Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A motivação

A MOTIVAÇÃO

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” Colossenses 3:23,24

alegrianosenhor

 Nesta vida somos desafiados diariamente a realizarmos atividades. Em muitos dias, acordamos desanimados, abatidos, cansados, sem motivação para realizarmos atividades corriqueiras. Muitas vezes, nos sentimos até mesmo travados para prosseguir, e não temos vontade para fazer nada.  Temos uma tendência natural, em sermos induzidos ao erro, ao lermos o texto de Colossenses, capítulo 3, versos 23 e 24, e entendermos que o apóstolo Paulo estava se referindo apenas ao serviço cristão, ou seja, a realização de atividades religiosas para o povo da cidade de Colossos, a quem ele escrevia a carta, mas ele estava falando de algo mais abrangente, em podermos ter um comportamento cristão em todas as nossas relações sociais, em qualquer relacionamento, e como cristãos, exercermos o nosso melhor, na atividade que estivermos realizando, como se estivéssemos desenvolvendo aquela atividade para Jesus Cristo, e não para pessoas desta terra.

Se verificarmos o contexto imediatamente anterior, verificaremos que Paulo descrevia uma relação social existente, aceita naquela sociedade, que era a relação “escravo-senhor”, conforme versículo 22: “Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.”, e depois ele descreve no versículo 23 e 24, destacados acima que “tudo o que fizerem”, “façam de todo o coração”, “como para o Senhor”. E no final do versículo 24 registra “É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

Esta relação “escravo-senhor” deve ser algo sincero e praticado na vida de todo cristão. Nosso temor a Cristo, significa sermos durante nossa existência, servos (escravos) de nosso Senhor Jesus Cristo, realizarmos nosso melhor para Deus, em cada minuto de nossa vida. Servimos em nossa vida a Cristo, Ele é o Senhor que na prática estamos servindo. Ele é o caminho que seguimos. Seu modelo de vida e comportamento, deverá ser o nosso alvo nesta vida. As pessoas deverão ver em nós a imagem de Jesus Cristo espelhada em nosso comportamento diário. Pense nisto.

jesuschrist_mary_marymagaleneandthedisciples_20130319

 Uma das possibilidades de pregarmos a palavra de Deus em nosso tempo é através do nosso comportamento, da nossa prática cristã, nos relacionamentos diários a que somos submetidos. As pessoas que não conhecem a Cristo, observarão o nosso comportamento, a nossa forma de trabalho, o próprio desenvolvimento de nosso dia, verificarão o nosso desempenho, analisarão como enfrentamos os desafios do nosso dia, perceberão que existe algo especial em nós, que está além da nossa própria capacidade humana, do nosso conhecimento técnico, da nossa inteligência. Precisamos impactar o mundo com nosso comportamento, com uma vida alicerçada em Cristo, com o Espírito Santo que habita em nosso coração. Somos a água pura, cristalina, fresca, límpida no deserto para aqueles que estão sem Cristo!

agua-no-deserto

Como cristãos temos que ter cuidado em não nos contaminarmos pelo ambiente ao nosso redor, nos desmotivarmos pelo comportamento de outros indivíduos, que não conhecem a Cristo, pessoas que muitas vezes vivem reclamando de tudo, e de todos, com pensamentos negativos, culpando circunstâncias externas pela sua realidade de vida, não assumindo seus erros. Pessoas muitas vezes perdidas, com muitos problemas, sem um propósito definido para existir.

problemastrabalho

Na mensagem clara de Cristo no evangelho, Ele nos disse que devemos ser “sal” e “luz”. Uma comida sem tempero, não é agradável ao paladar, não conseguirá alimentar uma pessoa, um local escuro é impossível de se caminhar nele. Precisamos alimentar pessoas com Cristo, precisamos iluminar pessoas com a luz de Jesus. Preciso influenciar pessoas com minha motivação, que está no temor a Cristo, em viver uma vida que agrade a Deus, a vida que tenho em Cristo, deve contagiar pessoas ao meu redor. Devo ser motivador pela realidade de fé que vivo em Jesus.

oracao

 Este é o desafio para todos nós cristãos, em um tempo de crise, difícil, em que as pessoas estão desmotivadas ao nosso redor, realizarmos o nosso melhor, desempenharmos nossas capacidades, nossas “expertises“, nossos dons, nossos talentos, pensando no alvo maior de nossa vida, que não se resume apenas em questões de nossa sobrevivência, ou, vencermos nossos próprios problemas (porque eles sempre existirão, de um jeito ou de outro), mas pensarmos que servimos ao Deus Criador do Universo, que nos fez de forma excelente, para sermos excelentes nesta existência, vivendo para sua Glória!

carpediemalegria1

Todos temos problemas, mas se estivermos em Cristo, e pensando Nele, buscando Nele nossa fonte de vida abundante, poderemos contagiar pessoas, espalhando salvação em Jesus, nova vida, novo nascimento, fé, paz, amor, alegria, motivação, coragem e esperança viva aos que estiverem ao nosso redor.

esperanca

Reflita: Levante sua cabeça. Você é salvo pela Graça de Jesus Cristo. O mundo está perdido e desanimado, clamando por socorro. Não se deixe influenciar por pessoas tristes, cansadas, estressadas, sobrecarregadas, ou pela crise ao seu redor. Tudo que vier a sua mão para realizar, imagine que você está realizando para Jesus Cristo. Fé, coragem, motivação, viva para a Glória de Deus! Influencie pessoas ao seu redor com a alegria, com a paz de Jesus que está em seu coração, com a motivação advinda de uma vida, firmada na identidade de Cristo. Hoje é o tempo de você influenciar pessoas com seu comportamento cristão.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *