Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O futuro

O FUTURO

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”
Provérbios 4:23-27

Estamos vivendo uma época de muitas mudanças. Isto impacta diretamente as nossas emoções, e consequentemente a percepção que temos da realidade. Para aqueles que são otimistas, certamente este é um tempo passageiro, de aprendizado, e o que virá sobre nós, em breve, muito breve, será compensador, fazendo-nos até nos esquecer deste momento que estamos vivendo. Para aqueles que são pessimistas, as circunstâncias atuais ainda poderão piorar, e no futuro, poderão até olhar para o seu passado, e relembrarem a famosa frase “eu era feliz e não sabia”.

crencas-740x300

O sábio Rei Salomão, não caminhou sua existência seguindo suas emoções, ou alicerçado nas experiências negativas ou positivas do seu passado. Salomão caminhava pela fé em Deus. Salomão recebeu de Deus, através do seu pai, o Rei Davi, a incumbência de construir um templo, e mais do que isto, levar adiante a responsabilidade que lhe foi conferida de reinar sobre Israel. O nome Salomão deriva da palavra “Shalom”, que significa “paz” e tem o significado de “Pacífico”.  O Rei Salomão ficou conhecido pela sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes.

gloryofgod

Salomão escreveu dois livros na Bíblia, que descrevem esta sabedoria que ele possuía, advinda da sua dependência e relacionamento com o Deus do seu pai Davi. Salomão, como filho, respeitou as orientações da sua família e do seu pai, respeitando a Deus, e assim foi muito abençoado em seu reinado.

Diante de um futuro ameaçador e preocupante, convém pensarmos em alguns sábios conselhos do Rei Salomão. Conselhos que poderão ser impactantes em nossa vida e comportamento no século XXI. Podemos extrair algumas lições práticas para o momento presente. Podemos também, pensar em nosso futuro, baseados no texto de Provérbios 4:23-27:

 1º Conselho: Guarde o seu coração. Guardar o nosso coração é podermos ter comunhão total com Deus. Nesta vida temos a oportunidade de reconhecermos Deus em nosso caminho, ou não. Podemos reconhecer Deus em nossas vidas, de forma plena, quando reconhecemos que Jesus Cristo morreu em nosso favor, pelos nossos pecados, pelos nossos erros. Quando humildemente reconhecemos que Jesus morreu em nosso lugar, nos arrependendo de nossa vida vazia e longe de Deus, então a chama do Espírito Santo de Deus irá nascer em nosso coração. Nasceremos para Deus. Começaremos uma nova história, juntos com Deus. Não viveremos mais perdidos, sozinhos neste mundo cruel, confiando apenas em nossas próprias capacidades humanas, confiando apenas nos bens que conquistamos, ou no dinheiro que temos. Viveremos esta nova vida, ao lado de Jesus Cristo. Jesus viverá dentro do nosso coração, habitando em nosso interior, teremos o nosso coração guardado pelo próprio Deus. Uma vida conectada com Deus. Um coração em paz, feliz e em comunhão com Deus.

fe

2º Conselho: Afaste da sua boca as palavras perversas. Vivemos um tempo de crise, um tempo de pressões extremas e intensas sobre nossa vida pessoal, sobre nosso lado emocional. Precisamos estar conectados com Deus, com nossa vida, com nossos sentimentos, com nosso emocional em suas mãos. Não podemos nos desesperar, porque Deus está conosco. Porém, somos humanos, e a semente do pecado ainda habita em nós. Então precisamos vigiar, precisamos tomar cuidado, especialmente com as palavras que procedem de nossa boca, com nosso falar. Precisamos parar de reclamar das circunstâncias difíceis que vivemos. Precisamos parar de reclamarmos de Deus. Às vezes, achamos que Deus se esqueceu de nós, ou de nossas orações. Porém, a Bíblia nos garante que Deus sempre ouve nossas orações, e também, como é Onisciente e Onipresente, sabe exatamente como estamos neste presente momento. Portanto, cuidado com seus pensamentos, cuidado com as palavras negativas que você profere contra os céus, e também as palavras negativas, perversas que porventura você possa estar comentando sobre algum semelhante, sobre alguma pessoa que você conhece. Precisamos neste tempo de muitas fofocas, “mimimis”, “disse me disse” ficarmos quietos, calados, escutarmos mais, e falarmos menos, tomarmos cuidado com o nosso falar. Quando guardamos a nossa boca, o nosso falar e usamos apenas a nossa comunicação para o bem estar comum e para a Glória de Deus, estaremos preservando a nossa vida.

fofocanotrabalho

3º Conselho: Olhe sempre para a frente. O sábio Rei Salomão sabia que as circunstâncias negativas do passado não poderiam modificar um segundo em seu tempo presente. Salomão sabia que as amarguras do passado deveriam ser esquecidas. Os traumas do passado deveriam ser tratados, esquecidos, curados. As mágoas com pessoas deveriam ser perdoadas. Olhar para a frente tem este viés de prosseguirmos a nossa vida, crermos em cada dia que Deus está conosco hoje, e certamente estará participando ativamente dos nossos sonhos, daquilo que imaginamos para o nosso futuro. Uma vida de comunhão com Deus. Uma vida em que o nosso coração estiver guardado por Deus, nos proporcionará a segurança e paz necessária em nossa mente para planejarmos e sonharmos com nosso futuro. Um futuro promissor, quando estamos conectados com Deus.

Urban sports - fitness in the city

 4º Conselho: Veja bem por onde anda. Poderemos andar nesta existência por diferentes caminhos. Poderemos pensar que estamos certos no caminho que estamos trilhando. Podemos até estar trilhando um caminho que aparentemente aos olhos humanos, aos olhos deste mundo, é um caminho religioso e de fé. Talvez você, até já ouviu a frase popular “que todos os caminhos levam a Deus”, mas esta frase não é verdadeira. Poderíamos dizer que nestes tempos de notícias falsas, esta frase é como uma “fake news” imposta por Satanás, para as pessoas ficarem tranquilas, permanecendo onde estão, e não seguirem o caminho de Deus, o único caminho que Deus proporcionou ao homem. E este caminho é Jesus Cristo. Um dia, pouco antes de Jesus Cristo cumprir sua missão na terra, um dos seus discípulos fez uma pergunta para o Mestre. O nome deste discípulo era Filipe, e ele disse para Jesus: “mostra-nos o Pai”, vamos relembrar o texto bíblico, no evangelho de João, capítulo 14:8-11: “Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.” Jesus deixou bem claro para Filipe que Ele, Jesus, estava no Pai, e que o Pai estava nele. Jesus afirmou para Filipe que o Pai vivia dentro dele, dentro de Jesus (“Pelo contrário, o Pai, que vive em mim”). Se estivermos valorizando o sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor, estaremos conectados com Deus. Se estivermos ligados com Jesus, estaremos automaticamente conectados com Deus. Neste mesmo texto, Jesus reafirmou que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém iria até o Pai, senão por Ele. É tempo de refletirmos racionalmente, por qual caminho estamos andando. É tempo de repensarmos nossa vida, acordarmos do “sono” onde estamos vivendo. É tempo de voltarmos nosso coração para a Bíblia. É tempo de seguirmos a Jesus Cristo, o único caminho que nos conduzirá a presença de Deus. Ainda há tempo. Pense nisto: o que tenho feito da minha vida espiritual? Sigo as normas, ensinos de alguém aqui da Terra, ou já entreguei minha vida para Deus?

concept

5º Conselho: Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda. O único caminho de nossa salvação é Jesus. O único caminho de paz, de vida e de verdade é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Deus presente entre nós, que nos leva a presença de Deus. Sem Jesus viverei esta vida caminhando na escuridão de uma religião vazia, que não poderá mudar o meu interior. Sem Jesus viverei esta vida no esforço de realizar atividades humanas, atividades religiosas que não me conduzirão a presença de Deus. Atividades que aparentemente aos olhos humanos, poderão até serem muito boas, mas atividades que não me justificarão na presença de Deus. A única pessoa que pode perdoar os meus pecados, entregou a sua vida em meu favor, para que eu pudesse ter vida, e a certeza da vitória sobre a morte, quando meu tempo se findar é Jesus. Vemos hoje, muitos cegos, guiando cegos para o precipício de uma vida longe de Deus. Pense nisto: Jesus é o único caminho que nos conduz para Deus. Seguindo a Cristo de forma sincera, com um coração arrependido, quebrantado na presença de Deus, com um coração livre do peso e da culpa do pecado, estaremos com Deus. Não precisamos fazer absolutamente nada para sermos salvos por Cristo, apenas crermos Nele, e desta forma o seguiremos nesta existência. Crendo Nele, estaremos conectados com Deus. Crendo em Jesus, teremos paz com Deus. Obedecendo a Deus, pela leitura da Bíblia, conheceremos a Sua Vontade. O comportamento de Cristo aparecerá através de nós.

jesusocaminho

Reflita: Viva uma nova vida com Cristo. Leia a Bíblia. Guarde o seu coração em Cristo, seguindo seus ensinamentos, obedecendo e Glorificando a Deus com sua vida. Deus te abençoe. Deus te dê um futuro promissor e abençoado por Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *