, continuam trazendo algum tipo de frustração ao nosso coração.

deus-conosco

Poderemos estar paralisados, como aquele paralítico, sem conseguirmos sair da situação em que nos encontramos, por não perdoarmos pessoas que nos decepcionaram. Quando estamos magoados, decepcionados, frustrados com alguma situação do passado, certamente, estaremos alimentando dentro de nós sentimentos negativos de revolta, sentimentos de ira, emoções pecaminosas que não vem de Deus, e nos afastaremos da possibilidade da cura promovida por Deus, através do perdão praticado, através do amor compartilhado. Quando estamos nesta situação não conseguiremos enxergar a ação de Deus sobre nossas vidas, teremos o mesmo comportamento daquele paralítico diante de Jesus, ficaremos nos justificando, acusaremos pessoas, transferiremos responsabilidades pela situação de imobilidade em que estamos.

luta-continua

Deus é amor. Jesus é a expressão do amor de Deus por nós. A maravilhosa Graça de Jesus está hoje disponível para promover cura em nosso interior, para nos tirar estas mágoas do passado, para apagar da nossa memória estas decepções com pessoas. Esperamos muito pelos outros, mas às vezes, se esquecemos da realidade que convivemos com pessoas pecadoras, em um mundo contaminado pelo pecado. Jesus é a esperança viva para o nosso coração. Jesus é a libertação de uma vida contaminada pelas frustrações do nosso passado, pela decepção com as pessoas. Jesus nos cura de nós mesmos, de nossos sentimentos pecaminosos, nos aproxima de Deus, nos dá paz interior, nos levanta para uma nova vida. Aquele paralítico foi levantado da sua condição física de não poder andar. Posteriormente, Cristo o reencontrou no templo, e lhe disse que ele estava curado, para ele procurar não pecar mais. Jesus deseja que possamos confiar Nele, continuar perdoando pessoas, e, também, pedindo perdão para aqueles que magoamos. Jesus quer apagar as mágoas do seu coração. Jesus deseja que você se relacione com pessoas, restaure relacionamentos quebrados (Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18). Jesus espera que você promova novos relacionamentos, persevere na sua Graça.

122514-clouds-mood-women

Reflita: Até que ponto você vive paralisado (a) por situações que te frustraram em seu passado? Permita que a Graça de Jesus Cristo penetre em seu coração, realizando um milagre em você, recebendo o perdão de Deus, promovendo uma nova vida, liberando perdão em seu coração. Jesus deseja restaurar a sua vida, fazendo você se levantar para um novo caminho de confiança e fé em Deus. Cristo te chama para uma nova caminhada:- uma vida de paz, alegria, comunhão com Deus, transformação interior, uma vida em que você possa novamente investir em seus relacionamentos, falar de Jesus para as pessoas que convivem com você. A Graça de Jesus está disponível para te transformar, te levantar para uma nova oportunidade, para um novo recomeço, para uma nova história. Seja feliz com Jesus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *