Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A oração

A ORAÇÃO

“Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.”
Salmos 143:8

 Este salmo é um salmo atribuído a Davi. Um salmo classificado junto com o salmo 6, como um salmo penitencial. Davi, profundamente angustiado, relembra momentos bons do seu passado, mas também clama por libertação. O Salmo descreve a lealdade de Deus, bem como, o relacionamento de fé, do servo Davi em relação ao seu Senhor, uma confiança que o ajudava a superar a perseguição feroz de seus inimigos, a ter a certeza que poderia se comunicar com Deus, através da oração e poder receber paz, segurança e as respostas que necessitava para vencer obstáculos e prosseguir.

Neste salmo 143, Davi solicitava para Deus lhe mostrar o caminho que ele deveria seguir.

Trazendo para nossa realidade do século XXI, cada dia mais somos pressionados a resolvermos nossos problemas, a tomarmos decisões, em um tempo cada vez menor. O mundo vive apressado e tudo ao nosso redor parece que está acelerado. Consequências diretas deste novo estilo de vida contemporânea, começam a aparecer em muitas pessoas, como novas doenças emocionais. Uma delas associada diretamente à esta correria moderna é a “SPA”, ou a “Síndrome do Pensamento Acelerado”. A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada pelo médico psiquiatra, Dr. Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

05144738-576516-5101

Estamos vivenciando estes tempos de correria intensa, onde nossa mente e pensamentos não conseguem descansar. A Bíblia apresenta uma solução antiga para acalmar nossa mente, nossas emoções e promover paz interior. A Bíblia não é um livro de auto ajuda, mas poderíamos dizer que é um livro de ajuda do alto, onde Deus estabelece uma relação de amor com quem crer na sua Graça, oferecida quando Jesus morreu em nosso lugar há dois mil anos, levando na cruz, o pecado dos que creriam em seu nome, e o seguiriam, e serviriam a Deus nesta existência.

Portanto, Deus deseja primeiro que possamos ter um novo nascimento, um encontro pessoal com Jesus Cristo, e desta forma, podermos receber perdão pelos nossos pecados, paz interior, regeneração de nossas vidas, transformação do nosso ego e caráter, transformação do nosso comportamento. Poderemos também desenvolver um relacionamento de confiança e fé neste Deus que nos ama, e nos adota como filhos em sua família, tendo acesso a Ele, por meio de Jesus Cristo, através de uma poderosa ferramenta: – a oração, em que poderemos nos comunicar com Deus, levando nossa gratidão, anseios e necessidades para Ele.

adobestock_64688178-800x533

Quando confiamos em Deus, e mantemos este relacionamento pessoal, por meio de Jesus Cristo, poderemos descansar nossa mente, poderemos também se comunicar com Deus, através da oração, como Davi o fez, e recebermos as respostas que tanto precisamos receber, no tempo de Deus, segundo Sua Vontade Eterna. Poderemos buscar a vontade de Deus para nossas vidas na leitura diária da Bíblia. Refletindo sobre a necessidade de Davi, descrita no salmo 143, verso 8:

 Podemos extrair inicialmente três lições práticas para nossa vida pessoal, entendendo quem é Deus:

  1. Compreendendo que Deus nunca mudará (“pelo seu amor leal”), permanecendo imutável ao que prometeu, poderemos resistir aos nossos problemas, acalmar o nosso coração e esperar pelo socorro do alto;
  2. Entendendo quem é Deus, seu amor e fidelidade, poderemos orar;
  3. Podemos confiar em Deus, em quaisquer momentos: poderemos receber ajuda em nossas adversidades, pois Deus se manifestará a nós pela oração, nos dando paz interior, esperança, e em seu tempo nos mostrará a melhor resposta.

problemas-financeiros

Um coração ansioso, em um mundo agitado, buscando a ajuda de Deus…

Passaremos nesta jornada por momentos de muita luta, adversidades, muita ansiedade em nossa alma, e que certamente precisaremos da ação sobrenatural de Deus sobre nossas vidas, nos ajudando, nos conduzindo, mostrando qual é o melhor caminho a seguir, qual é a melhor decisão a ser tomada. Existirão momentos de tensão e dúvidas, em que mesmo cercado de muitos amigos, de muitas pessoas que nos conhecem, ninguém poderá nos ajudar. Nestes momentos à busca por Deus em oração, aliviará a nossa alma, possibilitará descansarmos Nele, na certeza do seu amor leal por seus filhos.

happy2

Reflita: Se você está se sentindo triste, angustiado, ansioso, preocupado com o seu futuro, a Bíblia nos fornece uma solução:- entregue sua vida para Deus cuidar, reescreva sua história, crendo em Jesus Cristo, vivendo uma nova vida, confiando em sua Graça, mantendo um relacionamento de comunhão com Deus. A oração é a ferramenta dada por Deus, para aqueles que entregaram suas vidas para Jesus Cristo. Com Jesus em nosso interior, poderemos caminhar pela fé as mais duras estradas desta vida, na certeza de que não estaremos sozinhos, e nos dias de deserto, e encruzilhadas, em que não saberemos como reagir, como sair da situação delicada, ou qual caminho a seguir, poderemos orar. A oração nos ligará aos céus, dando-nos paz a nossa alma, dando-nos condições de decidir pelo melhor caminho. Cristo agindo em nós, possibilitará a tomada de decisão que venha do alto, que seja agradável a Deus, e benéfica para nosso viver. Caminhe com Cristo, tenha comunhão com Deus em oração, supere seus obstáculos, seja grato ao Criador.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *