Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A dor

A DOR

“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”
Naum 1:7

dead-landscape-1

Naum, cujo nome em hebraico significa “o consolador” nos traz uma palavra de encorajamento e ânimo em tempos de angústia. Tão, ou até mais difícil de suportar que a dor física, provocada por uma doença, ou algum acidente que afetou nosso corpo, é a dor emocional, as dores em nossa alma, a dor da separação do coração do homem em relação a Deus, a sensação de solidão, a dor de viver esta vida sem uma direção, sem a presença de Deus, a dor de não encontrarmos sentido para viver, e até estarmos vivendo momentos emocionais de melancolia ou depressão. A dor da separação quando perdermos um familiar que faleceu. São muitas as dores possíveis em nossa alma. Nenhum de nós gostaria de passar por elas, mas estamos sujeitos nesta existência a experimentarmos momentos de dor física ou emocional (tristezas, angústias da alma, etc.).

Lendo a Bíblia iremos encontrar promessas vivas de Deus para nosso viver diário. O texto de Naum nos leva a refletir sobre a bondade de nosso Deus. Um Deus pessoal, misericordioso, que nunca desistiu de seu projeto de vida, chamado ser humano. Na história de salvação da humanidade percebemos a desobediência dos nossos primeiros pais para com Deus, não ouvindo a orientação do Criador, e em função desta desobediência, sofremos hoje às consequências do pecado reinante em nosso mundo, do flagelo da morte e da dor física, da separação do homem em relação a este Deus pessoal que está sempre pronto para lhe abraçar.

ar-784x400-orando-pelos-doentes

Um Deus que não nos olha segundo os nossos pecados, segundo a nossa essência pecaminosa. Um Deus que nos olha, pelo filtro da salvação que é Jesus Cristo, pela bênção de sermos perdoados e acolhidos pelo Criador, quando reconhecemos que estamos vivendo longe de Deus, e aí reconhecendo o sacrifício substitutivo de Cristo, morrendo em nosso favor, recebemos vida neste tempo presente, e vida eterna quando partirmos para desfrutar da eternidade com Deus.

O diabo nosso acusador estará sempre nos acusando perante Deus, colocando culpas em nosso coração, relembrando o nosso passado, tentando nos destruir, nos desanimar, porém quando cremos em Jesus Cristo, neste amor que não poderemos compreender, realizado em nosso favor, então somos salvos por sua Graça, Cristo é o nosso advogado e estaremos livres do peso do pecado que sobre nós estava, temos paz em nosso coração e a certeza que em Cristo, somos livres e estaremos para sempre com Deus.

advogado-fiel

Um Deus amoroso que mesmo após nossos primeiros pais Adão e Eva terem desrespeitado a ordem dado pelo Criador:- em não provarem da árvore do conhecimento do bem e do mal, que estava localizada no meio do Jardim do Éden, ainda assim, não se esqueceu de nós, e com um amor sobrenatural, incondicional, imensurável pela nossa limitação humana em compreendê-lo, enviou seu único Filho, Jesus Cristo para vir em nossa direção e nos unir novamente com Ele, com Deus Pai, quando reconhecemos que não poderemos viver esta existência sozinhos, sem a presença de Deus.

 O Senhor é bom, nosso Deus é maravilhoso e em sua essência é amor, e deseja compartilhar seu amor conosco. Nesta vida passaremos por momentos de muita luta, trabalho, experimentaremos momentos de alegria, de sucesso aos olhos humanos, mas também experimentaremos momentos difíceis e delicados, até mesmo poderemos perder nossa saúde, e provarmos da dor física em nossos corpos. Não estamos imunes às doenças físicas, emocionais e ao flagelo da dor física, ou mesmo da dor e angústias emocionais em nossa alma.

gloria

Talvez você esteja vivendo hoje, um tempo de angústia, de tristeza, de dor na sua alma, por uma situação ou circunstância que o tenha abalado, que tenha lhe tirado de sua zona de conforto. O texto que relembramos do profeta Naum, nos dá a segurança do amor de Deus, nos abraçando, nos acolhendo, dando-nos sempre seu perdão, dando-nos ânimo e esperança. O Senhor é este refúgio, este lugar forte e seguro, quando passarmos por momentos de tristeza, melancolia, ou até mesmo, não sentirmos mais alegria para viver.

gracadedeusholinessa

Deus nos dá hoje a sua renovação espiritual, a sua alegria e paz aos nossos corações. Jesus é esta fonte de vida perene, que expressa de forma clara o amor de Deus por nós. 

Reflita: Não importa que tipo de dor você esteja sentindo hoje, física ou angústia em sua alma. Deus está sempre pronto com seu amor para lhe abraçar, lhe acolher, dando-lhe do seu amor, por meio de Jesus Cristo, dando-lhe perdão e paz perene ao seu coração. Receba a paz de Jesus Cristo em seu coração. Tenha a certeza que o Espírito Santo de Deus está vivo e agindo em seu coração, confortando e lhe dando direção.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *