Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A descendência

“Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.”
Deuteronômio 6:2

 A Bíblia apresenta a menor célula que Deus escolheu para nos acolher e nos abençoar:- a nossa família.

orando

A família é a célula que Deus escolheu. O menor grupo escolhido por Deus para nós podermos caminhar aqui na terra. Foi assim com Adão e Eva nossos primeiros pais. Foi assim quando Deus escolheu Noé e sua família para preservarem a vida na Terra, bem como a família dos animais a serem salvos. Foi assim quando Deus escolheu Abrão e Sara para abençoarem a terra e se multiplicarem. E vemos inúmeros exemplos bíblicos de famílias escolhidas por Deus no Antigo Testamento, bem como no Novo Testamento, como a família de José e Maria para receberem o nosso Salvador Jesus Cristo.

Israel peregrinou durante quarenta anos pelo deserto, por causa da dureza do coração dos Israelitas e das constantes murmurações do povo contra Deus e contra Moisés.

No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, Moisés morreu no monte Nebo e apenas avistou de longe á terra prometida. Uma nova geração de descendentes dos israelitas que estiverem no Egito, e peregrinaram pelo deserto estava pronta para assumir a liderança sobre aquele povo, bem como conduzi-lo nesta nova terra que forneceria leite e mel em abundância, uma terra de muita fartura e prosperidade. Deus estava preocupado com a formação, com a educação religiosa e bíblica daqueles descendentes de Israel que sendo a nova geração de israelitas, precisariam perpetuar os ensinamentos apreendidos do líder Moisés que em breve morreria.

O amor de Deus pelas famílias é tão maravilhoso que Ele, não apenas se preocupa com a nossa família no momento presente, mas se preocupa em abençoar também nossos descendentes. No texto bíblico em questão, Deus se comunicando com Moisés, dá orientações claras para o povo de Israel que estava prestes a entrar em Canaã, a terra prometida para aquele povo.

peregrinac3a7c3a3o-3

Moisés, o grande libertador do povo de Israel do Egito, que havia peregrinado por quarenta anos com aquele povo de dura cerviz, estava agora apenas avistando a terra que se aproximava, porém por desígnios de Deus, não poderia entrar na mesma.

Deus então trata Moisés de forma pessoal, dizendo para ele, para seus filhos, para seus netos obedecerem a lei de Deus para que pudessem ser abençoados pelo Criador, tendo vida longa.

Na história de nossa salvação. A nossa família é fundamental.

compartilharoevangelho

Quando você nasceu você foi acolhido por uma família. Você cresceu num ambiente de proteção familiar. Quando passamos por dificuldades é a família que nos acolhe. Quando você perde sua saúde é a família que te cuida. Quando você perde seu emprego é no ambiente familiar que virá o teu socorro e sustento, e assim por diante.  Satanás sabe disso e tenta desesperadamente atacar as famílias, destruindo-as, atacando-os, promovendo destruição.

Estamos vendo estarrecidos, pelas notícias na TV, diariamente, e em vários lugares do nosso Brasil, famílias de diferentes classes sociais, de diversos níveis culturais sendo destruídas, assassinadas pelos próprios familiares que pertencem a estas famílias.

Maridos separados de suas esposas que as perseguem, e as matam. No caso da violência doméstica contra as mulheres já surgiram duas leis: em setembro de 2006, entrou em vigor a Lei Maria da Penha, e em 2015, foi criada a lei do feminicídio. Mas, também temos vistos em menor grau esposas matando maridos. Filhos matando pais e pais matando filhos, irmãos matando irmãos.Além de outras combinações satânicas em que o assassino além de cometer os crimes, comete suicídio. Tragédias horrorosas que estão acontecendo no âmbito familiar. A família que deveria nos proteger. A família que deveria ser o local seguro para todos nós.

Precisamos como família cristã, intensificarmos nossos esforços na busca pela nossa espiritualidade individual. Se você consegue a Jesus, sendo salvo por Cristo, viva uma vida de comunhão intensa com o Senhor Jesus, busque a Deus individualmente, leia a sua Bíblia, pelo menos um capítulo por dia, medite na palavra de Deus, e especialmente ore pelos seus familiares, pelas pessoas da sua casa, pelos seus descendentes, pelos seus filhos, pelos seus netos e bisnetos. Tenha em mente que seus descendentes que ainda não se decidiram por Cristo irão te observar, irão te analisar, irão observar seu estilo de vida, seu comportamento como cristão e aí poderão decidir seguir a Jesus Cristo, como você está seguindo.

oracaoebiblia

 Deus ama as famílias. Deus ama a família e deseja que cada pessoa de uma casa, de uma família se relacione com ele individualmente, pessoalmente, temendo ao Senhor, temendo a Deus, guardando seus mandamentos. Precisamos ler a Bíblia com a nossa casa, com a nossa família, com nossos filhos, com nossos netos. A responsabilidade é individual, mas devemos levar nossa família para a presença de Deus.

O que tenho que fazer na prática?

Eu venho para a Igreja, mas minha esposa não quer vir, ou eu venho para a igreja, mas meu esposo não quer vir, ou eu venho para a Igreja, mas meu filho não quer vir.  Qual é nosso papel? Não podemos obrigar ninguém a nos seguir, mas poderemos orar, poderemos conquistar nossos familiares pelo nosso comportamento também.

Precisamos salvar nossa família. Restaurar a nossa casa para o Senhor Jesus Cristo. Orar também por nossos vizinhos, nossos amigos, nossos parentes que não tem a bênção de seguirem a Jesus, lendo a Bíblia, orando e frequentando uma igreja genuinamente cristã, que tenha a Bíblia como única regra de fé e prática.

Interessante que a promessa de Deus para cada um de nós é uma promessa de vida longa. Deus não nos diz que nossa casa, nossa família estará livre dos sofrimentos, livre de problemas, mas que Ele nos dará vida longa, ou seja, Deus estará conosco, nos dando vida. Portanto, Deus estabeleceu com seu povo escolhido, primeiro com Moisés e o povo de Israel, hoje conosco, a Igreja escolhida por Deus que caminhemos com Ele.

o-presente-de-dia-dos-pais-ideal-900x450

Jesus prometeu que não estaríamos sozinhos, mas o Espírito Santo Consolador estaria conosco.

15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (joão 14:15-17 ARA)

Certamente, teremos problemas na família, teremos sofrimentos, famílias não são células perfeitas. Mas Deus nos prometeu deixar o Consolador, o Espírito Santo de Deus está comigo, quando eu o busco individualmente. O Espírito Santo de Deus estará com a minha família, com a minha casa.

 Reflita: Como cristãos temos que orar pelos nossos familiares. Nunca desistir deles. Consolá-los, ajudá-los a conhecerem a Deus. Certamente teremos problemas em nossa vida. Famílias sofrem, porém famílias que caminham com Deus, são confortadas, são consoladas, passam por tribulações, mas com a bênção de estarem sendo conduzidas por Deus. Famílias são células escolhidas por Deus. Famílias podem ser salvas por Jesus Cristo. Deus abençoe a sua casa. Deus abençoe e restaure a sua família.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *